Filipenses 4.1-9 - 19° DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 15/10/17

Caderno de Cultos 2017

15/10/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bem vindos e bem vindas à casa de Deus. Jesus disse: Onde dois ou três estiverem reunidos, em meu nome, lá eu estarei com eles e eles comigo. Gotesdients é o servir de Deus que vem e nos serve em primeiro lugar para nós o servirmos. Pois culto é nosso servir a Deus em resposta ao Seu servir.
Acolhemos a todos/as com esta palavra Bíblica de Rm 15.4 que diz: “Naquele dia todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nEle, e Ele nos salvou”. O povo de Javé, Deus, sabe que não confiou em vão nEle. A desgraça é removida e o povo louva e dá toda a honra a Deus. Já mostra a nEle. Pois Deus, naquele dia, enxugará toda a lágrima. A salvação vem de Deus em Jesus Cristo que se faz homem e nos salva – tosos os que creem em Seu nome e tem uma nova vida. Ou seja, se convertem, após arrependimento e confissão, sendo uma nova pessoa em Cristo. Pois sem Ele nada somos e não podemos ter a Salvação.
Louvemos como o povo de Deus: Ele é nosso Deus! Coloquemos a nossa esperança nEle e ele nos salvou pelo seu filho Jesus. Pois a Base da alegria no Senhor é esperança de que depois do sofrimento seremos glorificados (Rm 8.17).
Bem vindo/a você que nos visita, é bom saber que estás em nosso meio. Iniciamos cantando:

CANTO DE ENTRADA
Nº 337 – HPD 2 – Reunidos aqui.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome de Deus Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 332 – HPD 2 – Deus está aqui.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
A Palavra de Deus nos mostra que nossos atos desagradam nosso Criador e nosso próximo. Em silêncio reconheçamos pessoalmente e confessemos nossos pecados perante Deus. E, depois eu oro:
Senhor, para sermos sinceros diante de Ti, precisamos reconhecer e confessar que somos por natureza pecadores. Cometemos pecados por pensamentos, palavras, ações e omissões. Nem sempre obedecemos aos teus mandamentos e por isso não cumprimos a Tua Santa vontade. Tem misericórdia de nós, Senhor e concede-nos o Teu perdão para que tenhamos a alegria renovada. Por Jesus Cristo nosso advogado fiel, pedimos declara-nos justos diante de ti, única e exclusivamente por tua Graça imerecida. Amém!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro... Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados (Sl 32.3-5). Confiantes nesta palavra a todos/as que sinceramente confessaram seus pecados, vos declaro que seus pecados estão perdoados em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo (+). Amém.

KYRIE
O nosso Deus não se alegra com os sofrimentos e injustiças que há no mundo. Já no Antigo Testamento está escrito: “Ouvi o clamor do meu povo”. Levemos a Deus o clamor do povo sofredor. Peçamos que ele se volte aos que clamam porque sofrem.
Cantemos: Nº 341 – do HPD 2 – Tem piedade 

GLÓRIA IN EXCELSIS
Temos a plena certeza de que Deus nos ouve e o louvamos por isso. Ele se volta para nós e vem por meio dos Sacramentos e da sua Palavra.
Nós te adoramos por isso, nós te bendizemos, te glorificamos e te damos graças pela tua infinita glória.

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Ó Pai amado! Graças te damos pela tua bondade para conosco. Pela fé que nos presenteias gratuitamente e pela alegria em Cristo. Te pedimos que continues nos abençoando neste culto de uma maneira bem especial. Queremos ser teus totalmente. Renova nossa vida, mente e corações. Entregamo-nos a Ti em nome de Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 25.1-9

2ª Leitura Bíblica: Filipenses 4.1-9

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Mateus 22.1-14

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 379 – HPD II – Pronto para ouvir

PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as nós.
Paulo escreve a carta de Filipenses da prisão, nada o desanimava. Foi julgado e se sentia só. Além disso, a fiel pregação do Evangelho estava ameaçada, uma situação propícia para a ansiedade. Nesse contexto Paulo louvava a Deus e convencido pelo Evangelho e por Jesus anima os Filipenses a se alegrarem com ele e a lançarem os seus cuidados à Deus (4.6).
Paulo dá vários conselhos. – Primeiro às mulheres líderes a fazerem as pazes; Depois anima os cristãos a serem alegres e então pede que os cristãos vivam unidos a Cristo.
Paulo aconselha duas mulheres, são Evódia e Síntique, líderes na Igreja, e recomenda que façam as pazes (v.2).
O amor tem dois encargos principais: um é dar, o outro, perdoar. (John Boys). Sim, elas deveriam concordar e viver em harmonia com a mente de Cristo Jesus que nos é dada e revelada na Palavra de Deus. Quantos conflitos nos atrapalham de um trabalho harmonioso na comunidade cristã. Falta paz, falta perdão. E, a partir deste reconhecimento e mudança de atitude há restauração. Tanto das vidas como no envolvimento do todo.
Anima os cristãos a serem alegres (v.4,6) – Essa alegria não é simplesmente uma emoção. Está ligada a deixar a ansiedade e as preocupações da vida nas mãos de Deus pela oração, que é o melhor remédio para a ansiedade. E, Paulo é um exemplo. Mesmo enfrentando a morte de um mártir ele não estava preocupado. Disse que Cristo seria engrandecido, quer pela sua vida ou quer pela sua morte (1.20).
A alegria faz e é parte da salvação. Esta paz e alegria vem através do nosso relacionamento com Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Como cristãos temos os frutos do Espírito, e um deles é a alegria que vem de Deus. Logo, ela não vem automaticamente. Nós a experimentamos somente a medida que permanecemos em Cristo. Quem não quer a plenitude da alegria? Jesus nos ensinou que ela está ligada intimamente quando permanecemos na Palavra e o obedecemos. Por isso as irmãs em Cristo, Evódia e Síntique precisavam fazer as pazes.
Lutero diz que “Nesta epístola, Paulo elogia e exorta os Filipenses a permanecerem na fé autentica e a crescerem no amor... no capítulo 4 ele os exorta a paz e a boa conduta exterior de uns para com os outros.” – A fé autentica reconhece seu erro, vai em busca do perdão, mesmo não sendo o culpado.
A oração é a maior arma do cristão. Não devemos andar inquietos ou ansiosos de coisa alguma. Por isso, o melhor remédio para a preocupação é a oração. E por quê? – Porque na oração renovamos nossa confiança em Deus que é fiel ao lançarmos sobre Deus (1 Pe 5.7) a nossa ansiedade e problemas pois tem cuidado de nós. – Convivendo com Cristo, a paz de Deus vem ao nosso encontro guardar as nossas mentes e os nossos corações. Sendo uma consequência após colocar concretamente para Deus nossos pedidos pela oração e suplica, com ação de Graças. Essa paz é uma tranquilidade interior e que o Espírito Santo nos transmite. Nos faz ter convicção de que Jesus está perto e nos agracia concretamente com o amor de Deus.
Paulo anima os Filipenses a viverem unidos a Cristo (vs.1,4,7)
O viver em Cristo tem haver com o encorajamento e a oração. É vivendo no dia a dia o que se aprende, pelo que oramos e suas expectativas. Em resposta a oração a paz de Deus, que excede toda compreensão guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus (v.7). – Coração é o centro de cada pessoa e, de onde fluem os pensamentos, sentimentos e vontade. – Mentes: tem haver com pensamento – o ato da vontade que surge do coração (aqui coração e mente são sinônimos).
Não tem preço sabermos que a paz de Deus guarda os nossos corações e mentes em Cristo Jesus.
Paulo ordena a termos em mente as virtudes do versículo 8 em nossa mente e consciência para que possam nos inspirar e guiar no que fazemos, pois são ideais de vida fundamentais de acordo com o propósito de Deus – leiamos o v.8... Vemos a ênfase na excelência dos pensamentos e Paulo nos anima a preencher as nossas mentes com o que há de melhor. Os pensamentos vêm antes das atitudes, influenciam nossas emoções e afetam nossos relacionamentos. “Nós podemos escolher o que pensamos, o que falamos e o que sentimos. Isso se chama livre arbítrio” (Paulo Vieira). Por isso a importância da renovação da mente (Rm 12.2) e a transformação do nosso caráter. Onde temos o melhor acervo? Na Bíblia.
Conforme Lutero ‘“Meditar a Palavra”. É ler e estuda-la, e, quando erramos ou precisamos em uma situação especifica, a Palavra de Deus nos vem à mente’. Aprendendo e memorizando tanto hinos como versículos bíblicos. Podemos fazer um exercício. Eu inicio um versículo e vocês o podem terminar. Quantos será que sabemos?
Começamos com o Sl 23.1 “O Senhor é o meu ......” Rm 3.23 “Todos pecaram e...” Jo 14.6 “Eu sou o caminho, e a verdade....” Ap 3.20 “Eis que estou a porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, ...
Se você soube pouco, talvez precisa praticar e memorizar mais, ou conhece outros.
Que Cristo seja a nossa verdadeira alegria, e esta com certeza vêm ao vivermos em harmonia, no perdão e amor com os irmãos e as irmãs. Não se esquecendo de dizer para Deus, em oração, todas as nossas questões. Tendo a certeza de que a paz virá em nossas vidas. Vivendo o que aprendemos, recebemos e ouvimos.
Deus nos ajude.

HINO
Nº 207 – HPD 1 – Sem Jesus

CONFISSÃO DE FÉ
O Credo Apostólico resume o que nós acreditamos. Ele, na verdade, fala onde está depositada a nossa fé. Por isso que se chama confissão de fé. É o que Deus nos ensina. Não são palavras vazias. É a resposta a todo mundo sobre o que eu creio. Por isso confessemos a nossa fé com estas palavras:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Deus tem sido misericordioso conosco e não tem-nos deixado faltar nada. Neste momento queremos agradece-lo com aquilo que Ele nos deu.
Vamos recolher as ofertas que tem o destino ____________________________________ Rogamos que Deus abençoe dádivas e doadores. Cantamos para recolher as ofertas o hino:

Nº 452 – HPD 2 – Senhor, eu quero amar-te


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obrigado Pai celeste por estares presente em nossas vidas. Obrigada por nos dares o dom da fé que nos faz viver e andar nos teus caminhos. Nos anima a nunca deixar teus caminhos. Agradecemos de uma maneira muito especial pela obra de Jesus em nosso favor, e pela ação do Espírito Santo em nossas vidas. Assim oramos por...
Motivos de Oração: (pedir antes quem tem motivos para a oração)
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor Deus, tudo mais o que estiver dentro do nosso coração, nós te entregamos quando juntos oramos a oração que Jesus Cristo nos ensinou dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Que assim te abençoe o Trino Deus: Pai+Filho+Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vá, na Paz que Deus te dá em Cristo. Renovando sua mente e pensando o que há de melhor.

CANTO FINAL
Nº 320 – HPD 2 – Espírito Santo de Deus


 


Autor(a): Pa. Christa Arruda
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 19º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Filipenses / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 9
Título da publicação: Caderno de Cultos / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42909
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br