Sínodo Mato Grosso



Rua Aristides Félix de Andrade , 840 - Araés
CEP 78005-605 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 2129-6592 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Lucas 3.15-17, 21-22 - 1º Domingo após Epifania - 13/01/2013

Caderno de Cultos 2013

13/01/2013

13/01/2013 – 1º DOMINGO APÓS EPIFANIA
Is 43. 1 – 7; At 18. 14 – 17; Pregação: Lucas 3. 15 – 17; 21 – 22
LÍDERES: Idelce T. Senger Weisheimer e Luiza Babette Dürr Teixeira – Água Boa/MT

LITURGIA DE ABERTURA
ACOLHIDA
Sejam todos/as bem vindos/as a mais este Culto. O Salmo 122. 1 nos diz: “Alegrei-me quando me disseram: vamos a casa do Senhor”. Como irmãos em Cristo alegramo-nos por poder estar aqui, mais uma vez, na Casa do Senhor, para podermos lhe render graças e louvor, orar e ouvir Sua Palavra. Acolher visitantes.
CANTO DE ENTRADA
337 – HPD II – Reunidos aqui
SAUDAÇÃO
Estamos aqui reunidos em nome de nosso Deus, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
CANTO DE INVOCAÇÃO
325 – HPD II Aqui você tem lugar
CONFISSÃO DE PECADOS
Bondoso e poderoso Deus, Tu és a fonte de toda a nossa vida. Cada momento em que estamos com dificuldade nós podemos nos saciar desta fonte que és Tu, ó Senhor, e então nos sentimos novamente fortalecidos e renovados para enfrentar as dificuldades de nossa vida. Por isso Senhor, viemos a Ti pedir perdão, pelas vezes em que nos afastamos de Ti e ignoramos o Teu amor por nós. Nós sabemos ó Deus como Tu ficas triste quando não obedecemos e não praticamos, em nosso dia a dia, os Teus ensinamentos. Perdoa-nos Senhor, pela falta de amor para com o próximo. Conceda-nos que, através da nossa fé, possamos obter o Teu perdão, o perdão que nos foi oferecido por Jesus na Cruz. Obrigada Senhor por sempre nos conceder o perdão e o amor. Amém.
ANÚNCIO DO PERDÃO
O Senhor sempre nos perdoa quando, arrependidos, pedimos perdão. Ele é quem nos dá a paz, essa paz que é regida pelo Seu amor. Quem se arrependeu de seus pecados do fundo do coração, sinta-se aliviado e em nome de Jesus perdoado. Amém.
KYRIE
Senhor, pedimos Tua misericórdia sobre nós, cantando “Tem Senhor piedade...”
GLÓRIA IN EXCELSIS
Glorificamos ao Senhor que sempre ouve o nosso clamor. Ele é justo e fiel ao atender ao pedido de Seu filho. Por isso cantemos “Glória, glória, glória a Deus nas alturas...”
ORAÇÃO DO DIA
Pai de amor, queremos declarar a Ti, o nosso amor e a nossa confiança. Soberano És, ó Deus, sobre tudo e todos. Queremos nesse momento, nos entregar a Ti, totalmente, com nossa mente, nosso coração e também ouvidos, para ouvirmos e sentirmos tudo aquilo que nos queres dizer neste momento, neste culto. Fala Senhor a cada um de Teus filhos e filhas, aqui e agora. Que a Tua palavra entre em nossos corações e produza muitos frutos em nossas vidas e também na vida de outras pessoas, que, através de nossos ensinamentos e atitudes, possam sentir o Teu amor. Sê Tu conosco, Senhor, em todos os dias de nossa vida, protegendo-nos, amparando-nos, livrando-nos das maldades desse mundo. Que possamos nos sentir abraçado e amparado por Ti, ó Pai, em todos os dias de nossas vidas. Em nome de Teu Filho Jesus Cristo. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 43. 1-7
2ª Leitura Bíblica: Atos 18. 14-17
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
379 HPD II – Estou pronto senhor
PREGAÇÃO
Peço a Comunidade que, quem puder, se coloque em pé.
Acolhemos as Palavras das Escrituras. João diz: “Ele vem depois de mim, mas eu não mereço a honra de desamarrar as correias das sandálias dele”, Jo 1.27
Ler Lucas 3. 15-17; 21-22
“Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo sejam com todos nós”. Amém.
Querido Deus, obrigada por nos trazeres até aqui para podermos ouvir a Tua mensagem de amor. Abençoa o nosso ouvir e o nosso falar, dá-nos sabedoria e entendimento. Amém.
A Comunidade pode sentar
Hoje é o primeiro domingo após Epifania, que é uma fase importante no calendário Cristão. O Advento, o Natal e Fim de Ano nos enchem de esperança para uma nova vida e, também, de compromissos sociais, organizando as festas, recebendo visitas: uma feliz agitação. Passou. Agora a maioria das pessoas está viajando, merecida férias. Tudo fica quieto, parece vazio. E aí acontece a Epifania, que é a revelação de Deus. É a luz se sobrepondo às trevas. É o batismo do Senhor! Pela primeira vez Deus fala ao mundo de Seu Filho amado, como ouvimos no v.22 ...”e o Espírito Santo desceu na forma de uma pomba sobre ele. E do céu veio uma voz que disse: - Tu és o meu Filho querido e me dás muita alegria”. E isto aconteceu durante o Batismo de Jesus por João Batista. João Batista que se coloca como alguém que não merece “a honra de desamarrar as correias das sandálias dele (Jesus)”. E diz mais: “eu os batizo com água... Ele os batizará com o Espírito Santo”...
EPIFANIA - BATISMO
Epifania = revelação de Jesus ao mundo. A Luz que vence as trevas. Deus quebrando o silêncio e revelando Seu Filho ao mundo. E justamente no BATISMO de Jesus!
E Batismo, o que significa para nós? E mais: será que vivemos o seu significado?
O Batismo significa que você é recebido por Deus, que é perdoado, que seus pecados foram anulados. Batismo é graça. Uma pessoa batizada, não é aquela que foi borrifada com água na Igreja, mas aquela que, além disso, experimentou “o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt 3.5)
EPIFANIA - BATISMO
Qual a relação entre eles?
Epifania: revelação de Deus, Luz que se sobrepõe às trevas.
Batismo: renovação, regeneração. Perdão através do Espírito Santo. Nova Luz para a nossa vida.
O nosso Batismo nos coloca na família de Deus, através dele somos chamados de filhos e filhas de Deus. O Batismo, o nascer de novo, deve ser vivido diariamente. Ele nos coloca na Epifania, nos tirando das trevas para a Luz. O Batismo se torna um modo de vida, com perdão, amor e compromisso com nossos irmãos e irmãs em Cristo Jesus.
Que possamos compreender o verdadeiro significado do sermos batizados e assim vivermos como Luz para o mundo e honrar a família em que fomos colocadas: a família de Deus. Amém.

HINO
137 HPD I – Fui em Teu nome batizado

CONFISSÃO DE FÉ
Deus nos colocou em Sua família. Vamos confirmar que honramos essa família confessando a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico
Creio em Deus Pai.....

CANTO PÓS CONFISSÃO
Proceder a motivação e o recolhimento das ofertas
166 HPD I – Dá-nos olhos claros
ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2. ______________
3. ______________
4. ______________
5. ______________
6. ______________

Fazer esta oração em conjunto com a Comunidade

P. Por esses motivos de oração, e para que os filhos e filhas de Deus encontrem consolo e amparo, descanso e segurança nas dificuldades, oremos;
T. Ouve Senhor a nossa oração
P. Pelos enfermos deste mundo, para que sejam curados e amparados por Ti Senhor. Oremos
T. Ouve Senhor a nossa oração
P. Pelas nações que sofrem com a guerra, que possam encontrar a Paz. Oremos
T. Ouve Senhor a nossa oração
P. Pela Igreja Cristã do mundo inteiro, que cresça e anuncie a graça e o amor de Deus com seriedade e firmeza. Oremos
T. Ouve Senhor a nossa oração
P. Por não sabermos como orar, pedimos que o Senhor nos perdoe, olhe para o nosso coração e nos conduza pelo Seu amor. Oremos
T. Ouve Senhor a nossa oração
Tudo mais que temos a pedir e o muito que temos a agradecer, queremos colocar na oração que Seu Filho Jesus nos ensinou, dizendo
Pai Nosso que estás no céu...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: __/__/__ as __h__
Oferta último Culto: R$______ - destinada para.......
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

BÊNÇÃO
Estejam alerta e fiquem firmes na fé. Sejam corajosos e fortes.
Façam todo trabalho com amor. Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vocês. (Apóstolo Paulo)

ENVIO
Ide na Paz do Senhor e alegrai-vos, pois o Deus Todo Poderoso nos guiará nesta nova semana, e com Jesus Seu Filho que morreu na Cruz para nos salvar. Assim, sintam-se acolhidos e protegidos por Deus Pai Todo Poderoso. Amém.

CANTO FINAL
368 HPD II - Paz, paz de Cristo
 


 


Autor(a): Idelce T. Senger Weisheimer e Luiza Babette Dürr Teixeira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Natureza do Domingo: Epifania
Perfil do Domingo: 1º Domingo após Epifania
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 22
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 18741

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br