Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Bem-estar animal

Comida Boa na Rádio

01/02/2019

BEM-ESTAR ANIMAL

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

O assunto de hoje é bem-estar animal ligado à qualidade de vida do campo isto é, saúde, felicidade e longevidade dos seus animais, sua família e principalmente da sua terra.

A agricultura familiar é fortemente ligada à criação de animais, que auxiliam na produção agroecológica e muitas vezes são uma das principais fontes de renda da propriedade.

É extremamente importante que as famílias garantam que seus animais tenham comida e água suficientes, estejam livres de dor, ferimentos e doenças que podem ser transmitidas para humanos, estejam confortáveis, tenham abrigos para se proteger, estejam livres para expressar os comportamentos naturais, com espaço suficiente para todos evitando locais super lotados, 5° estejam livres de medo e estresse.

Como você pode proporcionar bem-estar animal na sua propriedade? O primeiro passo é procurar ter alimentos em quantidade disponível, mesmo em épocas de baixa disponibilidade. O ideal é poder optar por alimentos alternativos de fácil produção e que atendam às exigências nutricionais, como mandioca, batata doce e abóboras e, no caso de aves e feno, pré-secado e silagem em caso de bovinos.

O cultivo de plantas medicinais auxilia na saúde dos animais. O alho em casos de verminoses, folha de pitanga em casos de diarreias e boldo e citronela são usados como repelentes.

Para auxiliar no conforto dos animais, o sombreamento natural é muito importante. Em locais que não têm arvores, o uso de sombrites e construções que não exigem um alto investimento, como pequenos telhados, ajudam muito nos dias mais quentes e nos dias chuvosos e frios.

Para o manejo geral de animais, evite o uso de materiais que possam causar algum tipo de estresse ou ferimento, como pedaços de madeiras, ferros e pedras.

O termo “bem-estar animal” está cada vez mais forte e mundialmente conhecido, e quem se preocupa com a origem e a forma de produção dos alimentos, especialmente as carnes e outros derivados tem outros olhos em se tratando de produção com bem-estar e não agressão aos animais e ao meio ambiente.

Todas e todos nós temos um papel importante na promoção do bem-estar animal, ou conhecido como bem-estar único considerando animais e seres humanos proporcionando equilíbrio na sustentabilidade ambiental.

Lembre-se “comida boa só se faz com um bom cultivo e boa criação”.

Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!


Todos os programas

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br