Comemoração de 50 anos da OASE de Brasília

10/07/2018

OASE 3
OASE 1
OASE 2
undefined
OASE 4
OASE 4
1 | 1
Ampliar

No ano de 1968, a Igreja Luterana de Brasília, a CELCB, como a conhecemos, estava sendo construída. Ainda hoje existem salas no subsolo, que na época, abrigavam a secretaria da Comunidade em formação, escritório pastoral, banheiros, uma pequena cozinha e um salão maior para celebrar cultos, encontros e reuniões. Neste salão reuniam os membros da Comunidade e em junho de 1968, seis mulheres programaram encontros quinzenais, intercalando o salão da Comunidade e as casas das participantes.

São elas:
Cristine Schlieper
Rosemarie Sabo Paes
Gerda Gumprich
Bete (Henny Winter Alves) (falecida)
Irmgard Winter Gumprich
Ruth Stach (falecida)

Neste mesmo ano, 1968, programaram o primeiro chá de Advento, no salão da comunidade, comercializando os trabalhos manuais que já confeccionavam.

A partir daquele primeiro chá, mais mulheres foram se achegando ao grupo e trabalhando em prol de melhorias sempre necessárias na comunidade.

A igreja foi inaugurada no ano seguinte, 1969, mas a parte inferior continuou a ser usada até a construção do anexo como conhecemos hoje.

Trabalhos manuais, bordados e muitos arranjos natalinos foram confeccionados e comercializados. Os trabalhos tiveram muita aceitação e procura, formando filas de mulheres interessadas em adquiri-los. Nos anos 90, arranjos natalinos foram expostos no Conjunto Nacional, atraindo muitos compradores. Somam-se aos arranjos, bordados e crochê, as mulheres fizeram muitos biscoitos natalinos que também tinham e continuam tendo uma grande aceitação.

Por alguns anos, as mulheres formaram um grupo de OASE em língua alemã, com encontros que aconteciam a noite.

O grupo de OASE de Brasília, assim como os grupos espalhados pelo Brasil, participou e participa do Dia Mundial de Oração, ocasião em que 
é exercitado o Ecumenismo em participação com outras denominações, ocasião em que as mulheres celebram a Palavra de Deus, em conjunto.

No decorrer destes 50 anos, muitas mulheres passaram pelo grupo de OASE Brasília, e vários ministros/as, conduziram as meditações e reflexões bíblicas, semanalmente.

Hoje nós nos orgulhamos em pertencer a este grupo que iniciou o trabalho dos grupos de OASE no Sínodo Brasil Central, na cidade de Brasília.

Pedimos que o Senhor, na Sua Infinita Graça, conceda força e capacidade para as mulheres continuarem esta caminhada tão bonita e importante dentro da Comunidade. Continuaremos a exercer com fé e alegria o tripé que norteia o trabalho da OASE: Comunhão – Testemunho - Serviço
 

COMUNICAÇÃO
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br