Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Senado lembra Reforma Protestante

30/10/2017

imagem_materia (1)
imagem_materia (2)
imagem_materia
1 | 1
Ampliar

Sessão especial celebra 500 anos do movimento iniciado em 31 de outubro de 1517, com divulgação das 95 teses de Martinho Lutero. Confissão luterana está representada no Brasil, onde tem mais de 1 milhão de seguidores.O Senado celebrou os 500 anos da Reforma Protestante em sessão especial realizada nesta segunda-feira (30/10). O movimento iniciado em 31 de outubro de 1517, quando o monge agostiniano Martinho Lutero divulgou as 95 teses com que criticava a conduta da Igreja Católica. Segundo a lenda, elas teriam sido afixadas na porta da igreja de Wittemberg, na Alemanha.

Durante a solenidade, religiosos e senadores enfatizaram a luta de Lutero pela educação e a igualdade. Lutero foi um visionário porque, há 500 anos, ele defendia que a mudança da sociedade viria a partir da educação, disse a senadora Ana Amélia (PP-RS), segundo a Agência Senado.

O pastor Dalcido Gaulke, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), lembrou que uma das grandes contribuições de Lutero foi a defesa da livre interpretação da Bíblia, até então restrita a membros do clero. O grande legado é a palavra de Deus e a alfabetização para que homens e mulheres pudessem ler a sagrada escritura, afirmou.

O pedido de realização da sessão foi dos senadores José Medeiros (Pode-MT) e Paulo Bauer (PSDB-SC), além de outros 11 senadores. Segundo eles, a atitude de Lutero deu início a um movimento que transformou, desde então, a forma de pensar de grande parcela da sociedade. A Reforma sugeria um novo posicionamento do homem diante de si mesmo e do mundo, disse Medeiros durante a sessão.

Segundo o secretário-executivo do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, reverendo Juarez Marcondes Filho, o termo protestante era usado originalmente de forma pejorativa, mas logo ganhou outra conotação. Protestante é um nome que muito nos honra. Ser protestante é atestar a favor de alguma coisa. O protestantismo nasce com objetivo de atestar a favor da verdade, a favor da palavra de Deus, contrariando o pensamento da Igreja Católica, que à época havia se afastado da verdade, disse Marcondes Filho.

Há cerca de 1 milhão de luteranos no Brasil. Os estados com maior concentração são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rondônia e Paraná.

As duas principais igrejas são a IECLB, com origens alemãs, e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), com origem em missões oriundas dos Estados Unidos.
 

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br