Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Jejum Diaconal 2017

De 01/03/2017 a 16/04/2017

Tema: Alegres na Reforma com Amor Diaconal
“A fé é ativa no amor”. Gálatas 5.6

Estamos celebrando os 500 anos da Reforma Luterana e queremos fazer isso em palavras e ações. Lembramos que a Reforma Luterana contribuiu imensamente no desenvolvimento social da Europa, por isso o tema do Jejum Diaconal da quaresma de 2017 está baseado nos escritos de Martim Lutero. Esse ano o motivo de nossas ofertas é para o trabalho com famílias imigrantes. Solidarizemo-nos com nossos irmãos e irmãs que passam tantas necessidades. Não conseguem trazer esposa/o ou filhas/os que ficaram no país de origem. Nossa ação é muito para um coração que diariamente precisa se encher de esperança. Nossa fé nos impulsiona para isso. Ela é ativa no amor.

No escrito sobre as Boas Obras, Lutero critica as obras que são usadas para méritos pessoais, mas valoriza as boas obras realizadas com amor. O próprio Lutero diz que em “questões do amor é preciso ceder, porque ele tudo suporta”. Esse amor é definido por ele a partir do amor de Cristo. Esse é o parâmetro. 

Lutero deixa claro que as obras do amor devem ser direcionadas às pessoas em maior necessidade. Esse amor não leva em consideração recompensas nem pergunta se a pessoa é digna de recebê-lo. A fé não pergunta se há obras a fazer, antes que surja a pergunta ela já as fez. O amor é abnegado e espontâneo como o amor de Deus. O amor é parte daquele amor divino dado para que o ser humano o passe adiante. Ele é dirigido ao próximo por causa da fé em Jesus Cristo, pois tal fé é o agente e o amor é a ação. Portanto, o cristão age diaconalmente quando atua com amor segundo a fé. As ações não devem contradizer os mandamentos de Deus e Sua vontade. Diz Lutero:

“‘ fé verdadeira (...) é uma obra divina em nós, que nos modifica e faz renascer de Deus (Jo 1.13) (...) há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há obras a fazer, e sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar’” (...).


O Jejum Diaconal é uma ação de fé em favor de pessoas ou causa importante. Você é convidado a deixar de consumir alguma coisa (doces, bebidas, carne vermelha, roupas...) durante a quaresma, juntar e somar esse valor e levá-lo à igreja num culto, de preferência coloque num envelope com nome “Jejum Diaconal”.

O Culto de Encerramento do Jejum Diaconal acontecerá no dia 23/4, na Paróquia dos Apóstolos, em Joinville.

Sugerimos a leitura do artigo Alegres na Reforma com Amor Diaconal - Jejum Diaconal 2017
 



“ Oremos pelas pessoas envolvidas com este evento! Que Deus estenda a sua mão sobre elas! ”

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Folder-Jejum Diaconal-2017.pdf


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não é mais do que Batismo diário.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br