PALAVRA DO PASTOR - Janeiro 2019

01/01/2019

Que todo o joelho se dobre ao nome de Jesus, nos céus, na terra e debaixo da terra.
(Filipenses 2.10)

O ano de 2018 ficou para trás. É passado. O que aconteceu não tem mais como mudar. É preciso confiar nas mãos de Deus e olhar para o presente e o futuro. No presente e no futuro está o ano de 2019.

O que esperar de 2019? Na noite de réveillon os desejos costumeiros são saúde, paz, amor, alegria, felicidade, prosperidade, emprego, realizações, conquistas... Por mais que desejamos tudo isso, um ano perfeito, sabemos que um ano novo também traz suas inquietações, angústias, medos, doenças, dúvidas e preocupações. Como fazer para não sucumbir diante das adversidades da vida?

O versículo de Filipenses, o lema bíblico que abre o ano de 2019, é: “Que todo o joelho se dobre ao nome de Jesus, nos céus, na terra e debaixo da terra”. O que, afinal, significa, dobrar o joelho diante de Jesus? Significa neste novo ano se deixar inspirar pela humildade de Jesus. Significa, como Cristo fez, buscar a orientação, a obediência ao projeto de Deus. Significa, como Cristo fez, colocar-se a serviço do cuidado da vida.

O que esperar de 2019? Esse esperar depende muito do quanto estamos dispostos a dobrar os nossos joelhos ao Cristo. Se o nosso olhar estiver realmente fixado nele, se os nossos joelhos estivem dobrados ao seu projeto, haverá cuidado com a vida. Haverá cooperação mútua. Haverá o enxugar de lágrimas. Haverá a solidariedade. Haverá tolerância mesmo nas divergências de opinião. Haverá diminuição da violência. Haverá paz nos corações humanos. Haverá a construção da justiça. Haverá a desconstrução das cruzes que matam. Haverá, isto sim, o despertar das manhãs de Páscoa.

Se Cristo Jesus for o nosso guia em 2019, se dedicarmos realmente tempo para dobrar nossos joelhos a Ele para que a sua mensagem nos inspire, teremos com certeza muitas bem-aventuranças. Bem-aventuranças são fruto do amor de Deus que vence em Cristo a cruz. Não há como sentir a alegria da manhã de Páscoa sem o milagre da ressurreição. Por isso, dobrar os joelhos diante de Jesus é saber que Deus caminha conosco em cada dia de 2019 para que juntos possamos vencer as cruzes, os dilemas da vida, que impedem o abraçar e sorrir.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50692
REDE DE RECURSOS
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br