Mateus 10.40-42 - 4º Domingo após Pentecostes - 02/07/2017

Caderno de Cultos 2017

02/07/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
É com alegria que mais uma vez estamos reunidos aqui na casa de Deus, para render culto e louvor ao nosso criador. Junto com Deus e com todos os nossos irmãos e irmãs nos encontramos para ouvir, meditar, orar e colocar nossa vida nos seus cuidados.
Por isso, sejam todas/os muito bem vindos.
Para este momento de Culto e Celebração, o próprio Deus nos acolhe com as palavras que são Lema para esta nova semana que se inicia. “O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, conceda a vocês o espírito de sabedoria e de renovação no pleno conhecimento dele.” (Efésios 1.17)
Desejo a todas/os um momento abençoado de celebração e que o Espírito do Senhor nos conceda toda a sabedoria que dele provém. Amém.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
332 – HPD 2 – Deus está aqui
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO TRINITÁRIA
Assim como cantamos, de fato, Deus está aqui! Deus tem endereço certo, através de Cristo Ele nos disse: “onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estarei”.
É em nome deste Deus que nos encontramos aqui hoje, em nome do Triúno Deus: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
198 – HPD 1 – Oh bem cego
Ou: Nº ___________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
(Para a Confissão, recomendo fazer a leitura compartilhada [ou conjunta] do Salmo 51.1-12.


ANÚNCIO DA GRAÇA
Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro... Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados (Sl 32.3).
Àqueles que com fé acolhem esta palavra, recebem de fato o perdão acolhedor de Deus. Que estas palavras nos inspirem sempre, a reconhecer nossa condição pecadora, confessarmos todos nossos erros a Ele. Que assim seja. Amém.

KYRIE
Quando Deus nos dá a possibilidade de vida nova através do perdão dos nossos pecados, Ele nos chama a olharmos com carinho as situações que ferem, machucam e tiram a dignidade do ser humano. As dores deste mundo tem muitas causas, das quais a maioria nós desconhecemos – por isso, diante de Deus clamemos cantando:
Kyrie Eleison (Pelas dores deste mundo)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Para agradecermos e glorificarmos nosso Deus, cantemos
385 – HPD 2 – A ti, Senhor

ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Senhor Deus, pela possibilidade de estarmos aqui mais uma vez. Nós sabemos que não existe lugar melhor no mundo para se estar senão na tua presença. Quando nos reunimos em culto, viemos com o anseio de entregarmos toda nossa vida a ti, juntamente com tudo o que guardamos em nosso coração. Acolhe-nos Senhor, assim como tu também acolheu todos os que na fé buscam estar cm comunhão contigo. Abençoa, ó Pai, este momento onde nos colocamos baixo a tua Santa Palavra – abra assim nossos olhos, corações e ouvidos para receber desta tua Salvação. Pedimos isso por Jesus Cristo, nosso Salvador, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina de eternidade a eternidade. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 28.5-9
2ª Leitura Bíblica: Romanos 6.12-23

Aclamemos, em pé, o Evangelho de Jesus Cristo, cantando: ALELUIA

3ª Leitura Bíblica: MATEUS 10.40-42

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
381 – HPD2 – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
Mateus 10.40-42

Querida Comunidade,
Para iniciarmos este momento de reflexão na Palavra de Deus, desejo a tod@s que a Graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus o Pai e a união do Espírito Santo esteja com todos nós. Amém.
Existe um pensamento muito forte em nosso meio.
Eu fiz por merecer....... Eu mereço!!!!
Não é justo, eu faço tudo direito – porque isso está acontecendo comigo? Ou com aquela pessoa!
Essas são perguntas muito comuns que ouvimos hoje em dia, justamente quando nos perdemos em meio das perguntas dos “PORQUES”. (Porque isso... Porque aquilo... Porque com ele... Porque comigo... PORQUE).
Eu faço as coisas todas certas e não consigo progredir na vida, agora ele que faz tudo errado – este sim consegui consegue. Isso não é justo!!!
Alguém já se flagrou pensando assim? Eu já!
A base que esta por detrás disso é muito simples: Se você fez algo errado, você tem que pagar! Se você faz tudo certo, muitas bênçãos virão sobre ti. Você recebe de volta aquilo que você faz!
A teologia da retribuição está muito presente, não só no pensamento Bíblico (Tudo o que fazemos, nos dá um retorno, positivo ou negativo).
Neste sistema de pensamento religioso, os seres humanos recebem as orientações divinas e são chamados a obedecer; quem obedece tem como retribuição uma recompensa vinda dos céus; quem não obedece tem como retribuição o castigo merecido. Não são poucos os textos bíblicos em que as pessoas desobedientes são ameaçadas como consequências negativas da sua desobediência, como por exemplo, doenças, desemprego, tristeza e até a morte. Tudo isso vai acontecer se não fizerem a vontade de Deus.
Mas esse não é o caso de nosso texto bíblico. Enquanto a maior parte dos textos bíblicos vão falar de uma Teologia da Retribuição, Jesus vem ao encontro do Ser humano com uma Teologia da Restauração.
Isso porque a ideia da retribuição destrói o ser humano. Faz com que nós paguemos o mal com mal; a morte com morte; a dor com dor. A maldade gera a maldade.
A ênfase e a missão de Jesus é justamente Restaurar o que antes estava rompido; unir o que estava quebrado. O que Jesus deseja é restaurar a vida e a integridade do ser humano, olhando para o lado bom e bonito que cada pessoa possui.
Teologia da Restauração quer dizer que a desobediência da vontade de Deus não gera e não traz a vingança por parte de Deus. Fica muito claro em nosso texto bíblico: Não esta presente nenhuma ameaça a quem não fizer o que Jesus ensina a seus discípulos, é justamente o contrário.
Para quem faz o mal não há castigo. Cristo já apagou o pecado e a maldade na vida desta pessoa pela Sua obra na Cruz. É na Cruz que Cristo apaga a nossa culpa, o nosso erro e a nossa maldade; assim nos deixando livres para amar e cuidar.
Por isso foi dito anteriormente que Jesus vem a este mundo, ao nosso encontro, com uma ideia diferente da que o mundo nos coloca. A ideia do mundo é: olho por olho, dente por dente. A ideia de Jesus é: quem ao menos der um copo de água fria, receberá a sua recompensa.
Cristo coloca a ênfase e o destaque na atuação da pessoa Cristã. Não importa o lugar, ou a maneira, o cristão é chamado a dar testemunho prático da sua fé. É chamado a agir, a ajudar, a olhar para aquele que necessita. É no exercício do amor ao próximo que a Restauração da humanidade vai ganhando força e sentido novamente.
A maior parte da humanidade foi construída na base da ideia da justiça retributiva. “Aprontou, tem que pagar”. E esse pensamento é tão perigoso e tão anticristão que ouvimos a frase que diz “bandido bom é bandido morto”, ou seja, a retribuição pelo mal cometido tem que ser por meio de uma punição. E quanto maior a punição, melhor.
A Bíblia, nesse sentido, também esta cheia deste pensamento. Mas ao mesmo tempo a própria Bíblia nos dá outros caminhos. A justiça restaurativa é um destes caminhos.
Querida Comunidade.
Muitos de nós pensamos ou temos a opinião de que se só fizermos coisas boas ou se somos bonzinhos com as pessoas, Deus irá nos recompensar, irá nos salvar e receberemos o céu. Mas isto não é a verdade. A Bíblia nos lembra que não iremos ganhar a vida eterna pelos nossos atos. Não será através dos nossos méritos e obras que ganharemos o Reino do Céu - muito menos como recompensa. Deus deu seu único filho a nosso favor, como remissão dos nossos pecados. E já temos este crédito em nossa conta, não precisamos conquistar a Salvação, basta confiarmos nesta promessa de Deus. A nossa fé será suficiente, nossa Salvação já é um presente de Deus, ele nos dá por amor.
Vamos também nós, agir por amor. Que Restaurar a integridade da Criação de Deus seja nosso maior compromisso. Amemos, cuidemos e ajudemos aquele que de nós necessita.
Que o Espírito de Deus nos encoraje e nos mova nesta direção. Amém.


HINO
166 - HPD – Dá-nos olhos claros

CONFISSÃO DE FÉ
Junto aos milhares de cristãos no mundo inteiro, que creem no trino Deus, confessemos a nossa fé com as Palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
440 – HPD2 – Somos Igreja

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
Que possamos ir na paz de Deus e colocar em ação o tão grande amor que Cristo demonstrou por nós. Uma abençoada semana a todos e até o nosso próximo encontro. Amém.

CANTO FINAL
Bênçãos virão (http://www.luteranos.com.br/textos/bencaos-virao)
Por tudo o que tens feito (https://www.cifraclub.com.br/diante-do-trono/te-agradeco/)


Autor(a): Diácono Vanderlei Huther
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 4º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 10 / Versículo Inicial: 40 / Versículo Final: 42
Título da publicação: Caderno de Cultos / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42798
REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br