João 3.1-17 - 1º Domingo após Pentecostes - 27/05/2018

Caderno de Cultos 2018

27/05/2018

27/05/2018 – 1º Domingo após Pentecostes
Isaías 6.1-8; Romanos 8.12-17 Pregação: João 3.1-17
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT


ACOLHIDA
Tempo de Pentecostes, tempo em que Deus nos acolhe e nos chama como Igreja, e na minha vida pessoal a olhar na direção do horizonte que Jesus Cristo nos deixou. Tempo de olhar em volta e dizer com o salmista: “Elevo meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121.1,2). Pentecostes é tempo de anunciar a todos, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Mas também é tempo de lembrar e nos perguntar: para onde estou correndo? Será que estou caminhando na direção certa, na direção do horizonte deixado por Cristo?

Queremos ainda receber com alegria todos/as que nos visitam. E dizer que o nosso desejo é que todos/as sintam o Amor do próprio Deus no meio de nós, e sempre tenham vontade de estar com a gente muitas vezes. Seja bem-vindo/a, pois Deus quer nos abençoar a todos. Por isso, queremos cantar...

CANTO DE ENTRADA
Nº 337 - HPD – Reunidos aqui

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA DE ABERTURA
SAUDAÇÃO
Neste culto, queremos pedir a Deus para que coloque em nós, Sua Igreja, o desejo de anunciar, mas também de parar, meditar em Sua Palavra e nos ajude a reorientar se for preciso, o caminho da nossa vida. Por isso, nos reunimos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 325 - HPD – Aqui você tem lugar

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Senhor, nosso Deus, diante de ti nos colocamos para restaurar o nosso relacionamento contigo e com o meu próximo. Aquieta nosso coração. A tua cruz nos faz refletir sobre os rumos da nossa vida. Teu exemplo nos desafia a te seguir. Perdoa quando, em nossa casa, em nossa igreja, caminhamos para longe uns dos outros e para longe de Ti! Muitas são as vezes, que não seguimos o Teu exemplo. Por mais que tentemos praticar o bem, falhamos! E por isso percebemos o quanto precisamos do amor que tiveste por nós na cruz. Queremos recomeçar, mas precisamos da Tua ajuda, da força que o teu Espírito Santo nos dá. Assim, nos achegamos à Tua presença, para Te pedir perdão e nos ajudar a nos reconciliar uns com os outros. Por isso, agora, silenciosamente, cada um/a coloca a sua vida aos pés da Tua cruz para confessar as suas faltas, e reconhecer que precisamos de Ti (momento de silencio).

Pai querido, obrigado porque nos dás a chance de nos apresentar e nos reencontrar na Tua reconciliação. Tu conheces o nosso coração e sabe que não conseguimos expressar em palavras tudo o que nos leva para longe de Ti. Por isso, em Tua misericórdia pedimos: perdoa-nos e ajuda-nos a restaurar nossa vida com as pessoas de quem nos afastamos e nos ajuda a vencer a dor, a amargura e a tristeza que nossa vida marcada pelo pecado nos traz. Isto nós Te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO
Essa é a promessa de Deus quando confessamos nossos pecados. Que nossos pecados são perdoados por Deus em Seu Filho Jesus Cristo. Por isso, rogo em nome de Cristo que todos se reconciliem uns com os outros e também com Deus. Pois como disse o próprio Jesus: “[Porque] Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único Filho, para que todo o que nEle crer não morra, mas tenha a vida eterna. Pois Deus mandou o seu Filho para salvar o mundo e não para julgá-lo” (João 3.16,17). Assim, a promessa de Deus se cumpre em cada um de nós, quando vivemos deste perdão dado por Cristo. Por isso, tenha coragem, confesse tudo a Deus, e receba o perdão dos seus pecados. Amém.

KYRIE
E da mesma maneira como Deus se reconcilia conosco, queremos nós também nos colocar diante de Deus e clamar pelas dores deste mundo. Por isso, queremos cantar:

1. Pelas dores deste mundo, ó Senhor, imploramos piedade. A um só tempo geme a criação.
2. Teus ouvidos se inclinem ao clamor desta gente oprimida. Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada com a justiça. Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder sustente o testemunho do teu povo. Teu Reino venha a nós! Kyrie eleison!

GLÓRIA IN EXCELSIS
Queremos glorificar o trino Deus cantando:
Nº 254 - HPD – Senhor, meu Deus

ORAÇÃO DO DIA
Senhor, nosso Deus, mais uma vez estamos diante de ti, para te pedir que venhas sobre nós com teu Espírito e a Tua Palavra, como vieste aos discípulos no passado. Para que também nos ajude a andar pelo caminho que apontas e nos deste em Jesus Cristo. Por isso te pedimos Senhor: derrama Teu Espírito sobre nós, abre nosso coração e nossos ouvidos para que estejamos prontos para ser transformados por meio da Tua palavra. Isso nós te pedimos em nome de Jesus Cristo. Amém!

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 6.1-8
2ª Leitura Bíblica: Romanos 8.12-17
3ª Leitura Bíblica: João 3.1-17

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 421 - HPD – Eu quero ser
PREGAÇÃO João 3.1-17
Deus por meio de sua Palavra nos coloca muitos desafios para trabalhar a nossa vida. Quando olhamos para o mundo a nossa volta, vemos como é turbulento e inseguro o futuro que podemos construir com as próprias mãos. Muitas vezes estamos desanimados porque olhamos para o mundo só com os olhos do ser humano decaído e pecador, como fez Isaías e não com os olhos de Deus. A Palavra de hoje, fala de como posso experimentar este nascer de novo e ser luz neste mundo em Cristo, também no século XXI.

Conta uma história, que certa vez, um homem chegou ao céu e pediu para falar com Deus. De acordo com esse homem, havia uma coisa na Criação de Deus que não fazia nenhum sentido. Deus o atendeu na hora! Deus também queria saber que falha era essa na Sua Criação. O homem então disse: - Senhor Deus! Sua criação é maravilhosa e muito prática. Cada coisa tem sua razão de ser. Mas... Do meu ponto de vista, tem uma coisa que não serve para nada. - E que coisa é essa que não serve para nada? Perguntou Deus. - É o horizonte! Para que serve o horizonte? Se dou um passo na direção do horizonte, ele sempre se afasta mais um passo de mim. Se dou dez passos, ele se afasta outros dez passos. Se caminho quilômetros na direção dele, ele se afasta o mesmo tanto. Isso não faz sentido! O horizonte não serve para nada. Deus olhou para o homem, sorriu e disse: - Mas é justamente para isso que serve o horizonte: para fazê-lo caminhar.

Quantas vezes fazemos o mesmo com Deus! Acreditamos que existe um erro no caminho que Deus nos deixou. Como a herança da Reforma de 500 anos atrás, pode nos ajudar ainda hoje? Para que serve o horizonte? Serve para nos fazer olhar para frente! Todos querem ter uma vida melhor. Mas como vemos todos os dias, não consigo deixar mais do que pequenos sinais de amor e carinho no meio das pessoas, que parecem desaparecer no meio de toda a maldade deste mundo. Mas apesar de pequenos, são sinais poderosos para despertar a nossa fé em Cristo e para vermos já agora, mas ainda não, um pouco do Novo Reino que está por vir de forma definitiva com Cristo, mas que não salva este mundo do seu fim.

O encontro de Nicodemos com Jesus (o estudioso da Palavra), bem poderia ser o nosso encontro com Jesus, ou daquele homem que questionou os planos de Deus. As duas histórias têm uma coisa em comum. Elas não apontam para onde eu quero, mas para onde Deus quer. Em quem Ele quer nos transformar, como fez com Isaías. Somos assim, se não apontam para uma vida melhor para mim, aqui e agora, então eu não quero! Porque como eles, quero poder dizer quando e para onde vou, e não esperar pelo agir do Criador. Enquanto agimos como Nicodemos ou aquele homem, não temos como saber o que é nascer de novo, como aconteceu com Lutero; ou entender para que serve o horizonte.

Você está cansado de correr atrás do futuro que parece nunca chegar? O Povo de Deus do Antigo Testamento, também se cansou. Nos planos de Deus, a Terra Prometida estava logo ali, depois do Monte Sinai! Mas por serem teimosos e não confiarem em seguir o caminho de Deus; Deus os fez caminhar em círculos no deserto, por quarenta anos. E porque duvidamos tanto, como Adão e Eva, e como eles, o mundo espera até hoje que Deus traga o horizonte do Novo Reino com a segunda vinda de Jesus Cristo. Muitas vezes, também passamos uma vida dando voltas em torno dos nossos pecados ou dos sonhos deste mundo, que sem Jesus, nunca nos farão chegar no horizonte.

Qual a resposta de Jesus para o nosso espírito que duvida dos planos de Deus? Ele nos dirá: ninguém pode ver o Reino se não nascer de novo. Assim como Deus fez a promessa para Abraão, e ele creu num futuro que só pôde imaginar, mas nunca experimentar. Eu e você também somos chamados a crer e olhar para o horizonte que Cristo nos deixou. Como Abraão mostrou sua fé? Nasceu de novo, quando se colocou a caminho do horizonte que Deus tinha lhe mostrado e andou na direção dele: um dia depois do outro! Crendo que Deus no momento certo traria o horizonte até ele! Mesmo sabendo que nesta vida, nunca chegaria lá.

Antes da Reforma, Isaías, Lutero e as pessoas da sua época viviam torturadas por seus pecados, talvez como nós, com medo de um Deus juiz! Mas quando ele descobre o grande Amor que Deus teve por ele e por todos nós em Cristo naquela cruz! Abraçado pela fé neste amor, Lutero nasce de novo. Isso mudou radicalmente a forma dele de ver a vida. Ele descobre que o Amor de Jesus Cristo na cruz venceu o Juízo. Todos nós sabemos que somos culpados! Mas sabemos também que Deus deixou o horizonte em Jesus Cristo, para que no final você saia vitorioso da morte!

Está cansado de correr? Então pare de correr só atrás do futuro que este mundo pode dar ou fugir dos seus pecados. Jesus Cristo já te perdoou. De meia volta! Se coloque a caminho da cruz, pois o Amor de Deus vem de lá! E não pare mais! Creia! No tempo certo, Cristo trará o horizonte até você. Pois como disse Jesus: assim é todo o que nasce do Espírito de Deus: ele não sabe dizer ao certo de onde vem, nem para onde vai, mas sabe no fundo do coração, que será maravilhoso. Para que serve o horizonte? Para fazê-lo caminhar na direção do Novo Reino de Deus. Que Deus nos ajude nessa nova semana. Amém!


HINO
Nº 473 - HPD – Jesus em tua presença

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos nos unir aos cristãos ao redor de toda a terra e de todos os tempos. Confessar a nossa fé em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que veio nos reconciliar com todos, por meio do seu corpo e do seu sangue oferecido na cruz. Por isso, queremos confessar nossa fé em Cristo por meio do Credo Apostólico, dizendo juntos:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 237 - HPD – Graças dou

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Destino da oferta: _________________________________________
Oferta último Culto: R$________ destinada ____________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

ANIVERSARIANTES
________________________________________________________
________________________________________________________

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________
_______________________________________________________

Senhor, nosso Deus, obrigado porque vieste nos ajudar apontar o caminho pelo qual devemos andar. Ajuda-nos a nos colocar a caminho como fez Abraão e como fez Isaías, dizendo: Senhor, eis-me aqui! Para que assim eu a minha casa possamos servir ao Senhor. Por isso, neste momento, também pedimos por este mundo perdido, que carece da Tua Salvação, que vive em meio a guerras e a destruição. Vem com teu Espírito e renova em nós a fé em teus caminhos. Olha pelo nosso país, pela nossa cidade e ajuda-nos na tarefa de anunciar o caminho do Teu perdão por meio de nossas mãos, seja em oração ou no testemunho concreto de nossa fé na vitória de Jesus Cristo sobre a morte, para que as pessoas ao nosso redor também encontrem o caminho da salvação. Tudo o mais, colocamos diante de Ti pela oração que o teu Filho Jesus Cristo nos ensinou por meio dos apóstolos, dizendo juntos...

PAI NOSSO
Pai nosso...

LITURGIA DE DESPEDIDA
BÊNÇÃO
Queremos receber das mãos de Deus à bênção que ele nos oferece, toda vez que nos reunimos em culto. Que Deus Te abençoe e Te guarde, que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que ele sobre ti levante o Seu rosto e Te de a paz. Que assim Deus Pai, Filho e Espírito Santo Te conduza pelos caminhos de Deus, hoje e para todo o sempre. Amém.

ENVIO
Vão na paz do Senhor Jesus Cristo, na certeza de que ele vai adiante de vocês e de todo/a aquele/a que se deixa conduzir por Suas mãos. Pois Ele nos perdoou e nos deu a chance de colocar o perdão, a saúde, a vida, no lugar da morte. Vão na paz do Senhor Jesus, que Deus os abençoem.

CANTO FINAL
Nº 308 - HPD – Então se verá


Autor(a): Pastor Cláudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Pentecostes - Domingo da Trindade
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 45605
REDE DE RECURSOS
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br