Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Luteranismo na Asia e Oceania

14/09/2017

Pastor A. R. Welroos (Japão)
Pastores August Kavel e G D Fritzsche(Australia)
1 | 1
Ampliar

1. Diário de Bordo

A história da Igreja é uma viagem de bordo que traça caminhos e mapas. A Igreja, em seu conjunto, são pessoas que dedicam o seu tempo e sua trajetória para serviço ao próximo e concomitantemente dando testemunho da presença de Deus nas águas da vida. O texto que segue são testemunhos de pessoas que dedicaram seu tempo para que a presença da Fé Luterana pudesse de alguma forma trazer à tona os sinais do reino de Deus. Atualmente, comemoramos 500 anos do testemunho luterano no mundo, ao mesmo tempo, somos motivados pela alegria e pela graça de Deus. No entanto, somos desafiados a sermos aqueles que estamos preparando os próximos 500 anos do testemunho luterano. Fazemos parte de um todo, de uma só fé, que sobre tudo, revela a vida e o amor incondicional de Deus. A presença Luterana estar espalhada no mundo em torno de 98 países com de 78 milhões de luteranos e de luteranas.

Portanto, convido você para navegar comigo sobre a presença luterana na Ásia e Oceania, em especial, A Igreja Evangélica Luterana no Japão (Japan Evangelical Lutheran Church – JELC) e em seguida, a Igreja Luterana da Austrália (Lutheran Church of Australia – LCA).

 

1.1 Igreja Evangélica Luterana no Japão - JELC

O cristianismo chegou ao Japão através de São Francisco Xavier, português e Jesuíta, em 1549, Kagoshima, região sul do Japão. Durante cem anos, a presença da fé cristã alcançou em torno 750 mil pessoas. Este período é conhecido como séculos dos cristãos no Japão, pois, foi um período de maior crescimento numérico. No século XVII e XVIII, com as reformas políticas e econômicas, o Japão viveu um período de austeridade com relação à abertura e contato com outros povos.

Já no século XIX, a presença luterana no Japão se dá através dos missionários oriundos do Sínodo Unido do Sul (Union Synod of the South, Evangelical Lutheran Church in America - ELCA), chegando em Yokohama, região do sul Japão, em 1892. O primeiro culto luterano foi celebrado em 2 de fevereiro de 1893, Saga, sul do Japão .No entanto, uma oposição forte foi enfrentada nesta área rural conservadora, mas, assim mesmo, cinco pessoas foram batizadas no primeiro ano e onze no ano seguinte. Em 1898, a Igreja Evangélica Luterana no Japão (JELC) foi organizada com sessenta membros. Ao mesmo tempo, vieram missionários da Dinarmarca e da Finlândia. Em 1900, Pastor A. R. Welroos e sua família foram enviados da Associação Evangélica Luterana da Finlândia (Lutheran Evangelical Association of Finland - LEAF) para começar a trabalhar em Nagasaki. Em 1909, inicia-se a formação teológica para o treinamento de pastores japoneses, inaugurado em Kumamoto, sul do Japão, formando a primeira turma de pastores em junho de 1915.

Já em meados do século XX, JELC adotou Plano Integral de Autoconfiança que tinha como objetivo enviar pastores e pastoras para cooperarem com as Igrejas Luteranas parceiras nos Estados Unidos (ELCA), Brasil (IECLB), Alemanha (EKD) e países Escandinavos (Finlândia, Dinarmarca e Noruega).

A JELC lançou uma celebração de cinco anos em seu aniversário do centenário (1990-1995) nos dias 7 a 9 de agosto de 1993, com a cooperação de suas igrejas parceiras, entrou em seu segundo século de evangelismo e diaconia. Apoiada pela graça de Deus se ver como instrumento da prática do testemunho evangélico.

 

1.2 Igreja Luterana da Austrália

A presença Luterana da Austrália se deu no sul via emigrantes alemães da Prússia em 1838. Os assentamentos foram estabelecidos nas regiões de Klemzig, Hahndorf e Lobethal – sul da Austrália. Em seus assentamentos, logo foram erguidas igrejas, associações e escolas. Segundo as pesquisas, cerca de 20 mil luteranos alemães, migraram para a Austrália na região sul, entre os anos de 1838 e 1860. Já em meados de 1860, as famílias luteranas se mudaram do extremo sul da Austrália para Nova Gales do Sul, região um pouco mais ao sudeste da Austrália. Igreja Luterana da Austrália era predominantemente uma igreja rural e permaneceu assim por mais de 100 anos. Já no século XX, com o advento da urbanidade e o crescimento das cidades da década de 1950 e o recente declínio rural, houve um aumento constante nas Paróquias Luteranas Urbanas. O alemão continuou a ser o idioma de muitas casas luteranas por até três ou quatro gerações. Da mesma forma, o idioma da Igreja Luterana em suas celebrações em terras australianas foi o alemão durante muito tempo.

Na entrada do século XX, foram feitos movimentos para introduzir o inglês, e isso foi acelerado, de certo modo, pelo início da primeira guerra mundial. Houve um período de transição nas décadas de 1920 e 1930 e, após a Segunda Guerra Mundial, apenas o inglês foi usado nas celebrações. No início, a Igreja Luterana na Austrália foi marcada pela divisão. Os primeiros pastores, August Kavel e G D Fritzsche, discordaram de vários assuntos e em 1846 estabeleceram igrejas separadas. Uma divisão adicional levou que fossem formadas outras igrejas separadas. No Estado de Victoria, sul da Austrália, estabeleceu sua própria igreja e no Estado de Queensland, norte da Austrália, houve duas igrejas luteranas.

Portanto, início dos anos 1900, já havia oito igrejas luteranas separadas, além de alguns pastores luteranos independentes. Entrementes, foram feitos esforços para trazer a unidade da Igreja, com isso, em 1921, cinco igrejas uniram-se. A união final ocorreu em 1966 criou a atual Igreja Luterana da Austrália - LCA.

A maioria dos pastores no século XIX vieram da Alemanha, especialmente dos seminários teológicos de Hermannsburg, Neuendettelsau e Basileia na Suíça.

As escolas luteranas iniciaram suas atividades na década de 1890. Nas décadas de 1970 e 1980, houve uma rápida expansão no sistema escolar luterano e numerosas escolas primárias e secundárias foram estabelecidas, especialmente no Estado de Queensland, região norte da Austrália.

 

2. Considerações Finais

O nosso diário de bordo percorreu vários caminhos que nos faz pensar em refletir como se deu a história do luteranismo no mundo. Passamos pelo milenar Japão e fomos até nova Austrália. Dois países com histórias e tradições diferentes. Mas há pontos em comum.

Vamos refletir que a entrada do cristianismo no Japão se deu através da língua portuguesa. Os japoneses conheceram o Evangelho através dos olhares, sabores e fala portuguesa. Isso tem muitas implicações, algumas palavras em japonês tem origem da língua portuguesa, como por exemplo: os vocábulos pão e Japão. Da mesma forma, a presença luterana no Japão se deu de forma assimétrica. Vieram missionários de vários países (Finlândia, Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca). E, através dos mesmos, os Japoneses conheceram a teologia de Martin Lutero e a Igreja Luterana. A marca do amor incondicional de Deus.

Não foi diferente na Austrália, imigrantes vieram para uma nova terra e fizeram de lá sua nova casa, não se esqueceram das suas tradições, valorizando sua fé e sua espiritualidade. É o diário de bordo que caminha com povo de Deus.

O idioma não deixa de ser um ponto importante, pois, é através dele que nos comunicamos e existimos, por isso, a língua materna é a língua do Sagrado. É através do idioma materno que compreendemos e entendemos a nossa relação com o Sagrado, com próximo e com a sociedade. Deus fala conosco através da sua palavra (Hebreus 1.1-3) e dos sacramentos. Evangelho significa Boas Novas. Precisamos comunicar Boas Novas. É um diálogo que combina língua e cultura. Vida e existência. Mundo e pessoas. Agora chegamos nos 500 anos. Estamos celebrando com alegria e esperança. No entanto, vamos erguer nossos passos e nossas mãos e esperemos em Deus e em sua graça para que possamos construir os próximos 500 anos da presença Luterana no mundo.

Fontes: Lutheran World Federation; Griffith University – History Department.

Pastor Luis Carlos Teixeira Mello
Pastor da IECLB, atualmente fazendo intercâmbio na Japan Evangelical Lutheran Church - JELC.
Ogaki, Nagoya - Japão

 


Autor(a): Pastor Luis Carlos Teixeira Mello
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Ecumene
Natureza do Texto: Artigo
ID: 43828

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br