Culto e Liturgia



ID: 2653

Lecionário

Ao assumir o Lecionário Comum Revisado, organizado minuciosamente por algumas centenas de liturgos, teólogos, docentes de Antigo e Novo Testamentos do mundo inteiro nos anos 90, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil se insere nesse esforço ecumênico em prol da unidade.

Não se trata, porém, de uma adoção pura e simples do trabalho feito em outros lugares. Ao contrário, a IECLB constituiu um grupo de trabalho, que efetuou um cuidadoso estudo e exame do Lecionário, inclusive expandindo-o a festas menores e a datas comemorativas da Igreja, por julgar que é importante considerá-las no cotidiano do ano litúrgico. Trata-se, pois, de mais uma alternativa em caso de o domingo coincidir com uma dessas datas festivas ou festas menores da Igreja.

Lecionário é uma coletânea de leituras bíblicas, criteriosamente escolhidas para as diferentes ocasiões em que a comunidade cristã se coloca sob a palavra de Deus. Ao trabalharmos o tema do lecionário, integramo-nos num movimento milenar na igreja cristã.

A prática da liturgia da palavra é atestada pelos textos apostólicos (como At 2.42s.) e pós-apostólicos (como Didaqué, Apologia Primeira de Justino, Tradição Apostólica de Hipólito, entre outros). A liturgia da palavra é herança judaica; já no judaísmo antigo há textos fixos e previstos para os sábados e as suas festas.

É do tempo de Ambrósio, de Milão, o mais antigo lecionário de que se tem notícia (entre os anos 337-377), seguido do lecionário romano (366-604), armênio (417) e de Jerusalém (417-439).

O valor de um lecionário é indiscutível! Ele protege a comunidade e os pregadores da escolha de textos bíblicos por predileção; exige preparo homilético e litúrgico; possibilita que músicos, regentes, artistas plásticos e pregadores preparem, com antecedência, hinos, cânticos, estandartes, indumentárias, paramentos e sermões; propõe a leitura da Bíblia em doses viáveis e expõe a comunidade a uma considerável quantidade e variedade de textos bíblicos.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte nem a vida; nem o presente nem o futuro.
Romanos 8.38
REDE DE RECURSOS
+
A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br