Motivações e Subsídios para Jovens e Comunidades

Auxílios para preparação de atividades com Jovens nas Comunidades

22/11/2012

 

Este Caderno reúne

MOTIVAÇÕES E SUBSÍDIOS

para lideranças, Ministros e Ministras das Comunidades. 

O objetivo é auxiliar na preparação de atividades com jovens no período do Advento, Epifania e Paixão. 

Que o Espírito Santo de Deus ilumine você e as iniciativas da sua comunidade com os jovens.

 

CONTEÚDO:

Apresentação 7

Esperança - Tempo de Advento 9

Deus se revela no Quotidiano - Epifania 19

A Parábola do Filho Pródigo — Epifania 25

O Silêncio Ativo de Deus - Paixão 33

Dinâmicas de Grupo 42
 

Um grupo de trabalho do Sínodo Sudeste reuniu-se para delinear um projeto de preparação de subsídios para jovens e comunidades. A ideia surgiu após o encontro de lideranças jovem que aconteceu em Araras- Petrópolis – RJ,. Na avaliação do encontro, jovens apontaram a falta de material e motivações com conteúdos contextualizados.

O pastor sinodal, Guilherme Lieven, convidou dois ministros/as com Ordenação, de cada núcleo/UP do Sínodo Sudeste, para compor o grupo de trabalho e ajudar na reflexão e elaboração desta proposta. Após uma rica reflexão e partilha sobre o assunto, a proposta recebeu o apoio, na esperança que venha preencher um vazio existente na área de atuação ministerial, como também na ação dos jovens em comunidades. Decidiu-se pela elaboração de subsídios com conteúdos e indicação de métodos para ajudar ministros/as e jovens a finalizar uma dinâmica, celebração, debate ou qualquer outra forma de interação com jovens e comunidades. O material da publicação não apresentará um texto final, mas subsídios a serem considerados, “aproveitados”, ou incluídos no trabalho com jovens e com a comunidade.

Essa metodologia visa assegurar o envolvimento das lideranças jovem e ministros/as na execução de atividades, que passam pelo diálogo com o contexto e situação/realidade dos jovens e das respectivas comunidades.

O grupo de trabalho estabeleceu, ainda, que a elaboração dos subsídios considerará as áreas temáticas Projeto de Educação Cristã Continuada: Bíblia – Confessionalidade – missão – contexto. Terá como enfoque: Juventude e a cidade – Considera-se que mesmo no meio rural da região sudeste, o jovem tem ligações com a cidade e deixa pautar-se pela dinâmica da cidade. E, invariavelmente, idealiza a dinâmica da cidade e possíveis benefícios.

 


Autor(a): Grupo de Trabalho do Sínodo Sudeste - IECLB
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Título da publicação: Motivações e Subsídios para Jovens e Comunidades / Editora: Publicação Interna do Sínodo Sudeste / Ano: 2012 / Volume: 1
Natureza do Texto: Educação
ID: 18133
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br