Não há outro deus!

Senhas diárias

27/12/2018

O povo de Israel está na fronteira da terra de Canaã e se preparando para entrar nesta terra que o Senhor havia prometido para Abraão e sua descendência. Moisés havia conduzido o povo até aquele momento. Ele já sabia que não entraria na terra, mas fez todo o possível, dentro de suas capacidades, força e sabedoria a fim preparar Israel para viver nesta nova terra. Uma das principais exortações é a de que o povo não se deixe levar por outras doutrinas e credos, para que não se afastassem do Senhor, pois Ele é o único Deus que existe e pode fazer algo. Moisés coloca ênfase nesta exortação pois sabe que os outros deuses cultuados pelos povos da terra não existem e são apenas imagens inertes que nada podem fazer. O povo será enganado e se afastará da palavra da vida. Permanecer na fé em Javé é o que de melhor podem fazer, pois ele escolheu este povo para cuidar dele de forma especial.
É exatamente isso que Paulo diz aos gálatas: não percam a liberdade que vocês receberam, pois esta á a única liberdade que existe e faz sentido. Não se deixem enganar por falsas promessas e falsas doutrinas que certamente vão tirar a liberdade que Jesus deu. Cristo Jesus é tudo o que se precisa para viver livre e seguir os caminhos do Senhor. Havia, na ocasião, muitas doutrinas em torno da comunidade dos gálatas, as quais procuravam trazer de volta a lei e determinar maneiras de proceder que não estavam em acordo com a liberdade que o Evangelho havia trazido para eles. Paulo os exorta a serem criteriosos e não aceitar doutrinas que tiram Cristo Jesus do centro da fé. Também nós precisamos observar as doutrinas que nos cercam, especialmente e da prosperidade, pois ela e elas nos afastam do centro da fé, Jesus, o Salvador e Senhor. Confiemos apenas em Cristo e sejamos sóbrios.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50649
REDE DE RECURSOS
+
Quando Deus parece estar mais distante, mais perto de nós Ele se encontra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br