A voz de Deus é caminho certo

Senhas diárias

06/01/2019

Constantemente vemos esta queixa de Deus em relação ao povo de Israel que não escuta a sua voz. É quase um lamento que Deus faz, pois as consequências deste não ouvir o Senhor são dificuldades, sofrimentos, angústias e maus caminhos, todos desnecessários. Javé sabe que seu povo perde vida ao teimar em não dar ouvidos a Ele e assim se perde em seus próprios caminhos. A voz de Deus, seus mandamentos de paz e cuidado com o povo, é deixada de lado e trocada pela voz do mundo, isto é, outras doutrinas religiosas que se apresentam mais atrativas do ponto de vista humano. E o povo corre atrás. Deus sabe que é correr atrás do vento e perder-se em caminhos de ilusão. Por isso o salmista renova a queixa do Senhor e procura chamar a comunidade para ouvir a palavra de Deus, pois só ali há vida.
Tito nos ajuda a entender, um pouco mais, o que o salmista diz: as vozes que só ensinam com referência a nossa vida neste mundo (com valores que desprezam a Jesus) em nada ajudam com relação a viver segundo Deus. É preciso deixar de lado, abandonar o que nos afasta do bem que Jesus trouxe ao mundo. Tudo aquilo que só constrói para nós, em detrimento da vida de nosso próximo, é falso e é paixão mundana, é descrença na palavra de Jesus. Isso precisa ser abandonado. O lamento de Deus em relação ao povo de Israel também serve como lamento em relação à grande parte da Igreja de Cristo. Pensemos nisso. O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50720
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br