Luteranos em Contexto



ID: 2650

Estações do Jubileu - Estação de novembro/2017: Esperança


Estações do Jubileu - Estação de Novembro/2017: Esperança

O projeto das Estações do Jubileu da Reforma convida para, neste mês de novembro de 2017, refletirmos sobre a nossa esperança nesses que são, agora, outros 500. A mensagem para o lançamento do Tema do Ano de 2017 afirma: Como Igreja que carrega marcas da Reforma, a nossa herança e o nosso jeito de ser Igreja nos encorajam a olhar para o futuro com esperança e confiança.

A Igreja que queremos ser está definida: queremos ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias, que atuam em fidelidade ao Evangelho de Jesus Cristo, destacando-se pelo testemunho do amor de Deus, pelo serviço em favor da dignidade humana e pelo respeito à Criação. Volto sempre de novo a esta questão, porque ela é de extrema importância. Não se trata de uma formulação contida em um documento perdido em uma gaveta. Ela é fruto de muita discussão, foi sancionada pelo Concílio e integra o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI).

É com esperança que podemos olhar para o futuro. A nossa confessionalidade e os nossos valores nos dão razão de sobra para isso. De quais recursos adicionais precisamos? Eu menciono como fundamental a determinação de nadar contra a corrente do pessimismo, do desânimo e da indiferença. Os tempos em que vivemos nos induzem à desesperança: queremos fazer a diferença, mas nos sentimos tolhidos pelo desinteresse da maioria das pessoas em relação aos assuntos da Comunidade, pelo “tanto faz”, porque a corrupção corre solta no Brasil, pela polarização das posições, pela superficialidade das relações reduzidas a curtidas nas redes sociais.

A visão da IECLB acima citada nos dá as pistas para desenvolver a esperança: são o testemunho reiterado do amor de Deus, o serviço abnegado em favor da dignidade humana e o respeito irrestrito pela Criação que nos transformam em Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. Não podemos esperar pela adesão imediata da maioria. É preciso semear continuamente pequenas ações que transformam e regar as iniciativas que agregam e não excluem pessoas, incentivando cada gesto que leva a Comunidade a transpor as suas fronteiras.

Não há modelos prontos: cada Comunidade precisa descobrir, à luz do Evangelho, na realidade em que está inserida, como dinamizar o seu testemunho para dentro e para fora. O compromisso que todas têm, no entanto, é o de compartilhar com as demais Comunidades as suas experiências de testemunho. Entendo que a organização da IECLB dá espaço para isto: reuniões de Conselhos Paroquiais e Assembleias Sinodais deveriam ser redescobertas como espaço para a troca de experiências missionárias. Isto vale também para o Concílio da Igreja. Explorem mais estes espaços da estrutura e usem melhor o espaço reservado para cada Comunidade e cada Paróquia no Portal Luteranos.

Conclamo as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. Novembro é momento especial para refletir sobre a caminhada futura da IECLB. É por isso que dedicamos a Estação de Novembro ao tema “Esperança”. Subsídios para abordar a temática estão disponíveis no Portal Luteranos. Vejam os textos publicados sobre “esperança”, inclusive hinos e canções. Na página oficial da IECLB no Facebook, são postados cartões eletrônicos e conteúdos diversos que podem ser compartilhados. No Jorev Luterano, desde 2012, as páginas centrais contêm uma série de reflexões em torno da nossa confessionalidade.

Façamos a nossa determinação nadar contra a corrente do pessimismo e da indiferença. É para uma viva esperança que somos chamados e chamadas, graças à grande misericórdia de Deus (1 Pedro 1.3).

Fraternalmente,
Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Palavra bem pode existir sem a Igreja, mas a Igreja não existe sem a Palavra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br