Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Ecumene



ID: 2676

Seis igrejas celebram ato ecumênico em Blumenau no mês da Reforma

01/10/2017

IMG_8856
IMG_8870
IMG_8888
IMG_8900
IMG_8911
IMG_8926
IMG_8946
IMG_8959
IMG_8969
IMG_8629
IMG_8764
IMG_8770
IMG_8779
IMG_8797
IMG_8843
1 | 1
Ampliar

Na noite do domingo, 01 de outubro, na Igreja do Espírito Santo, na Comunidade Blumenau Centro, aconteceu uma celebração ecumênica como parte das comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana. “Ser Igreja de Cristo Hoje” norteou o tema da celebração que contou com a participação de lideranças de diferentes igrejas de Blumenau, grupos musicais, celebrantes litúrgicos e do pastor sinodal da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, P. Breno Carlos Willrich.

A iniciativa foi da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil com a parceria das igrejas Católica Apostólica Romana, representada pelo bispo Dom Rafael Biernarski; Presbiteriana do Brasil, com o reverendo Gilberto Francisco dos Santos; Metodista, com a pastora Rosangela Modos; 1ª Igreja Batista em Blumenau, representada pelo pastor Edson Luis Batista e Evangélica Luterana do Brasil, com o pastor Volnei Schwartzhaupt. A reunião destas seis igrejas foi algo inédito na cidade de Blumenau e apresentou uma noite de muita reflexão a partir do legado do movimento reformatório iniciado no século 16.

A uma só voz, representantes das denominações cristãs alegraram-se em celebrar o amor de Deus e refletir sobre o ser igreja de Cristo nos dias atuais. Comunhão, valores da Reforma, dignidade do ser humano, ética, unidade, amor, fé e motivação foram impulsos lançados neste culto especial e que ecoarão por todos os tempos entre os membros destas igrejas.

“Não estamos unidos em torno de uma denominação, nem de interesses próprios. Estamos à disposição de estarmos em unidade, expressando a glória de Deus por formarmos um corpo que é sinal do amor de Deus. A reforma precisa estar viva no coração de cada pessoa”, afirmaram os celebrantes.

Reforma:
O movimento luterano iniciou quando o jovem padre Martin Luther, em 31 de outubro de 1517, afixou as 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittemberg, na Alemanha, e assim, junto com outros pensadores e teólogos, questionou uma série de ações e posicionamentos da igreja cristã da época.

A Reforma é um marco na história da humanidade e o seus reflexos são sentidos até hoje. A tradução da Bíblia é um desses marcos. A preocupação com questões sociais; a redescoberta de um Deus amoroso, misericordioso e que não vende o perdão; o resgate da música comunitária e dos coros religiosos e o protagonismo das pessoas na condução de suas ações, a partir de uma clareza maior sobre as funções do Estado e da Igreja; a preocupação com a educação das pessoas são outros pontos importantes do movimento.

Programação:
No mês de outubro, as igrejas luteranas de todo o mundo comemoram os 500 anos da Reforma Luterana com uma grande programação de eventos e celebrações especiais. Em Blumenau e Gaspar, nas comunidades, instituições e órgãos públicos, está planejada uma extensa programação. Acesse facebook.com/cebupl e fique por dentro dos atos comemorativos pelos 500 anos da Reforma.

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fale em favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados.
Provérbios 31.8
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um dê a sua oferta conforme resolveu no seu coração.
2Coríntios 9.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br