O poder está na obediência ao Senhor

Senhas diárias

24/07/2018

O exército assírio estava às portas de Israel e o povo tinha medo da invasão. O rei vai em busca do apoio do exército egípcio para conter os assírios e preservar Israel. Porém, o profeta Isaías traz uma palavra de condenação sobre este ato: Deus não quer que busquem apoio em homens, sejam eles quem forem, mas que retornem, em arrependimento, ao Senhor e confiem que Ele será o libertador. Isaías condena o viver dissoluto e sem ouvir a voz de Javé, pois isso é o motivo de estar acontecendo esta invasão, afirma ele. Antes de buscar ajuda fora é necessário trazer o coração, isto é, o ser e o viver, de volta para Deus e assim o Senhor terá misericórdia e livrará o povo. Por isso o profeta diz: Vocês se afastaram para longe de Deus; mas agora arrependam-se e voltem para ele. Isaías sabe, e Deus ordena que ele anuncie ao povo, que o exército assírio é muito poderoso e não será, naquele momento, o exército egípcio que livrará Israel de ser invadido. A última esperança está no poder e força de Javé, o Senhor. Sabemos que o reino de Israel foi invadido e sua capital, Samaria, destruída e o povo deportado. Ficou apenas o reino de sul, Judá, com sua capital Jerusalém. Não adiantou Israel confiar na força das armas, antes deveria ter voltado para o Senhor. Também nós precisamos, diariamente, voltar ao Senhor e confiarmos na sua ação em nós e através de nós e não apenas na força de nosso braço.
É o que a palavra de Apocalipse 3.20 nos diz: O Senhor está à porta de nossa vida, querendo entrar para partilhar esta vida conosco e ser parceiro. Ele quer estar à mesa conosco e ser alimento principal. É nele que precisamos colocar nossa confiança diante dos desafios e dificuldades que ameaçam nossa existência e nosso relacionamento com as outras pessoas. Ele quer entrar, e morar conosco, e assim não precisaremos querer buscar força e poder em quem não tem e não teremos apenas a nossa própria força. Confiemos.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 48049
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br