Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

07/04 (terça) Lucas 24.36-49

07/04/2015

Com o coração ardente e uma notícia extraordinária os discípulos de Emaús voltaram ao círculo de amigos. Ainda estava faltando a certeza permanente e o envio para a missão. Para isso o Senhor surgiu no meio dos discípulos. Ele trouxe consigo uma bênção com quatro aspectos:

• Paz e certeza – A paz que Jesus promete aos seus discípulos estava intimamente relacionada com seu sofrimento e morte. Jesus mostrou aos discípulos as suas cicatrizes. “Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados” (Is 53.5; leia Jo 14.27; 20.19 e 20). Agora os discípulos podiam ter certeza de que o Senhor ressurreto era o mesmo que foi crucificado e sepultado. Assim é apresentada no círculo dos discípulos pelo toque, pela contemplação e pela comunhão de mesa, a forma corpórea do ressurreto. Ainda assim, a substância deste novo corpo é diferente. Paulo fala e respeito de um “corpo espiritual” (1 Co 15.44), o que significa um corpo correspondente ao mundo divino, e não sujeito às leis materiais deste mundo. (Leia Fp 3.21.)

• Compreensão das Escrituras e preparação para o testemunho – Com a ressurreição do Senhor teve início o “tempo do fim”. Uma característica importante deste tempo é a proclamação do evangelho pelo mundo todo, em que cada pessoa é convidada a converter-se a Deus e receber perdão. Além disso, a pregação do evangelho é a continuidade da vontade de Deus, já expressa no Antigo Testamento. (Leia Is 42.6; 49.5 e 6; 52.7.) Somente estará habilitado para este trabalho aquele que reconhece o ressurreto e testemunha dele a partir das Sagradas Escrituras e de sua experiência pessoal (v. 48; leia Jo 5.39). A capacitação para isso é dada por Deus, por intermédio do Espírito Santo. (Leia Jo 20.21-23; At 1.8.) Como esta bênção se manifesta hoje em meu dia a dia?
 


Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32695

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br