Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Aberta a Semana de Oração pela Unidade Cristã na Região de Londrina/PR

Em Ibiporã, líderes de igrejas cristãs dão início a uma série de encontros para refletir sobre a justiça

02/06/2019

SOUC 2019 - Iguiporã-PR
SOUC 2019 - Iguiporã-PR
1 | 1
Ampliar


O movimento é global. No mês de junho, as igrejas cristãs em todo o mundo se juntam para celebrar a Souc (Semana de Oração pela Unidade Cristã), em busca de momentos de oração e convivência entre diferentes participantes e líderes religiosos.

Na Arquidiocese de Londrina estão programadas celebrações entre os dias 02 e 09 de junho, envolvendo líderes da Igreja Católica, Episcopal Anglicana, Luterana e Presbiteriana. A abertura aconteceu na tarde de domingo (2), na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina).

O momento de reflexão teve a fala da Reverenda Lucia Dal Pont Sirtoli, da Igreja Episcopal do Brasil. Ela destacou a questão do ser ético e justo em tempos atuais, considerando o tema de 2019: “procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16, 18-20).

O pastor Paulo César Moreira, da Assembleia de Deus em Ibiporã, também esteve presente e destacou o amor ao próximo. “É a primeira vez que participamos e acreditamos na importância da unidade. Precisamos de mais união”, comenta.

O encontro de diferentes manifestações de fé em busca de um bem comum, ou seja, a convivência pacífica, acontece anualmente desde 1908, sempre com um tema escolhido por um país. Nessa edição, a justiça foi apontada como uma urgência por comunidades cristãs da Indonésia.

Naquele país, menos de 10% da população é cristã “e o fundamentalismo religioso ou a supremacia de um grupo étnico sobre outro, tem significado forte divisão no país, que também é caracterizado por acentuada desigualdade econômica”. Essa é a justificativa apontada pelas entidades, na cartilha oficial da Souc.

No Brasil, a Souc teve início na década de 60, como explica o padre Wagner Rodrigues, assessor arquidiocesano da Comissão Ecumênica para o Diálogo Ecumênico e Inter-religioso. “Tudo começou na Escócia, no século 18, e sempre com o intuito das igrejas cristãs poderem juntas, olhar para o mundo pensando no bem do próximo, mesmo tendo suas diferenças”.

PROGRAMAÇÃO

03/06

19h30 - Igreja Evangélica de Confissão Luterana 9 (Rua Alagoas, 1.733). Reflexão com o Pe. Wagner Rodrigues

04/06

20h - Paróquia Cristo Bom Pastor (Rua Mario Gobo, no conjunto Eucaliptos). Reflexão com Reverendo Luís Sirtoli e Reverenda Lucia Dal Pont

05/06

8h30 - PUC - Pontifícia Universidade Católica (Rua Jokey Club). Reflexão com Pastor Uriel Silveira

20h – Paróquia Santa Cruz, Decanato Norte (Rua Wilson Gonçalves Brandão, 535, no conjunto Luís de Sá). Reflexão com Pastro Telmo Emerich

06/06

20h - Paróquia Santo Antônio, Decanato Sul (Rua Jair Carvalho de Oliveira, no conjunto Cafezal). Reflexão com Reverendo Luís Sirtoli e Reverenda Lucia Dal Pont

07/06

19h – Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo, Decanato Centro (Rua Ibirá, 99). Reflexão com Pastor Telmo Emerich

08/06

19h30 – Encerramento na Paróquia São Lucas (Rua Mossoró, 678). Reflexão com Pe. Wagner Rodrigues

09/06

14h – Aldeia Apucaraninha, em Tamarana. Reflexão com Pe. Wagner Rodrigues e Reverendo Luís Sirtoli

Fonte: Arquidiocese de Londrina 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br