Culto e Liturgia



ID: 2653

Manual de Bênção Matrimonial

Apresentação

O assunto bênção matrimonial tem sido objeto de muitas consultas e questionamentos por parte de obreiras, obreiros e comunidades da IECLB. Em que consiste a bênção matrimonial? Quem pode e quem não pode recebê-la? Onde se realiza? Qual a situação das pessoas divorciadas e das que vivem em união estável? Estas são algumas das perguntas mais frequentes.

Tais questionamentos desencadearam um processo de estudo, reflexão e aprofundamento em várias instâncias, entre as quais os Sínodos, o Conselho de Liturgia, e até mesmo um grupo-tarefa constituído especialmente para este fim. Como resultado desse trabalho, a Presidência da IECLB, juntamente com Pastora e Pastores Sinodais, e com o aval do Conselho da Igreja, fez algumas alterações na redação do capítulo pertinente à bênção matrimonial no guia Nossa fé, Nossa vida, que serão submetidas ao próximo Concílio da Igreja.

A IECLB não pode nem quer ficar indiferente às rápidas e substanciais mudanças que acontecem na sociedade. É uma Igreja atenta, disposta a dialogar e crescer. Não se trata, no entanto, de meramente conformar-se às mudanças, mas de auscultá-las, avaliá-las teológica e pastoralmente, e verificar quais práticas podem e devem ser admitidas para dentro da vida litúrgica da Igreja.

Novos dispositivos na legislação proporcionados pelo Novo Código Civil de 2002 impulsionaram a busca por uma prática litúrgica mais coerente com a legislação brasileira. Além de significativas do ponto de vista teológico e pastoral, pretendemos que nossas atividades sejam corretas do ponto de vista jurídico.

Assim, entregamos em suas mãos este Manual de bênção matrimonial. Ele contém fundamentos para uma reflexão sobre matrimônio e bênção matrimonial e apresenta propostas litúrgicas, além de recursos e subsídios para o enriquecimento dos ofícios de bênção matrimonial. É nossa intenção que ele seja um auxílio sólido e consistente, para que a IECLB possa estar ao lado das pessoas em um dos momentos mais marcantes de suas vidas, quando elas se prostram diante de Deus e pedem sua bênção para a caminhada conjunta.

Porto Alegre, outubro de 2009

Walter Altmann
Pastor Presidente (2002 a 2010)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Nenhum pecado merece maior castigo do que o que cometemos contra as crianças, quando não as educamos.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Vivemos rodeados da bênção de Deus e não nos damos conta disso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br