Culto e Liturgia



ID: 2653

Veste Litúrgica - Ministério Diaconal

A vestimenta é uma característica antropológica; está entre os elementos de comunicação não verbal do ser humano. Assim também o é nas diferentes religiões e, entre elas, na igreja cristã. A veste litúrgica faz parte da linguagem simbólica das celebrações cristãs e está igualmente presente nos cultos das igrejas luteranas e da IECLB.

A veste litúrgica identifica Ministros e Ministras que receberam a ordenação a um dos quatro Ministérios com ordenação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil/IECLB. Seu uso está previsto para as ocasiões em que os Ministros e as Ministras presidem cultos e ofícios e ministram sacramentos (Estatuto do Ministério com Ordenação, art. 26).

Além da veste litúrgica é facultada a todos os ministérios o uso de uma camisa ou blusa ministerial com clésima (tira branca em material emborrachado).

A veste litúrgica do diaconato é a alba branca ou bege (cor optativa), acrescida de estola, que é usada na forma diagonal, apoiada no ombro esquerdo.

A estola segue as cores litúrgicas e apresenta três desenhos: o símbolo da diaconia (na altura do peito), o lava-pés (na parte frontal da estola, embaixo) e a partilha do pão (na parte de trás, embaixo).


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br