Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

14/04 (terça) Atos 7.39-43; Êxodo 19.3-9; Deuteronômio 6.5

O que vocês fizeram com isto?

14/04/2015

Os sábios de Israel, os teólogos, juristas, políticos ouviam sem respirar. As pessoas simples do povo também se surpreenderam, os punhos cerrados se abriram. Certamente a acusação surgira de um mal entendido em uma discussão acalorada. Sim, esta é a impressão que tem qualquer pessoa que lê o texto até o verso 38. Porém, agora vem a ducha de água fria, a inacreditável realidade: a ele, o Salvador, o seu “Moisés”, “não quiseram obedecer, antes o repeliram...” Que escândalo! Mal o presente de Deus chegou ao mundo e já foi rejeitado ((Sl 106.6, 7, 13 e 21). Mal o pacto havia sido firmado (Êx 19.8), mal o choque com a presença viva de Deus havia se dissipado (Êx 20.18-21), mal as coisas não aconteceram como eles haviam imaginado – e Deus simplesmente foi rejeitado e os deuses introduzidos (Êx 32.1).

“Irmãos e pais”, temos belas histórias para contar. Tivemos grandes homens para conduzir-nos. Temos uma lei singular, que nos traz vida. Mas – o que é feito disso? Continuamente vocês estão em conflito com Deus! Desde a saída do Egito, depois no deserto e agora nesta terra vocês têm um contínuo problema “de coração” – Atos 7.39b. É uma história de um pouco de amor, um pouco de obediência, um pouco de entrega. Vocês sempre acham que a felicidade está onde Deus não está. E em algum momento Deus não esteve mais conosco. O exílio babilônico foi a oportunidade de conscientizar-se disto. Mas isto também requeria muito esforço.

– Fica a pergunta: O que nós temos feito com o grande presente que Deus nos deu (Rm 6.23; Ef 2.8; 2 Tm 1.6)?


Âmbito: IECLB
Área: Espiritualidade / Organismo: Casa Matriz de Diaconisas
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32859

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Toda a vida dos crentes não é outra coisa senão louvor e gratidão a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br