Busque o interior, não fique na aparência

Senhas diárias

16/10/2018

É muito conhecido aquele dito popular: Quem vê cara, não vê coração. Isso se aplica tanto para o bem, como para o mal. Tantas vezes já tivemos informações de pessoas que foram ludibriadas por gente de boa aparência ou de aparência meiga e amigável. Crimes já foram cometidos e dores foram provocadas. Da mesma forma, as experiências de pessoas com gente de aparência pouco recomendável e que, na verdade, foram seres humanos que marcaram suas vidas com o bem, com o carinho, com o apoio e a verdade. A Bíblia também exorta a que não se julgue outras pessoas por sua aparência, mas pelo que está em seu interior, começando pelo fato de serem pessoas criadas à imagem de Deus. Como também exorta, assim diz o versículo de Provérbios, a não sermos pessoas de duas caras e agir de forma a enganar nosso próximo. Somos exortados a sempre fazer o que é direito e justo, pois isto agrada a Deus, mesmo que não agrade às pessoas. E isto é preferível, diante de Deus, do que prestar lindos e enebriantes cultos no templo, mas ser incoerente, do ponto de vista cristão, no dia a dia.
Jesus exorta a não olhar apenas o exterior, porque o exterior também precisa ser observado, mas procurar enxergar o que está por trás das palavras e atitudes, como também da aparência externa. Viver na integridade é uma maneira de mostrar um exterior coerente com o interior. Também nosso jeito de valorizar as pessoas precisa ser cristianizado cada vez mais. A sociedade em que vivemos preza demais a beleza aparente, bem como o luxo exibido, em detrimento da simplicidade tão importante para Deus. Cristo nos diz para descobrir o interior da pessoa e não ficar apenas na sua aparência externa. É um jeito de sermos coerentes com os valores cristãos, bem como uma proteção contra o mal que está ao nosso redor. Façamos assim. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 49519
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br