Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

mensagem da Xx Assembleia Sinodal

Nos dias 16 -18 de novembro no Centro Luterano de Formação em Cacoal / RO, o Sínodo da Amazônia realizou a sua XV Assembleia Sinodal. Ministros/as, Conselheiros/as e Delegados/as tiveram a oportunidade de tomar conhecimento do que vai pelas nossas comunidades e o que aconteceu no Sínodo em 2012 através dos relatórios do Pastor Sinodal, da Diretoria do Conselho Sinodal, das Instituições, dos departamentos Sinodais e dos Campos de Atividade Ministerial no âmbito do Sínodo da Amazônia.
Na presença e companhia do Pastor Presidente Nestor Paulo Friedrich o Sínodo da Amazônia expressou palavras de agradecimento aos Ministros Mauri Magedanz, a Ministra Diaconisa Roseli Maria Klauck Magedanz e os filhos Joana Carolina e Daniel que após 12 anos deixam o Sínodo e vão servir na Paróquia de Sinimbu /RS. Diante, desta despedida o Sínodo elegeu a Ministra Religiosa Vera Lucia Engelhardt Prediger como Pastora Sinodal e Ministra Religiosa Dimuht Marize Bauchspiess como Pastora Vice Sinodal para o restante do mandato abdicado pelo Ministro Religioso Mauri Magedanz.
Em clima de comunhão e congraçamento a Assembleia proferiu para os/as Ministros/as, as Comunidades, as Paróquias, em fim, para todas as pessoas que integram a IECLB na Amazônia a seguinte mensagem:
“A vida só pode ser entendida olhando-se para trás. Mas só pode ser vivida olhando-se para frente” (Sören Kierkegaard). Olhando para estas duas direções, sentimos a profundidade da vivência e da realidade em um Sínodo geograficamente extenso. Experimentamos grandes alegrias e dificuldades. À luz de Marcos 13.1-8, fomos alertados de que não podemos nos deixar enganar por propostas que querem acabar com o mundo que Deus criou. A retrospectiva da vivência sinodal nos faz apreender o quanto evoluímos.  Pode-se dizer que “Até aqui nos trouxe Deus”.
A Comunidade tem um sentimento, uma vida e uma vivência comum que é a fé em Jesus Cristo. Temos o princípio da igualdade no qual todos são membros do grande corpo que é a Igreja, a Comunidade. Cremos que ninguém deva ausentar-se da nossa presença sem que sinta melhor, mais feliz e cativado para amar. Lembramos que no altar de nossas comunidades temos uma cruz vazia que nos traz à lembrança que Jesus se entregou por nós e que assim podemos ter esperança da vida eterna e notar que a cruz também se faz presente em nosso testemunho Evangélico em solo amazônico.
Salientamos as palavras do Pastor Presidente, Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich, que enfatiza o diálogo em diferentes âmbitos da IECLB. Ele parte do pressuposto de que, somente dialogando, podemos estar cuidando bem da missão de Deus, das pessoas que formam o corpo comunitário e da fé que necessita ser nutrida continuamente. Assim tornamos os diferentes grupos existentes em nossas Paróquias instâncias integradoras que oferecem espaços propícios para a vivência da espiritualidade. Do mesmo, parte a ideia de que é preciso falar bem do bem da IECLB, salientar e reforçar o que ela tem de melhor.
Quem faz a missão na Igreja são todas as pessoas batizadas. Para isso, é preciso construção em conjunto, compromisso e planejamento. Nesta Assembleia nos preocupamos com a escolha de novas lideranças e autoridades de nível Sinodal. Mesmo em clima apreensivo, conseguimos crescer juntos e lideranças se colocaram à disposição para servir no Sínodo da Amazônia. 
Todos somos importantes para a construção do Reino de Deus. Por isso, enfatizamos a necessidade de cada qual fazer a sua parte com o seu tempo, talento e tesouro. Somos chamados a ser, participar e testemunhar. Vivamos comunidade, pois o Senhor diz: “Eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças, ajudo e protejo com a minha forte mão (Is. 41.10)”.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br