Deuteronômio 8.7-18 - Dia de Ação de Graças (Festa da Colheita)

Caderno de Cultos 2017

04/07/2017

ACOLHIDA
“Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para vocês” (2 Ts 5.18)
Bom dia! Somos acolhidos com a Palavra Bíblica que nos diz que em tudo devemos dar graças. De fato, o devemos, pois nada somos ou podemos sem Deus. Ser grato, ter um coração agradecido por todas as coisas, desde a mais pequena, como o nosso acordar nesta manhã. Ser grato, porque hoje pudemos vir até a casa de Deus e em gratidão trazermos o fruto do nosso trabalho. Mesmo tendo dificuldades, ainda assim, temos muito a agradecer. Hoje é dia de Ação de Graças, e é por estes bens da nossa vida que a Palavra nos envolve e nos motiva.

Sejam todos/as bem vindos/as, também aqueles/as que nos visitam! Sintam-se acolhidos em nossa Comunidade! Quem estiver próximo, por favor, os acolha com abraço de boas-vindas.
Damos graças por todas as dádivas que recebemos Deus. Por isso, queremos louvar e agradecer, cantando:

CANTO DE ENTRADA
333 – HPD II – Canção da chegada


LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Trino Deus, o Pai, nosso Criador e mantenedor; em nome do seu Filho, Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, e em nome do Espírito Santo, nosso Consolador e Vivificador. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
350 – HPD II – Que a graça do Senhor Jesus

CONFISSÃO DE PECADOS
Misericordioso Deus! Chegamos em tua presença de forma humilde para confessar os nossos pecados e pedir a tua graça e misericórdia. Confessamos Senhor, que nem sempre reconhecemos a tua graça agindo em nossa vida. Preferimos considerar que tudo o que temos vem do fruto do nosso esforço. Perdoa-nos Senhor, porque muitas vezes, caminhamos em prol do nosso próprio interesse. Perdoa-nos Senhor, por tantas vezes caminharmos sem olhar às necessidades de nosso próximo. Perdoa-nos Senhor, porque tantas vezes preferimos estender nossa mão para receber e não para ofertar. Senhor Deus, neste dia de Ação de Graças, te pedimos que nos libertes do nosso egoísmo e da nossa falta de gratidão. Perdoa Senhor, os nossos pecados e ajuda-nos a viver a nossa vida baseada na fé que sabe agradecer. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O Deus da esperança e do Amor nos perdoa e nos preenche com a sua graça. Por causa do seu imenso amor por nós posso anunciar: os teus pecados estão perdoados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Somos pessoas amadas por Deus. Por isso podemos chegar perto dele e clamar por todas as situações de miséria, sofrimento e dor... Clamemos com fé com o canto:

Pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Pela fé que nos alimenta, cremos que Deus inclina seus ouvidos para ouvir o clamor do seu povo e que Ele vem a nós na Palavra e no Sacramento. Por isso, cantamos com alegria:

253 – HPD I – Glorificado seja teu nome

ORAÇÃO DO DIA
Amado Deus, nós te damos graças por tua misericórdia. Assim como Jesus compadeceu-se dos dez leprosos e também se compadece de cada um de nós. Graças te damos Senhor, porque diariamente tu nos agracias com a tua benção e proteção, e infelizmente nem sempre voltamos nossa vida a Ti como forma de gratidão. Amado Deus, hoje queremos ofertar a Ti, o fruto do nosso trabalho. Ajuda-nos a reconhecer que o que produzimos e temos vem de Tuas mãos. Amado Deus, ensina-nos também a termos um coração agradecido pelas bênçãos que nos dás. E por meio do teu Espírito Santo, ajuda-nos a praticar a gratidão que se manifesta na partilha e na doação. Por isso, oramos em nome de Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS

A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para me guiar”. Sl 119.105.
Queremos ouvir as leituras bíblicas previstas no dia de hoje:

1ª Leitura Bíblica: Dt 8.7-18 (Pregação)

Em preparação para ouvirmos o Evangelho, de pé aclamemos cantando: Aleluia!

2ª Leitura Bíblica: Lc 17.11-19

3ª Leitura Bíblica: 2 Co 9.6-15

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

239 – HPD I – Damos graças ao Senhor

PREGAÇÃO

Querida Comunidade!

Quem disse que não somos e não temos nada para oferecer ou agradecer?
Agradecer, ofertar, celebrar pela colheita, pelo nosso trabalho, que Deus nos concedeu no ano que passou e pedir que Deus continue a nos abençoar no ano que segue é uma ação que acompanha a história do povo de Deus.
Desde o início, o povo de Israel reunia-se para ofertar uma parte daquilo que tinham recebido.
A gratidão verdadeira vai além do que simplesmente dizer “muito obrigado” da boca para fora. Dar graças, expressar nossa gratidão, é valorizar de coração aquilo que se recebe. Essa gratidão é bem mais difícil de aprender e praticar, mas é preciso ensaiá-la, principalmente quando se refere à gratidão a Deus por tudo o que ele já nos deu e continua dando.
E hoje pelo que nós agradecemos? Certamente, temos muitos motivos... pela vida, saúde, família, trabalho, pelo pão de cada dia, pela colheita...
Agradecer é reconhecermos que o amor de Deus por nós é infinito. Agradecemos, pois Deus que ao terminar a sua criação viu que tudo era muito bom. Ou seja, Deus nos deu um baita presentão, pois nos deu tudo e ainda ajudou o seu povo a sair da escravidão do Egito, conduzindo-os pelo deserto até chegarem à terra prometida, que mana leite e mel, e deu os Mandamentos para servirem como guia na vida do povo. Este é o mesmo Deus que em tempos e lugares se manifesta e é o mesmo Deus que nos acompanha até hoje. Esse mesmo Deus, quer manter comunhão conosco, na alegria e na dificuldade. Ele é o doador de todas as dádivas, de tudo o que temos e somos.
Ter sua terra e tirar dela o sustento par vida foi, para o povo de Israel, motivo de gratidão e motivação para partilha. Hoje, Deus também nos concede terra para plantar e colher, também o trabalho quando não se está diretamente no cultivo da terra. Mas será que de fato, paramos para agradecer a Deus pela colheita e pelo trabalho? Qual é a nossa oferta de gratidão a Deus?

Lutero em uma de suas pregações a respeito da gratidão disse:
“São poucos dos quais o bondoso Pai recebe isso. A maioria despreza sua palavra e blasfema, ignorando que tudo que temos nos foi dado por Deus em sua graça. Mas não se limitam a isso. Chegam a ponto de pendurar no madeiro o Filho de Deus, que foi enviado por Deus para nosso consolo e para salvação do pecado e da morte eterna. Seria de esperar que Deus fosse, simplesmente, inimigo desse mundo, recusando-se a fazer-lhe o bem. Mas ele não se irrita; continua sendo bondoso e gracioso, ajudando, apesar de tudo.”

Por isso, devemos ser gratos a Deus. Por ter entregue seu único Filho à morte por cada um de nós. Por isso, devemos ser gratos pelas bênçãos que vêm Dele e nos deixar motivar por elas para também sermos uma benção no mundo.

Neste sentido, o texto do Evangelho de Lucas, no versículo 17 diz: Então Jesus disse: os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove?
Os leprosos têm uma fé exemplar e são curdos, porém, depois de terem sido abençoados por Deus, e gozarem a nova vida, nove a perderam, pois deixaram de agradecer ao Senhor pelo beneficio recebido.
Para nos cristãos, é um exemplo útil no sentido de aprendermos a ser gratos, em todas as coisas e situações. E precisar reconhecer que precisamos cuidar para não nos perdermos e tornar-nos ingratos.
Querida Comunidade! Hoje é dia de agradecer! Agradecer a Deus, pelas dádivas e pelo cuidado!
Deus deseja que possamos agradecer por todas as bênçãos que Ele nos concede. E neste dia e em todos os outros, saibamos ser gratos a Deus, que nos dá corpo e vida e os sustenta; além disso, também nos dá tudo que se relaciona com a vida eterna. Que também saibamos ser gratos aos nossos semelhantes reconhecendo e agradecendo por suas ações e retribuindo-lhes o bem que fizerem. E em humildade e sinceridade, possamos dizer a Deus e ao próximo um sincero “muito obrigada”. Amém.

HINO
237 – HPD I – Graças dou por esta vida

CONFISSÃO DE FÉ
Após ouvirmos a Palavra do Senhor, sentimo-nos motivados e agradecidos por tudo o que Ele nos dá. E em resposta, queremos confessar a nossa fé sincera Nele, com as palavras do Credo Apostólico, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
286 – HPD I – Obrigado Pai celeste

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________ ________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
_______________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Senhor Deus, tivemos a oportunidade neste dia de mais uma vez voltarmos nossos olhos para a tua criação e reconhecer o quanto devemos ser gratos por tudo o que nos dás. Como tua Igreja somos responsáveis pela continuidade da criação. Por isso te pedimos: desperta em nós a vontade de preservarmos tua criação. Dá-nos forças para preservar e coragem para denunciar quando não está sendo cuidada.
Senhor Deus, intercedemos pela nossa Igreja espalhada por este país maravilhoso que nos destes e te rogamos, para que possamos ser instrumentos na divulgação do Evangelho, na preservação do meio ambiente e na relação de irmãos/ãs, para que a justiça e o comprometimento com o próximo e a natureza sejam aquilo que guia a nossa a vida.
Intercedemos pelas pessoas enfermas, enlutadas, deprimidas e desanimadas. E rogamos que através do Espírito Santo restaures, cures, consoles e dás sentido e ânimo para a vida. Também suplicamos pelas pessoas desempregadas e em situações difíceis, para que em Ti possam encontrar amparo e forças para não desistir e desanimar. Desperta Senhor, em nós o desejo de ajudar e aumente nossa fé e permita que o nosso coração seja sempre agradecido.
E por tudo o mais, Senhor, que aqui neste momento foi colocado no silêncio do nosso coração, queremos agradecer e interceder, orando juntos:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
(Lembrar a comunidade que todos somos portadores da benção no sentido bíblico dos patriarcas – “Se tu uma benção!”. Cada pessoa coloca a mão na cabeça do seu vizinho, o oficiante fala e a comunidade repete):
A benção de Deus do amor, da força, da fé e da esperança esteja contigo no trabalho, no plantio, na colheita e na gratidão. Amém.

ENVIO
Vamos em paz e servimos ao Senhor com gratidão e alegria.

CANTO FINAL
118 – HPD I – Deus vos guarde pelo seu poder

 


Autor(a): Pa. Ariádner Berger
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ação de Graças - Festa da Colheita
Natureza do Domingo: Dia de Ação de Graças

Testamento: Antigo / Livro: Deuteronômio / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 18
Título da publicação: Caderno de Cultos / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42947
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br