Marcos 5.21-43 - 6º Domingo após Pentecostes - 01/07/2018

Caderno de Cultos 2018

01/07/2018

01/07/2018 - 6º Domingo após Pentecostes
Pregação: Marcos 5.21-43; Leituras: Lamentações 3.22-33;
2 Coríntios 8.7-15
Miss. Dulcenelda Schneider – Comunidade Missionária de Santarém - PA
LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam todos//as bem vindos e bem vindas a este culto. Que o amor de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com cada um de nós.

De uma forma especial queremos acolher os/as visitantes. Sejam todos muito bem vindos, que possam sentir-se bem em nosso meio.

CANTO DE ENTRADA
008 – Livro de Canto – Canção de chegada
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos/as em nome do Trino Deus: Pai, Filho, Espírito Santo. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
002 – Livro de Canto – Bênção
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Pai Querido, tu nos conheces, sabes como até aqui chegamos, Grande é o teu amor por nós. Ajuda-nos a reconhecer que necessitamos de ti, do perdão dos nossos pecados, fala conosco Senhor, mostra-nos Senhor as nossas falhas e tenha misericórdia de nós, perdoando os nossos pecados. Pecamos em palavras que tão facilmente saem dos nossos lábios, pensamentos que fogem da tua vontade, atitudes que nem sempre com elas te honramos. Permita que teu Santo Espírito venha sobre nós com tua paz e graça. Trazendo arrependimento e transformação necessária para uma vida coerente com a tua palavra. Em nome de Jesus. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Em 1ª João 1.8 lemos “Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós”. Reconhecer nosso erro e pecado é ser coerente com a Palavra de Deus. Portanto, 1ª João 1.9 nos diz: “Se confessarmos nossos pecados, Deus é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos libertar de toda a injustiça”. Na certeza do perdão de Deus podemos descansar. Amém

KYRIE
Queremos interceder por todos aqueles que sofrem neste mundo, todos juntos cantando: 56 do Livro de canto – Pelas dores deste mundo

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cremos na soberania e cuidado de Deus sobre nossas vidas e mundo em que vivemos. Por isso queremos glorificar a Deus cantando:
073 – Livro de Canto – Ontem, hoje para sempre e

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus e Pai, em nome de Jesus estamos em tua presença e agradecemos pelas inúmeras bênçãos que, dia a dia, o Senhor tem derramado em nossas vidas. Obrigado pelo teu cuidado, proteção e provisão. Obrigado inclusive pelas dificuldades por que cremos que elas mediante a fé, se transformam em bênçãos. Abençoa-nos também com a Tua Palavra. Que essa semente que será lançada encontre terra boa, ou seja, corações receptivos que correspondem ao Teu amor. Em nome de Jesus Cristo. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Lamentações 3.22-33

2ª Leitura Bíblica: 2 Coríntios 8.7-15

3ª Leitura Bíblica: MARCOS 5.21-43
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
152 – Livro de Canto – Pela Palavra de Deus

PREGAÇÃO
De um lado vemos a multidão. Alegre por estar ali esperando e recebendo Jesus. Nesta época Ele já é bastante conhecido pelo povo por seus milagres, curas e ensinamentos.
Ele chega a Cafarnaum pelo mar da Galiléia depois de ter ali acalmado a tempestade e de ter curado aquele endemoninhado em Gadara, do outro lado do lago.
Contrastando com a multidão há Jairo. Um homem que ousa quebrar este momento. Ele interrompe todo o clima criado em torno de Jesus para expor sua situação particular, seu sofrimento. Sua única filha estava à morte.
Jairo não é um homem qualquer. Ele é um homem conhecido, com posição de destaque na comunidade local. Afinal ele é o dirigente da sinagoga. Ajoelhado diante de Jesus ele pede por sua filha.
Há ainda a mulher. Uma mulher anônima. Nem sabemos seu nome. Ela, diferente de Jairo chega por trás de Jesus. Não ousa falar, só toca seu manto. Anseia por sua própria cura.
Duas pessoas tão diferentes. Cada uma com sua história, cada uma com seu jeito de ser e chegar a Jesus. E ele acolhe a ambas.
Os nossos problemas não apenas nos afligem, eles também nos arrastam aos pés de Jesus. “Quando o seu problema parecer impossível, tenha esperança.”
Muitas vezes as pessoas se deparam com situações difíceis em sua vida e ficam presas a uma religiosidade que impede a benção de alcançá-las, esse mal tem entrado nas igrejas e afastado o povo do Deus verdadeiro.
Não adianta piedade sem o poder de Deus para agir, não adianta falar em amar o próximo sem pagar o preço de oração pelos perdidos, não adianta você falar que quer ver sua família aos pés do Senhor se o seu testemunho é vergonhoso, não adianta você falar que quer ver seus filhos nos caminhos do Senhor se eles não veem o Senhor na sua vida.
Os religiosos veem as coisas acontecerem e falam: “É assim mesmo eu não posso fazer nada”. Quem não é somente religioso vai além com Deus!
Jairo era chefe da sinagoga e vivia mediante o costume judaico. Ele poderia não ter aberto mão de sua religião e posteriormente ter perdido sua filha. Correndo o risco de ser expulso da sinagoga, ele foi adiante e prostrou-se aos pés de Jesus, reconhecendo a autoridade de Deus em Jesus.
Ainda hoje temos paradigmas que se opõem a nós para que vivamos uma vida de tradicionalismo, nos impedindo de rasgarmos nossos corações diante do Senhor...
Que sejamos como Jairo, esquecendo-se de sua elevada posição e nos rendamos aos pés do Senhor, crendo no milagre.

Vencer a Impaciência (v.33 “...a mulher contou toda a verdade” - Jesus parou para cuidar da mulher e ouvir seu testemunho, Jairo continuava ali ouvindo o longo testemunho ao lado de Jesus, despojando-se mais uma vez de sua posição e aguardando o seu milagre.
Muitas vezes Deus permite que outras pessoas recebam o milagre em nossa frente para fortalecer a nossa fé. A impaciência pode impedir o milagre. Infelizmente muitos têm postura errada e dizem: “Porque fez por ele e não faz por mim?”
Imagine a aflição de Jairo ao ver Jesus cuidadosamente ouvindo a mulher, ele também poderia dizer: “Mas, e o meu milagre? Minha filha está morrendo... será que Jesus não está percebendo a gravidade da minha situação?”
Apesar de todos esses fatos, Jairo induziu seu coração a motivação correta. Vendo Jesus operar ele creu que seu milagre também chegaria.
Vencer as emoções (v.38) - Chega uma hora que você vai ter que decidir entre crer ou sentir.
Sentir é muito bom, sentir a presença de Deus, sentir o fogo, arrepios, eletricidades correndo pelo corpo. Mas haverá momentos em que você não sentirá nada.
O vento vai parar, os sentimentos vão cessar e não haverá ninguém para falar ou tocar em você. E o que te restará será apenas a fé, que poderá mover montanhas se for do tamanho de um grão de mostarda (menor do que a cabeça de um alfinete).
O mundo espiritual vai parar para ver como você reagirá quando não sentir nada. Será você, Deus e as circunstancias à sua frente. Nessas horas de teste ignore suas emoções, fique com aquilo que a palavra de Deus diz, mesmo que pareça absurdo, mesmo que pareça loucura.
Tomar cuidado com os fatos (v.35) - Neste momento tão angustiante, Jairo teve duas opções: ficar com o fato ou crer na verdade de que Jesus estava ali e traria vida à sua filha. Este foi o teste da fé de Jairo e quando chegam esses momentos é hora de ignorarmos os fatos.
Na vida existe FATO X VERDADE. Fato: é o que se pode ver, tocar, ouvir, sentir. Verdade: é aquilo que a Palavra de Deus diz, é aquilo que Deus falou.
São nesses momentos que devemos escolher qual vamos seguir, não para negarmos os fatos, mas para escolhermos para qual vamos olhar, o fato ou a verdade.
“Jesus, não se importou com a notícia e disse: Não temas, crê somente” (v.36). Em outras palavras Jesus estava dizendo para Jairo “a História não acabou”.
Poderíamos citar muitas outras barreiras que impedem o milagre de Deus em nossas vidas...
Mas, o que nos chama a atenção nesta passagem no livro de Marcos foram as circunstancias que Jairo teve que passar para alcançar o milagre na vida de sua filha.
Talvez você está aqui continuando a sua sexta semana, a quinta, a quarta, a terceira, a segunda ou até mesmo começando a primeira, e está te faltando fé, ou está pensando em desistir.
Infelizmente muitos não vão até o fim e param pelo caminho.
Muitas pessoas vêm à igreja porque estão acostumadas a vir. Acham errado deixar de vir. Mas estar em contato real com Jesus não é o que esperam acontecer no culto. Alguns vêm para orar, mas não tocam em Jesus pela fé.
Outros cantam, oram, ajoelham, ouvem, mas não tocam o Senhor pela fé. É como a multidão que comprime Jesus, mas não o toca pela fé. Vêm à igreja, mas não se encontram com Jesus.
Diz a pessoa ao seu lado: Aqueles que tocam a Jesus pela fé alcança o milagre em sua vida.
Não abra mão de tocar hoje nas vestes de Jesus. Não se contente apenas em orar mecanicamente, toque em Jesus pela fé. Não se contente em apenas ouvir um sermão, toque hoje nas vestes de Jesus.
Ninguém que tenha confiado em Deus até o fim ficou envergonhado. Deus tem uma reputação a zelar e Ele jamais vai permitir que alguém manche a sua reputação.

HINO
029 – Livro de Canto – Senhor, tu nos chamaste

CONFISSÃO DE FÉ
Queremos confessar a nossa fé que temos em Deus, usando as palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
477 – Livro de Canto – Obrigado, Pai Celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor nosso Deus, agradecemos por esse culto, pela Palavra lançada em nossos corações. Que possamos viver em total dependência de Ti. Agradecemos pelos aniversariantes porque sabemos que a vida é dádiva das tuas mãos. Que o Senhor conceda saúde e renove a fé e a esperança em suas vias. Queremos interceder pelas pessoas que precisam de cuidados especiais ....(mencionar pedidos). Intercedemos também pelo governo do nosso país, pelo governador do Estado em que vivemos e pelo prefeito da nossa cidade. Dá a cada um sabedoria e discernimento no exercício do ofício. Senhor abençoa todos os grupos da nossa Comunidade e Paróquia conduze-nos em tudo que fizermos. Assim pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. E tudo o mais queremos incluir na oração que Jesus Cristo nos ensinou a orar:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

 

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém

ENVIO
Vamos todos na paz e no amor de Deus, servindo a ELE com alegria. Um bom domingo e uma abençoada semana à todos.

CANTO FINAL
Deus te abençoe, Deus te proteja, Deus te dê a paz, Deus te dê a paz.
 


Autor(a): Missionária Dulcenelda Schneider
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 21 / Versículo Final: 43
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2018
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 47746
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br