Luteranos em Contexto



ID: 2650

Estações do Jubileu - Estação de Dezembro/2017: Outros 500


Estações do Jubileu - Estação de Dezembro/2017: Outros 500

O projeto das Estações do Jubileu da Reforma, que iniciou em março deste ano, convida para, neste mês de dezembro de 2017, refletirmos sobre a nossa determinação de fazer a diferença nestes outros 500 anos. Começamos o mês quase às vésperas do Primeiro Domingo de Advento, quando tem início um novo Ano Eclesiástico na IECLB e em muitas outras Igrejas Cristãs no mundo.

O Primeiro Domingo do Ano Eclesiástico também é a data de lançamento do Tema do Ano da IECLB, que, em 2018 é: Igreja, Economia, Política, iluminado pelo Lema Bíblico de Êxodo 20.2a Eu sou o SENHOR, teu Deus. Inauguramos o novo ano com o convite para, juntos e juntas, refletirmos sobre uma temática importante para Lutero, pois, para o Reformador, Igreja, Economia e Política são os instrumentos que Deus usa para evidenciar quem Ele é e o que Ele quer. Na argumentação de Lutero, Deus efetua a sua vontade no mundo por meio da Igreja, da Economia e da Política e cada pessoa é chamada a atuar com Deus nestes três âmbitos da vida. Maiores subsídios a respeito se encontram na página do Tema do Ano 2018 no Portal Luteranos.

Este primeiro Domingo de Advento também prevê uma Oferta em todos os Cultos a serem realizados na IECLB para a Obra Gustavo Adolfo (OGA). Com os recursos arrecadados, a OGA ajuda Comunidades que precisam de apoio na construção do seu templo ou centro comunitário, bem como para as Ações Missionárias. Informações adicionais encontram-se na página da OGA no Portal Luteranos. Já o Segundo Domingo de Advento nos convida a ofertarmos nacionalmente em favor da divulgação da Bíblia e de publicações da Igreja. Subsídios para esta Oferta se encontram também no Portal Luteranos, na Motivação da Oferta e na página da Bíblia.

O novo Ano Eclesiástico nos desafia a celebrar a graciosidade de Deus ao anunciar a vinda do seu Filho a um mundo marcado por turbulências, intranquilidades e inseguranças. Proclamar a Boa Notícia de que Deus não deixa ao desamparo as suas criaturas representa um sopro de alento e de esperança. Deus vem e sustenta os seus filhos e as suas filhas em meio às contrariedades e aos infortúnios.

Motivados e motivadas por este gesto gracioso de Deus, somos convidados e convidadas a consolidar neste novo Ano Eclesiástico as Bases Confessionais da IECLB, a Missão e a Visão que nos une em prol de uma Igreja com Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. Convido vocês a renovar o olhar sobre o que significa ser Comunidade mais atrativa, mais inclusiva e mais missionária: seria seguir o modelo de Igrejas que prometem a solução para tudo ou seria ousar mais no sentido de revelar o quanto a Palavra de Deus é o suporte verdadeiro para todas as situações?

O Evangelho de Mateus (5.13-16) nos faz acordar sempre de novo ao enfatizar: Vocês são a luz para o mundo. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu. No que estamos investindo os nossos recursos, o nosso tempo e o nosso planejamento para fazer esta luz brilhar mais, a ponto de envolver mais pessoas na vida comunitária e fazermos a diferença como Igreja Cristã?

Como afirmei na Estação de Novembro, cujo tema era Esperança, precisamos repartir melhor as nossas experiências missionárias, aprender uns com os outros, umas com as outras, e lançar, em conjunto, novos olhares sobre a Ação Missionária necessária que requer este mundo instável. Será que a depreciação dos valores, o enfraquecimento da ética, a tendência em relações cada vez mais superficiais não deveria nos encorajar a pensar uma Igreja que, nestes “outros 500”, abre as suas portas, derruba os muros de preconceitos, sai da passividade que espera as pessoas aparecerem no Culto e vai mais ao encontro delas em suas preocupações e dores, para falar da Palavra de Deus?

Conclamo as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a acolherem esta última Estação do Jubileu, no ano de 2017. Dezembro é momento especial para refletir sobre o nosso novo Ano Eclesiástico. É por isso que dedicamos a Estação de Dezembro ao tema “Outros 500”. O Portal Luteranos criou uma página especial denominada “Outros 500”. Esta página procura veicular notícias e textos que apresentam ações e reflexões voltadas para a capacitação e a qualificação do Sacerdócio Geral das pessoas batizadas e para a dinamização da vivência comunitária com vistas a um testemunho criativo e inovador. Vejam: Outros 500. Na página oficial da IECLB no Facebook, são postados cartões eletrônicos e conteúdos diversos que podem ser compartilhados. No Jorev Luterano, as páginas centrais contêm uma série de reflexões em torno da nossa confessionalidade.

Desejo a vocês um abençoado período de Advento e que ele nos sirva de espaço de acolhimento da Palavra de Deus para celebrarmos verdadeiramente o Natal nos dias 24 e 25 de dezembro. Deus vem até nós sem o merecermos e se instala em nosso meio para nos encorajar a renovarmos e qualificarmos a nossa Vivência Comunitária e a nossa Ação Missionária.

Fraternalmente,
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
  


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br