Bíblia



ID: 2769

Palavra de Deus é boa erva (Meditando com Lutero)

08/10/2014

“A Bíblia é uma erva, quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.” (Lutero)
Fiquei pensando em quantas ervas aromáticas existem e que cheiro bom algumas têm. Quantas vezes nós não exalamos um bom perfume como cristãos, mas exalamos o perfume do pecado que cheira mal. Será que é por isso que as pessoas muitas vezes se afastam de nós?
Eu gosto de um bom perfume. Lutero diz que quanto mais manuseamos a Bíblia, mais sentimos o seu perfume. E eu creio que um pouco do perfume de Deus fica em nós quando meditamos profundamente na Palavra do SENHOR.
Isso me leva a pensar: Quanto tempo eu invisto do meu dia na leitura da Bíblia, na meditação feita com qualidade? Recebemos tanta informação diariamente vinda dos mais variados meios de comunicação. E muitas dessas informações trazem o perfume da violência, da imoralidade, da fraude, da corrupção... Se deixo que essas informações penetrem em minha mente, então o cheiro do mal começa a ser exalado através dos meus lábios, dos meus pensamentos, das minhas ações.
Será que não percebemos o quão felizes podemos ser por termos a Palavra de Deus conosco todos os dias, à nossa disposição para nos orientar, fortalecer e perfumar a vida?
“Quão felizes somos nós cristãos que não precisamos ir muito longe para poder ouvir Deus falar conosco! Pois nos trouxeram as Sagradas Escrituras para as nossas casas e em nossa volta está tudo repleto de discurso divino.” (Lutero)
Não precisamos ir longe para ouvir Deus falar conosco, pois a Bíblia foi traduzida e colocada à nossa disposição para que façamos bom uso dela também e especialmente em benefício do nosso semelhante e de toda a criação de Deus.
Sim, pois quando manuseamos a Bíblia e a praticamos, nos colocamos à disposição do nosso próximo e cuidamos do Jardim de Deus no qual fomos colocados.
Nesse contexto, creio que podemos falar do jeito que Lutero fala: Tudo em nossa volta está repleto de discurso divino. Um passarinho cantando é Deus falando comigo e embelezando o meu dia. Uma flor no caminho repleto de cimento, de asfalto, de barulho de carros é um sinal da graça de Deus que traz perfume a lugares que nem imaginávamos ser isso possível. Uma criança que sorri e um cachorro que é bem cuidado por um mendigo é Deus dizendo pra mim que eu não devo perder a esperança: Ele está presente em lugares, em coisas e pessoas que eu nem imaginava.
Que meus ouvidos estejam abertos à voz de Deus, que meus olhos percebam as Escrituras impressas na beleza da criação, que minhas mãos manuseiam a Palavra de Deus e Seu perfume seja exalado através de mim, dos meus atos, das minhas palavras. Que meus lábios aprendam a louvar junto com os passarinhos que me despertam a cada amanhecer. E que eu enxergue, pela fé, em meio aos meus sofrimentos, que Jesus, a Palavra que se tornou carne, está presente. Amém.
(Pastor Telmo Noé Emerich – Panambi – RS)
(imagem e citações de Lutero do site www.luteranos.com.br)
 


Autor(a): Pastor Telmo Noé Emerich
Âmbito: IECLB / Sinodo: Planalto Rio-Grandense
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Bíblia
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 30187

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br