Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Corações que queimam para a unidade

Comentário para o oitavo dia - 15/5

15/05/2016

 

As reflexões deste dia foram preparadas pelo Centro da Juventude católica da Arquidiocese de Riga, e resultam da sua experiência de preparação do

 

Caminho da Cruz ecumênica – um evento ecumênico anual de grande importância na Letônia. Esta experiência convida a refletir aquilo que significa a Paixão e a Ressurreição no contexto letão, e os altos feitos que os cristãos batizados são chamados a proclamar.

 

Textos bíblicos:

Is 52, 7-9 Como são bem-vindos, por sobre as montanhas, os passos do mensageiro.
Sl 30 Transformaste meu luto em dança.
Col 1,27-29 Ele quis dar-lhes a conhecer quais são as riquezas e a glória deste mistério dentre os pagãos: Cristo no meio de vós.
Lc 24,13-36 E começando por Moises e todos os profetas, ele lhes explicou em todas as Escrituras o que lhe concernia.

 

Comentários:

Diferentes Igrejas letãs puderam trabalhar juntas numa caminhada comum de evangelização a partir do programa Percursos Alpha, originariamente lançados pela Igreja anglicana da Santa Trindade de Brompton, perto de Londres. Os letões que abraçaram a fé graças a este programa são abertos ao estudo e ao enriquecimento que podem lhes trazer as contribuições das outras comunidades cristãs. Esta experiência inspirou as seguintes reflexões.

Os discípulos decepcionados, que deixaram Jerusalém para ir a Emaús, cessaram de esperar que Jesus pudesse ter sido o Messias, e se distanciam passo a passo da sua comunidade. Este deslocamento gera separação e isolamento.

Ao contrário, depois do encontro com o Ressuscitado, eles voltam para Jerusalém cheios de esperança e com a mensagem evangélica nos lábios. É esta mensagem de ressurreição que os traz de volta ao coração da comunidade pela comunhão fraterna.

Os cristãos tentam muitas vezes evangelizar num espírito de competição e com a preocupação de encher suas próprias igrejas. A ambição sufoca seu desejo que outros escutem a mensagem evangélica que faz viver. A verdadeira evangelização é ir de Emaús à Jerusalém, passar do isolamento a unidade.
 


Autor(a): Equipe Ecumênica SOUC - Caçador
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Área: Ecumene / Organismo: Semana de Oração pela Unidade Cristã - SOUC
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 52 / Versículo Inicial: 7 / Versículo Final: 9
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 37860

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
REDE DE RECURSOS
+
Meu Deus e meu Rei, eu anunciarei a tua grandeza e sempre serei grato a ti. Todos os dias, te darei graças e sempre te louvarei.
Salmo 145.1-2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br