Música na IECLB


Antifonário

Cantar os Salmos


A igreja, ao elevar sua voz em louvor ou súplica, o faz de diversas maneiras. Entre as formas mais conhecidas, estão os hinos, cânticos e corinhos, que são expressão de momentos, lugares e épocas diferentes. Representam um legado que nós podemos utilizar, adotando-o como nosso. E quanta riqueza há em tal repertório!

Existe uma forma a recuperar, no entanto: os salmos cantados. Para cada domingo, no Lecionário Comum Revisado da IECLB, encontramos a antífona de um Salmo. Muitas vezes, é realizada a leitura responsiva dos Salmos, o que é uma excelente oportunidade para a proclamação conjunta da Palavra de Deus no culto (voz do povo na liturgia). Mas, a forma cantada, mais antiga e original, dificilmente é usada. 

Que são antífonas? São textos bíblicos para ser cantados de forma responsiva no culto. Uma forma simples de utilizá-los: começa-se com a antífona, cantada pela comunidade. A seguir, a/o oficiante lê as estrofes (os versos do Salmo) e toda a comunidade canta a resposta – a antífona. Assim, a antífona é o versículo que se entoa antes de um Salmo e que depois se repete, alternadamente entre as estrofes, como um refrão ou estribilho.

Desde 2005, um projeto realizado no âmbito da IECLB ocupou-se com a questão da composição de antífonas, para que as pudéssemos utilizar. Compositoras e compositores de toda a IECLB se uniram em oficinas (sob coordenação do musicista Louis Marcelo Illenseer), nas quais se produziu uma antífona para cada domingo. Esse material está pronto!

Vai aqui um estímulo para a utilização das antífonas nos cultos. A partir do mês de julho, o portal disponibilizará as antífonas, de acordo com o ano eclesiástico. Sugestões, comentários, gravações e relatos de experiência de uso desse material são bem-vindos, podendo ser feitos através do endereço musica@ieclb.org.br.

Veja Antífonas
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br