Bíblia



ID: 2769

Experiências de fé

22/05/2015

Imaginar o Antigo Testamento como um conjunto de muitas leis ou narrativas de grandes violências pode até ser algo comum, mas não é verdade. Mesmo quando comparado com o Novo Testamento, ele revela muitas histórias de amor tanto da parte humana como de Deus. O lançamento da Editora Sinodal apresenta aspectos incríveis e pouco percebidos numa leitura corriqueira da Bíblia Sagrada.

O livro De Adão e Eva aos Profetas Menores – Experiências de fé no Antigo Testamento, de Martin Rösel, quer estimular a leitura desses fascinantes escritos e assim fazer com que o leitor ou a leitora não dependam de conceitos prévios de outras pessoas. Segundo o autor, na introdução do livro, vários exemplos mostram claramente que não se pode prescindir do Antigo Testamento se quisermos entender e situar corretamente o Novo. “Um cristianismo que não conhece os escritos da primeira aliança de Deus com seu povo nada sabe de sua origem ou história”, escreve Rösel.

Na obra, de 88 páginas, Rösel apresenta os dados fundamentais da história de Israel necessários para compreender os textos bíblicos. “Quanto melhor entendermos como os textos se tornaram aquilo que são, tanto mais claro fica que tudo aconteceu a partir de uma convicção inabalável: busca-se desvendar o agir de Deus no transcurso da história”, resume o autor.

O livro mostra a multiplicidade de vozes com que Israel expressa suas experiências de fé. “A fé não é algo estático; deve transformar-se se quiser subsistir. Ela adota diferentes formas de se expressar: louvor e lamento, confissão e disputa, mandamento e relato”, explica Martin Rösel. A fé humana precisa de um parceiro de diálogo – a Bíblia pode assumir essa função.

Sobre
De Adão e Eva aos Profetas Menores – Experiências de fé no Antigo Testamento
Martin Rösel
Editora Sinodal
88 páginas – 15x21cm
www.editorasinodal.com.br

Natacha Teske
Assessoria de Imprensa
Editora Sinodal
(51)3037.2366
www.editorasinodal.com.br
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
REDE DE RECURSOS
+
Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br