Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Papa Francisco, Patriarcas e lideranças Clamam Pela Paz no Oriente Médio

16/07/2018

Não há alternativa possível à paz: o Papa Francisco lançou um forte apelo em prol do Oriente Médio, terra pisoteada por interesses de outros, devastada por causa da corrida ao armamento, explorada nas suas riquezas energéticas. O Pontífice, também em nome das Igrejas cristãs reunidas no dia (07/07/2018) na cidade italiana de Bari, levantou sua voz e disse ao mundo uma série de Basta!: Basta aos benefícios de poucos na pele de muitos! Basta às ocupações de terras que destroem os povos! Basta usar o Oriente Médio para lucros não relacionados ao Oriente Médio!”.

Bari viveu um dia histórico com o Papa e com os líderes das Igrejas Cristãs de todo o Oriente, da Terra Santa ao Egito, do Iraque à Síria, do Líbano à Turquia. Todos em uma oração comum para dizer à humanidade que os conflitos na área, tão estratégicas para todas as potências do mundo, deveriam cessar. A cidade de Bari foi escolhida porque conservam as relíquias de São Nicolau, Santo dos católicos e ortodoxos, amado por cristãos de todas as latitudes, capaz de reunir onde sutilezas teológicas ainda dividem. Portanto, partir novamente do diálogo entre cristãos para ser uma presença pacificadora nesta região tão atormentada.

Eles chegaram à capital da região italiana da Apúlia com seus pastorais pesados, com seus “chapéus” pretos, as cruzes de características diferentes, dependendo do rito. E também com orações antigas, em siríaco, assírio, grego, árabe. Ao lado do Papa há dezessete patriarcas, um líder luterano e uma representante, única mulher do evento, do Conselho das Igrejas do Oriente Médio. Um caminho não fácil, a estrada do ecumenismo, mas fortemente desejado por Francisco, que nos anos não somente continuou o diálogo, mas estreitou ainda mais as relações de amizade, como por exemplo com o Patriarca Bartolomeu, com o Papa Copta, Tawadros e com SS o Patriarca Mor Ignatius Afrem II, Sumo Pontífice da Igreja Universal Siríaca Ortodoxa de Antioquia e de todo Oriente, Presidente do Conselho Mundial das Igrejas Ortodoxas Orientais.

Foi um evento que não tem precedentes no âmbito da sinodalidade por parte das igrejas cristãs, “sinodalidade significa caminhar juntos e nunca ocorreu um encontro entre tantas igrejas cristãs; ocorreu em Bari em nome de São Nicolau”, comentou o arcebispo de Bari-Bitonto, Dom Francesco Cacucci.

A oração ecumênica pela paz no Oriente Médio, à beira-mar de Bari, ressoou poderosa e coral com cantos antigos e invocações em várias línguas. O Papa Francisco, os Patriarcas das Igrejas cristãs do Oriente Médio e todos os peregrinos e fiéis presentes, tornaram-se uma única grande voz. O fato de tantas igrejas terem se reunido para invocar a paz e refletirem juntos sobre o dom da paz é um importante passo em direção à unidade que todos esperamos.

Esse encontro em Bari foi um marco na história do cristianismo e uma ação ecumênica que resultará grandiosos benefícios em prol da unidade plena. Em si esse encontro já proporcionou um monumental bem-estar de irmandade fraternal evangélica. Ricas tradições orientais e ocidentais somam para embelezar e enriquecer o mundo de fé, amor, esperança, espiritualidade, teologia, monasticismo e a Divina Liturgia. Unidas às igrejas podem fazer muito mais em prol da humanidade em todos os sentidos da dignidade humana. Amor, comunhão e serviço são atitudes dos operários que revelam o projeto do reino de Deus.

Frei Inácio José do Vale
Professor e conferencista
Sociólogo em Ciência da Religião
Fraternidade Sacerdotal Jesus Cáritas


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Dêem graças a Deus, o Senhor, porque Ele é bom e porque o seu amor dura para sempre.
Salmo 118.1
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br