Efésios 4.1-16 - 11° Domingo após Pentecostes - 05/08/2018

Caderno de Cultos 2018

31/07/2018

05/08/2018 – 11° Domingo após Pentecostes
Pregação: Efésios 4.1-16; Leituras: Êx 16.2-4,9-15; Jo 6.24-35
Pa. Christa Starosky Banza de Arruda – Lucas do Rio Verde – MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bem vindos e bem vindas à casa de Deus. Jesus disse: Onde dois ou três estiverem reunidos, em meu nome, lá eu estarei com eles e eles comigo.
Acolhemos a todos/as com a palavra Bíblica do evangelho de Jo 14.23 que diz: “Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada”. Amar a Deus significa guardar, viver a palavra de Deus. E ao fazermos isto, Deus o Pai e Jesus o Filho vem fazer morada nos que o amam. Você de fato o ama? A resposta está nos seus valores e em suas atitudes na vida.
Como corpo de Cristo somos igreja que tem a unidade alicerçada em Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador.
Bem vindo/a você que nos visita, é bom saber que estás em nosso meio. Iniciamos cantando:

CANTO DE ENTRADA
Nº 14 – LC – Deus está presente.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 332 – HPD 2 – Deus está aqui.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
A Palavra de Deus nos mostra que nossos atos desagradam nosso Criador e nosso próximo. Em silêncio reconheçamos pessoalmente e confessemos nossos pecados perante Deus. E, depois eu oro:
Senhor, para sermos sinceros diante de Ti, precisamos reconhecer e confessar que somos por natureza pecadores. Cometemos pecados por pensamentos, palavras, ações e omissões. Nem sempre obedecemos aos teus mandamentos e por isso não cumprimos a Tua Santa vontade. Tem misericórdia de nós, Senhor e concede-nos o Teu perdão para que tenhamos a alegria renovada. Por Jesus Cristo nosso advogado fiel, pedimos declara-nos justos diante de ti, única e exclusivamente por tua Graça imerecida. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro... Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados (Sl 32.3-5). Confiantes nesta palavra a todos/as que sinceramente confessaram seus pecados podemos ter certeza do perdão de Deus em Cristo Jesus. Amém.

KYRIE
O nosso Deus não se alegra com os sofrimentos e injustiças que há no mundo. Já no Antigo Testamento está escrito: “Ouvi o clamor do meu povo”. Levemos a Deus o clamor do povo sofredor. Peçamos que ele se volte aos que clamam porque sofrem.
Cantemos: Nº 55 – do LC – Kyrie eleison

GLÓRIA IN EXCELSIS
Temos a plena certeza de que Deus nos ouve e o louvamos por isso. Ele se volta para nós e vem por meio dos Sacramentos e da sua Palavra.
Nós te adoramos ó Deus Eterno, nós te bendizemos, te glorificamos e te damos graças pela tua infinita glória.

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Ó Pai amado! Muito obrigada pela tua graça e infinita misericórdia. Por Jesus Cristo ter realizado a obra da salvação em nosso favor. Pedimos-te, que, continues abençoando este culto de uma maneira especial. Queremos ser teus totalmente, hoje e sempre. Renova nossa vida, mente e corações. Entregamos tudo a Ti, nossas preocupações, nossa vida e ser. Em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Êxodo 16.2-4,9-15

2ª Leitura Bíblica: Efésios 4.1-16

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia

3ª Leitura Bíblica: João 6.24-35

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 440 – HPD II – Gente que espera

PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as nós.
Unidade, um juntamente com todos... é isso?
Unidade não quer dizer igualdade, uniformidade. Olhando os textos paralelos, entendemos que no Antigo Testamento, percebemos a falta de unidade nos israelitas, depois da saída do Egito. Murmuram pela falta de carne. E Deus os ouviu para restaurar a harmonia e lhes deu carne. Assim também com Jesus não foi diferente. Multidões o seguiam pelo que ele fazia, ou seja, seus milagres e curas. Necessitando, mesmo, procurar a comida que não perece, a vida eterna. O crer em Jesus é mais importante do que o ter o que ele oferece.
A unidade do corpo de Cristo é fundamental. E, a frase “um só Senhor, uma só fé, um só batismo” é importante ainda hoje no cristianismo, como o era na igreja primitiva. Assim precisamos perguntar: O que nos orienta e fundamenta como comunidade de Cristo no mundo?

– Paulo fala do princípio da unidade (Ef 4.1-6).
A unidade deve ser o principio fundamental que orienta a comunidade cristã. Os cristãos não são chamados para fazer, mas para conservar, preservar, manter a unidade. O que garante a unidade da Igreja é o amor. A união já existia independentemente deles. É a unidade do Espírito. Essa unidade precisa de esforço para ser preservada. Pois sempre é ameaçada.
O vínculo, a linguagem que garante a unidade, é a paz. Por isso os cristãos devem ser humildes, e isso significa que não se deve pensar de si mesmo menos do que é, mas também não pensar além da própria conta. Também não é negativismo sobre si e da vida, mas a valorização do próximo e sobre si mesmo. A unidade seria mantida com mansidão. Ser dócil descreve uma atitude de gentileza, cortesia e consideração para com as outras pessoas – principalmente uma atitude de não violência. A paciência era outra virtude para manter a unidade. Significa literalmente um longo fôlego e lembrava resistência, a capacidade de suportar uma pressão continua. Era uma palavra mais usada no Antigo Testamento para descrever a natureza de Deus, aquele que é tardio em irar-se e em executar juízo. Por isso é preciso suportar o/a outro/a, o/a cristão/ã, em amor. Devemos ser um suporte para o outro, a outra.
– Igreja como Um só corpo– uma única sociedade, mesmo com as diferentes comunidades e dos diferentes integrantes. Experimentam a graça e a espiritualidade de diversas formas, mas é um só corpo.
As igrejas no Novo Testamento tinham sua diversidade. Por exemplo, a liturgia da igreja de Corinto era diferente da liturgia da Igreja de Jerusalém. E, a espiritualidade de um judeu, com a guarda dos sábados e luas novas, era diferente da espiritualidade de um gentio com sua ênfase na celebração. Mas a igreja era um único corpo.
... e um só espírito
A unidade do Espírito reunia a diversidade dos dons espirituais. A igreja era um grande movimento do Espírito, que distribuía diferentes dons entre os seus membros.
... uma só esperança
Um único futuro. A igreja vivia o futuro. A igreja é uma antecipação do futuro. A reconciliação de todas as coisas com Cristo.
... um só Senhor...
Senhor era um titulo de autoridade aplicado a pais, donos de escravos, lideres em geral e ao próprio imperador. A única autoridade do Senhor Jesus limitava automaticamente a qualquer outra autoridade. A Igreja tinha um único Senhor, o Senhor Jesus Cristo.
A reforma foi, também entre outras coisas, um movimento pela redemarcação da autoridade. Não há autoridade humana absoluta. Mas a autoridade de Cristo é a maior. Por isso: ao lado de: somente a fé, somente a graça, somente a escritura e acrescentava-se somente Jesus Cristo.
...uma fé...
A fé em Jesus Cristo que salva. Era uma resposta total, consciente, a proposta da graça de Deus.
...um só batismo...
O batismo era a cerimonia que trazia o novo na fé para dentro da comunidade após a sua conversão. Muitas vezes esta palavra é usada no Novo Testamento como sinônimo de salvação. O rito ganhou, através dos tempos, formas e significados secundários, mesmo mantendo o ingresso na comunidade. E tem se discutido e permanecido nas questões secundárias e não fundamentais do batismo, como em idade e forma.
Como luterana convivi por um bom tempo com batistas, e, alguns diziam: “quero ver você descendo as águas para ser batizada, e então receber o Espírito Santo”! E, eu respondia: “Mas eu já sou batizada! E, tudo o que tenho feito até aqui, quem então agiu, (Inclusive nos trabalhos com crianças que realizava ali na igreja) através de mim?” E qual não foi minha surpresa que, aquele senhor que mais me cobrava e dizia eu tinha de me batizar “nas águas” era o que também estava traindo a sua esposa...
E por último a igreja é única porque Deus é único, Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. Deus criou a toda criação, homem e mulher, tem todo poder e está agindo no interior das pessoas.
“São maiores as semelhanças que nos unem do que as diferenças que nos separam” (Congresso de Evangelização de Lausane 1974). Que seja real sempre.
A igreja como um organismo vivo! (4.7-16)
A mais bela das imagens usadas, um corpo humano. O corpo de Jesus Cristo é como um corpo humano com seus membros e funções. Um organismo vivo, em crescimento, é usado para exemplificar a funcionalidade e organização da igreja. Os dons de liderança e relacionamento de lideranças e comunidade e lideranças e lideranças.
A Palavra de Deus deve ser o que nos orienta como igreja e fundamenta em Cristo, O cabeça da igreja. Os membros do Corpo de Cristo nunca estão sozinhos. Fomos unidos eternamente a Cristo, e uns aos outros (1 Co 12.13). E, se somos fundamentados em Cristo, um só Senhor, precisamos estudar a Bíblia, nela meditar e aplicar.
Os dons que recebemos de Cristo (v.7) ou de Deus conforme romanos 12 (a ideia é a mesma) são distribuídos entre todos e todas da igreja. Você recebe pessoalmente o dom, a graça, para exercê-lo na sua comunidade. Recebemos diversos dons e temos uma lista deles em vários lugares, e cada lista é especifica, nenhuma lista é completa; pode haver outros dons. O importante é receber os dons com humildade e fé a fim de usá-los para servir as pessoas.
A fé é única, pois é em Cristo Jesus, e Ele é o único Senhor, não tem outro. O batismo no nome do Trino Deus não deve ser repetido, pois fomos batizados num só batismo com Cristo. A unidade da igreja tem sua raiz na trindade: Um só Senhor, um só Espírito, um só Pai. E nesta base proclamamos o evangelho da salvação para a edificação do Corpo de Cristo.
Amém.
HINO
Nº 606 – LC – Sempre quero estar contigo

CONFISSÃO DE FÉ
O Credo Apostólico resume o que nós cremos. Ele, na verdade, fala onde está depositada a nossa fé. Por isso que se chama confissão de fé. É o que Deus nos ensina. Não são palavras vazias. É a resposta a todo mundo sobre o que eu creio. Por isso confessemos a nossa fé com estas palavras:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Deus tem sido misericordioso conosco e não tem-nos deixado faltar nada. Neste momento queremos agradece-lo com aquilo que Ele nos deu.
Vamos recolher as ofertas que tem o destino ____________________________________ Pedimos que Deus abençoe dádivas e doadores. Cantamos para recolher as ofertas o hino:

Nº 603 – LC – Louvado sejas, Pai e Deus


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obrigado Pai celeste por estares presente em nossas vidas. Obrigada por nos dares o dom da fé que nos faz viver e andar nos teus caminhos. Nos anima a nunca deixar teus caminhos. Agradecemos de uma maneira muito especial pela obra de Jesus em nosso favor, e pela ação do Espírito Santo em nossas vidas. Assim oramos por...
Motivos de Oração: (pedir antes quem tem motivos para a oração)
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor Deus, tudo mais o que estiver dentro do nosso coração, nós te entregamos quando juntos oramos a oração que Jesus Cristo nos ensinou dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Que assim te abençoe o Trino Deus: Pai+Filho+Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vá, na Paz que Deus te dá em Cristo. Renovando sua mente e pensando o que há de melhor.

CANTO FINAL
Nº 630 – LC – Creia sempre, sem cessar
 


Autor(a): Pastora Christa Starosky Banza de Arruda
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 11º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 16
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 47797
REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br