A aliança que Cristo fez é irrevogável

Senhas diárias

03/02/2019

O profeta fala ao povo, em nome de Javé, o Senhor, dizendo que Ele vai fazer uma nova aliança com eles. Invariavelmente, o povo, tanto de Israel como de Judá, quebrava a aliança com o Senhor. Mas, também invariavelmente, o Senhor refazia sua aliança e prometia permanecer conduzindo seu povo na medida em que o povo se deixasse conduzir e não quisesse buscar novos caminhos, indo atrás de falsos deuses. Jeremias incentiva a que o povo confie no cuidado e na aliança renovada e permaneça na palavra e nos mandamentos do Senhor. Só assim o bem permaneceria. Por causa do povo era necessário que Deus renovasse constantemente a aliança.
Isso terminou com a vinda de Jesus. Deus não precisa mais renovar sua aliança com seu povo, pois ela é definitiva em Cristo Jesus. O pecado foi vencido e não tem mais poder de separar de Deus, pois Jesus assumiu sobre todos eles. O autor de Hebreus afirma aos seus leitores que a nova aliança foi estabelecida e podem confiar que nada vai invalidá-la. Agora, como no passado era, é necessário apenas manter-se no caminho do Senhor, com a certeza de que a aliança permanecerá. Sejamos teimosos e insistamos em permanecer nesta aliança, seguindo os passos de Cristo e vivendo segundo sua palavra. Se não fizermos, as dificuldades consequentes se abaterão apenas sobre nós e nossos caminhos terão mais tropeços que o normal. Jesus nos ama e quer cuidar de cada uma e cada um. Mantenhamos, de nossa parte, a aliança com o Senhor, pois Ele mantém a sua parte. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50891
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br