Espiritualidade Evangélica Luterana


ID: 2686

Motivações para o Dia Mundial de Oração - 2018

23/02/2018

Estimadas irmãs!

Nós, mulheres da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, temos uma longa caminhada. Reunimo-nos continuamente em grupos em nossas comunidades, mas também em eventos paroquiais, sinodais e nacionais. Estamos sempre a caminho. Somos mulheres em movimento. Neste caminhar, sempre sob o Evangelho, damos vazão à nossa palavra, compartilhamos nossos sonhos, denunciamos os poderes que oprimem e geram sofrimento a qualquer pessoa, também à natureza. Cuidamos umas das outras e de nós mesmas.

Inspiradas na mística da celebração dos 500 anos, em março de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu, afirmamos todas juntas que somos contra a reforma da previdência. Afirmamos reiteradamente os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores através da expressão “nenhum direito a menos”. A vida das mulheres é dura demais, sofrida demais para retroceder em seus direitos. Ao contrário, queremos mais! Mais vida, mais segurança, mais liberdade, mais respeito, mais equidade, ... e a isso tudo chamamos JUSTIÇA DE GÊNERO.

Aproxima-se o Dia Mundial de Oração (DMO), celebrado sempre na primeira sexta-feira do mês de março. Trata-se de uma iniciativa das mulheres cristãs do mundo todo, também do Brasil. No âmbito brasileiro, nós mulheres luteranas temos feito história no tocante a esta celebração. Somos engajadas nesse projeto global, que sempre une oração e ação. Seguimos um primado da teologia luterana que afirma, que “devemos orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós”. (Martim Lutero)

Neste intuito, queremos convidar você, mulher, a novamente engajar-se no Dia Mundial de Oração. E queremos propor um “eco” a este dia. Convidamos para que, durante a semana do DMO, ou seja, da segunda-feira (26.02) até a sexta-feira (02.03), façamos uma oração individual, todos os dias, no horário das 21 horas. Estas orações individuais culminarão na grande celebração do DMO.

Oremos em favor da Vida das mulheres e para que a Graça Divina desfaça tudo o que a destrói. Oremos por nossa própria vida também. Oremos pela Paz e a Justiça. Oremos pelos direitos das meninas. Oremos para que possamos propor e agir pelo fim de toda e qualquer forma de violência contra mulheres e meninas. Oremos pela retomada da Soberania de nosso país. Oremos pela Política e pela Economia sanas e voltadas ao bem comum. Oremos por sustentabilidade.

Em nossas preces, tenhamos conosco uma pedra. Esta pedra, simbolizando todo o tipo de sofrimento que nos oprime e gera morte, nos acompanhará em cada oração, em cada dia, e será levada à celebração no Dia Mundial de Oração, sexta-feira, dia 02.03. Estaremos, assim, aliando a identificação de nossas dores com a rejeição do sofrimento imposto a nós e a todas as mulheres, em confiança a Deus, em comunhão sororal e em entrega de nosso discipulado de mulheres ao Amor Maior.

Em OrAÇÃO e AÇÃO seguiremos nossa caminhada, a qual deverá ser plena para todas nós.

(Pa. Dra. Rosane Pletsch e Pa. Dra. Mara Parlow)
 


Autor(a): Rosane Pletsch e Mara Parlow
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 45987

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br