Atos 3.12-19 - 3º Domingo da Páscoa - 15/04/2018

Caderno de Cultos 2018

15/04/2018

CULTO 15/04/2018. 3° Domingo da Páscoa;
1ª leitura; Lucas 24.36b- 48; 2ª SL 4.
Pregação: Atos 3.12-19;
Miss: Sergio Rocha Chapadão do Céu. GO

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA

Bom dia (ou boa noite) a todos. Que bom que você veio para este culto onde buscamos a comunhão com Deus e com irmão, nos fortalecendo mutuamente na presença do Senhor nosso Deus.
Queremos saudar a todos que nos visitam, neste culto. Sintam se acolhidos e amados em nosso meio pelo Senhor da Igreja.
HINO: DE ENTRADA
HPD 2 – Nº 328 – Um só rebanho
Ou Nº_______
SAUDAÇÃO:
Fazemos parte do rebanho do Senhor Jesus! Nos reunimos neste culto em nome do Deus que é Pai, Criador de tudo que existe, Deus que é Filho nosso Senhor, e Salvador, Deus Espírito Santo, que nos congrega nosso ajudador e consolador.
HINO DE INVOCAÇÃO
HPD 2- N° 333 Estamos aqui Senhor
ou N°

CONFISSÃO DE PECADOS
O Salmo 51 foi inscrito pelo rei Davi quando ele havia sido confrontado com seu pecado, ali ele expressa arrependimento. E com as palavras deste Salmos somos convidados a nos colocarmos de pé onde fazemos a nossa oração de confissão expressando diante de Deus nossa tristeza devido nossos pecados e clamamos pela sua misericórdia e graça pois o único que pode perdoar os nosso pecados é Deus. Neste momento temos uma oportunidade de se colocar diante de Deus com o nosso coração contrito e arrependido das nossas falhas seja no falar no agir no testemunho e pensamentos, temos um Deus gracioso e misericordioso que nós dá seu perdão quando chegamos a ele somos recebido e reconciliados.
Hino:
HPD 1- N° 150 Se sofrimento te causei
Ou N°


ORAÇÃO DO DIA
Querido amado Senhor, nós te agradecemos pela oportunidade que tu nos proporcionas de sermos teus filhos. Agradecemos pela tua bondade, e teu amor obrigado palavra que tu deixaste para orientar-nos em nossa caminhada, pelo teu cuidado, pelo teu perdão. Restaura-nos com teu amor esteja conosco e sirva –nos com a sua Palavra. Em nome de Jesus. Amém.
LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS
1ª Leitura Bíblica: LC 24.36b-48.
2ª Leitura Bíblica: SL.4
Hino.
HPD 2 - N° 379 Pronto para ouvir
Ou N°

 

PREGAÇÃO: Atos 3.12-19
Queridos irmãos é meio confuso imaginar Pedro e Joao subindo ao templo na oração das 3 horas da tarde não fazia muitos dias que seu mestre havia sido morto. Não é muito fácil entender o posicionamento destes dois homens, ainda mais que a perseguição estava difícil a situação era alarmante para os discípulos de Jesus. Portanto, era necessário que os discípulos seguissem firmes e confiantes dando testemunho da ressurreição de Jesus Cristo.
Porém, Como dar testemunho da ressurreição em palavras e ações em um mundo que cada vez mais tem se afastado de Deus? O livro de Atos dos Apóstolo relata que nos primórdios do cristianismo, os discípulos de Jesus levaram a sério esta tarefa.
O texto em apreço Atos 3.12-19 depois de terem mostrado em gestos concretos que Jesus está vivo e continua a oferecer salvação às pessoas, Pedro e João chamaram os seus ouvintes a acolherem a proposta de vida que Jesus lhes faz.
No seu discurso, Pedro começa contar os dramáticos acontecimentos que desencadeou na morte de Jesus, esclarecendo-os como o resultado da rejeição da proposta salvação de Deus por parte dos israelitas. Deus em sua infinita misericórdia ofereceu-lhes a vida e eles escolheram a morte; preferiram preservar a vida de alguém que trouxe morte e condenar à morte alguém que oferecia a vida (negastes o Santo e o Justo e pedistes a libertação de um assassino. Destes a morte ao Autor da Vida; At 3.14-15a).
Deus, ressuscitou Jesus, demonstrando como a proposta que Jesus trouxe é uma proposta de vida. A ressurreição de Jesus é a prova de que o plano de Deus – plano apresentado por Jesus e que os israelitas rejeitaram - é uma proposta de vida e de vida que a morte não pode vencer.
Para darmos testemunho da ressurreição hoje, assim como Pedro e João e fizeram, somos chamados ao arrependimento e conversão uma experiência pessoal com Jesus.
Somos convocados e desafiados pelo apostolo Pedro, assim como o povo de Israel também foram, a deixarmos de lado a auto - presunção, os pré-conceitos, o comodismo, a resignação e a falta de amor para abraçarmos projeto de Vida, Alegria, Paz, Perdão e Humildade.
No evangelho de Lc 24.36b-48 Jesus aparece a seus discípulos, abre suas mentes e pede que a mensagem de arrependimento e perdão seja anunciada em todas as nações. V 46,47 e 48. Precisamos arrepender-nos, diariamente este arrependimento precisa gerar uma mudança de atitude em nossa vida, frente nossas falhas e pecados e pedir o PERDÃO, a Deus, e aqueles a quem nos tem ofendido. Lembrando que Deus é generoso e nos perdoa quando nos arrependemos sinceramente: Deus tem poder para nos transformar e mudar nossas mentes e atitudes.
Precisamos deixar de ser meramente ouvintes da Palavras e se tornar praticantes da Palavra.

Amém.

Confissão de Fé:

Em resposta à Palavra, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai,...
Ofertas:
Queremos estar levantando as ofertas deste culto, onde temos oportunidade para expressar nossa gratidão a Deus em meio as nossas posses.
Hino: HPD 1 - N° 286 Obrigado Pai celeste
Ou N°
Oração de intercessão
Motivos de oração:

1.Aniversariantes
2.Enfermos
3.lideranças de nossas comunidades.

Senhor Nosso Deus te louvamos e agradecemos por este momento de celebração, pelo teu encontro com a comunidade, pela tua Palavra que é viva e eficaz. Somos agradecidos porque tu nos amas. Queremos agradecer pelos aniversariantes que estão em neste culto abençoa Senhor a vida e família de cada um.
O soberano Senhor fortaleça a liderança de nossa comunidade, coloque em nossas lideranças um coração que pulsa pela missão pela evangelização. Intercedemos pelos enfermos que a tua boa mão conceda graça a eles curando-os manifestando seu poder e graça.
Pedimos pela nova semana abençoe cada um de nós que teremos que tomar decisões importantes. Entregamos tudo a Ti confiando nos teus cuidados. E colocamos os demais pedidos na oração que Jesus nos ensinou.

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS

BÊNÇÃO
Que o Senhor Deus esteja a tua frente para indicar o caminho certo, que Senhor Deus esteja atrás de Ti para te livrar da falsidade das pessoas má, que o Senhor Deus esteja ao teu lado para te abraçar enquanto estiveres tristes, que o Senhor Deus esteja em baixo de ti para te levantar quando cair, que Senhor Deus todo poderoso esteja sobre ti para abençoar assim abençoa o Deus todo poderoso que é Pai Filho e Espirito Santo amém,
ENVIO
Vamos e servimos ao Senhor com alegria uma semana abençoada na presença do nosso Deus.
Dá um abraços no seu irmão desejando a paz do Senhor
Hino de Despedida:
HINO: HPD 1 – HINO 161 - Em nada ponho a minha Fé


Autor(a): Missionário Sérgio Rocha
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 3º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 12 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 45599
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br