Arrependimento é chave para a paz com Deus

Senhas diárias

22/01/2019

Mais uma vez lemos parte de palavras de despedida de Moisés para o povo que estava para entrar na terra prometida. E as palavras são de exortação a manterem-se firmados nos mandamentos de Deus, que são vida e salvação. Deus sabe, e Moisés expõe isso, que o povo continuará a pecar e a correr atrás de outros deuses quando entrar na terra de Canaã. Por isso a palavra de exortação ao arrependimento e à volta para o Senhor. Podemos dizer que o problema do ser humano não são os pecados, em si, pois continuaremos pecando enquanto vivermos. O problema é não reconhecê-los e buscar, arrependidos, mudar o curso da caminhada procurando evitar que se repitam constantemente. Precisamos nos esforçar muito para evitar os pecados, embora não possamos evitá-los 100%. Reconhecer e se arrepender é fundamental para perceber a quanto Deus quer nosso bem e nos conduzir por caminhos de paz e bem. Moisés diz ao povo que tenham atenção para o que fazem e o que seguem, pois só assim poderão perceber o quanto os mandamentos do Senhor são bons. E quando perceberem o engano, o erro, devem voltar a Deus arrependidos e dispostos e fazer a sua vontade.
O apóstolo Tiago é incisivo em sua exortação e chama de hipócritas os que sabem que estão errando, pecando, mas mesmo assim não lavam as mãos corruptas e pecadoras. Continuam fazendo o mal e vivendo como se estivessem agradando a Deus desta forma. Mas só conseguem enganar as pessoas, por um certo tempo, porém não a Deus. Tiago exorta a que se aproximem de Deus, e assim conheçam muito bem a sua palavra, que o Senhor vai aproximar-se deles, isto é, vai ajudá-los a mudar o jeito de viver e fazê-los reconhecer os pecados e favorecer a que se arrependam dos mesmos. Continuaremos a cometer pecados, isto é inevitável, mas podemos nos esforçar para diminuí-los o máximo possível. E quando isso acontecer, cometermos pecados, precisamos lembrar o que o apóstolo João nos diz (1.ª João 2.1): é importante que não pequem, mas quando acontecer, lembremos que temos advogado junto a Deus, o qual intercede por nós. O Senhor é conosco.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50820
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br