Eva von Tiele-Winkler (1866-1930)

Uma serva de Deus

01/03/2010

No Leste da Alemanha, na Silésia, vivia o casal Von Tiele-Winkler. Ele era evangélico e tinha muitas terras. A esposa era católica. A filha Eva, na época do ensino confirmatório, ficou com muitas dúvidas a respeito do cristianismo e não queria ser confirmada.

Aos 16 anos, ela leu as palavras de João 10: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, jamais perecerão, eternamente, e ninguém as arrebatará da minha mão.” Ela falou: “Se isso é verdade, então eu quero ser uma delas”. A partir deste dia, ela tinha a convicção: Ele é – Ele vive – eu sou dEle. Teve, neste período, uma doença que exigia repouso, e ela começou a ler a Bíblia que quase não conhecia. Cada vez mais queria servir aos outros e, para conhecer esse tipo de trabalho, ela ficou, por oito meses, em Bethel, onde Bodelschwingh cuidava dos doentes.

Quando o pai de Eva viu que ela estava decidida, deu-lhe um presente: Uma casa para abrigar pobres e doentes. Não havia falta deles. Não existia, ainda, vacina contra difteria e escarlatina. Muitos idosos também viviam abandonados. Eva chamou esta casa de “Friedenshort” – Lar de Paz.

Aos poucos, a “Mutter Eva”, como era conhecida na região, desejava ser uma diaconisa e formar outras diaconisas. Em 1893, ela viajou para Bethel e Pastor Bodelschwingh formou e consagrou-a. Ele a motivou a criar uma Ordem de Irmãs. Isto foi feito no “Friedenshort”. Eva, assim, podia mandar irmãs para outros lugares.

Ao longo dos anos, foram criados, na mesma região, 28 abrigos. Além disso, encontramos, na Alemanha, 42 lares para crianças, dirigidos por Irmãs do “Friedenshort”.

O próprio Pastor Bodelschwingh, quando faltou uma Irmã para dirigir a sua casa de diaconisas, pediu para ela assumir a direção. Ela aceitou o convite, orientando, assim, o trabalho das diaconisas em Bethel de acordo com as seguintes diretrizes:

“Não é importante que a gente seja feliz aos olhos do mundo; importa fazer a felicidade dos outros. Isto traz a felicidade verdadeira para a gente.
Não é importante receber amor de pessoas; importa o amor de Deus e amar e ser uma bênção para outros.
Não é importante receber dos homens; importa é dar.
Não é importante fazer a própria vontade; importe negar-se a si mesmo e fazer a vontade de Jesus.
Não é importante achar a sua vida; importa perdê-la e ganhar a vida eterna.
Não é importante se temos uma vida longa; importa dar sentido à vida.
Não é importante o que os outros pensam e falam de nós; importa o que somos perante Deus.
Não é importante o que fazemos; importa como o fazemos e por que o fazemos.
Não é importante que temos muito conhecimento; importa que transformemos o que sabemos em ação.
Não é importante o que parecemos; importa o que somos.
Não é importante deixar de sofrer; importa que os sofrimentos nos levem para o alvo.
Não é importante, quando morremos; importa que estejamos prontos para o encontro com Deus.
Seja dependente de Deus, como uma criança, e seja independente dos homens, como um rei.

Eva von Tiele-Winkler faleceu em 1930, no “Friedenshort”.


Autor(a): Isolde Mohr Frank
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Da nuvem de testemunhas / Ano: 2007
Natureza do Texto: Artigo
ID: 11560
REDE DE RECURSOS
+
Senhor, tu és bom e compassivo, abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmo 86.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br