Culto e Liturgia



ID: 2653

Fazer Paramentos: uma arte de comunicação do evangelho

21/05/2016

No último sábado, 21 de maio, 24 mulheres e 2 homens, de comunidades dos Sínodos Nordeste Gaúcho e Rio dos Sinos, se encontraram na Faculdades EST, em São Leopoldo, RS, para trocar suas experiências na arte de fazer paramentos. O encontro foi assessorado pela coordenadora de liturgia da IECLB, Cat. Erli Mansk.

Inspiradas e inspirados por Pentecostes, o grupo meditou sobre o significado desta festa para a igreja e em conjunto elaborou um projeto de paramento.

Como proposta de trabalho para este dia, algumas mulheres, individualmente ou em grupos, trouxeram um paramento para esta oficina, compartilhando o projeto com os e as demais.

Para o próximo encontro, que deverá sair ainda este ano, o grupo quer fazer um paramento para cada época do ano litúrgico, mas desta vez, a ideia é criar o projeto em conjunto, a partir de uma reflexão, no próprio grupo, sobre o significado teológico de cada festa e sobre os símbolos que podem ser utilizados em cada uma delas.

Os paramentos são instrumentos a serviço do culto na comunicação do evangelho. Eles fazem parte da linguagem mais ampla e sensível do culto. Eles podem nos tocar de uma forma diferente daquela da linguagem apenas falada. Deus faz uso de todas as formas de comunicação para nos alcançar com a sua mensagem de amor! Fazer paramentos é dom de Deus!

Erli Mansk, 27 de maio de 2016.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
REDE DE RECURSOS
+
Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
Mateus 5.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br