Culto e Liturgia



ID: 2653

Veste Litúrgica - Ministério Missionário

camisa ministerial manga curta
camisete ministerial
Camisa ministerial manga longa
1 | 1
Ampliar

A vestimenta é uma característica antropológica; está entre os elementos de comunicação não verbal do ser humano. Assim também o é nas diferentes religiões e, entre elas, na igreja cristã. A veste litúrgica faz parte da linguagem simbólica das celebrações cristãs e está igualmente presente nos cultos das igrejas luteranas e da IECLB.

A veste litúrgica identifica Ministros e Ministras que receberam a ordenação a um dos quatro Ministérios com ordenação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil/IECLB. Seu uso está previsto para as ocasiões em que os Ministros e as Ministras presidem cultos e ofícios e ministram sacramentos (Estatuto do Ministério com Ordenação, art. 26).

Além da veste litúrgica é facultada a todos os ministérios o uso de uma camisa ou blusa ministerial com clésima (tira branca em material emborrachado).

A veste litúrgica para o ministério missionário, de acordo com a decisão do 28º Concílio Geral da IECLB, ocorrido em Chapecó, SC, é a camisa (para os homens) e camisete (para as mulheres) com gola clerical, manga curta ou longa e sem definição de cor.

Além da camisa/camisete ministerial, permanece mantida a autorização do uso da Alba sem estola, conforme decisão do Conselho da Igreja;
Observe-se que, segundo a decisão conciliar, esta proposta de veste litúrgica para o ministério missionário vale como uma experiência de 4 anos, com avaliação intermediária no Concílio de 2014. Uma possível liberação do uso da veste deverá ser solicitada à Presidência, com parecer prévio do respectivo Conselho Sinodal.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade.
Efésios 5.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br