Missão com Famílias


ID: 2785

Isaías 66.101-4

Dia das Mães - Prédica

12/05/2002

 

Texto: Is 66.10-14.

Dia das Mães – 12/05/2002

A prédica de hoje irá tematizar o dia que se comemora, o dia das mães.

O que ocorre neste dia? Milhões de mães ganham seus presentes, são idolatradas pelos filhos, homenageadas por serem a rainha do lar. No comércio, há uma exploração constante da imagem maternal em vistas do lucro. Um dia por ano as mulheres são lembradas como trabalhadoras, mães, aquela que cuida, que cria, que passa noites em claro. Também são lembrados os vários tipos do ser mãe, a mãe exemplar, a mãe solteira, a mãe mais idosa, mais nova, com mais filhos, mãe pobre e mãe rica, todas são lembradas e valorizadas pelos filhos e esposos neste dia das mães. Também aquelas que já se forma recebem uma homenagem especial.

Mas, de onde vem este dia, quem iniciou a primeira celebração do dia das mães, qual é a origem desta data tão famosa??

A idealizadora deste dia foi uma mulher chamada Ana Jarvis, natural dos Estados Unidos. Ana era muito unida com sua família. Seu pai havia falecido em 1902 e três anos depois, sua mãe também faleceu. Com o sofrimento da perda de seus pais, Ana realizou a primeira celebração do dia das Mães em sua própria casa, no segundo domingo de maio de 1907. A celebração foi tão comovente que se repetiu nos próximos anos e como Ana não queria que esta celebração ficasse sendo algo pessoal, ela iniciou uma campanha para que todos os filhos e filhas pudessem honrar e homenagear suas mães vivas ou mortas. Assim, ela enviou cartas, visitou políticos e religiosos até que o presidente dos Estado Unidos proclamou o 2O. domingo do mês de maio como o dia das mães e, aos poucos, esta data foi internacionalizada, sendo que no Brasil a data foi oficializada no ano de 1932. O objetivo central deste dia é celebrar a mãe como pessoa humana, como mulher que tem sonhos, e necessita ser amada e homenageada a cada novo dia, em todos os tempos, por tudo aquilo que ela é e faz, com respeito, carinho e sinceridade.

Mas, o que uma mãe faz? Toda mulher que é mãe ama, acolhe, cria, gera, protege, dá alimento aos filhos, trabalha, cuida, consola na tristeza, se alegra na alegria, enfim, se poderia resumir todas as ações de uma mãe com uma única palavra: amor. Ela ama e por isso se doa e também se sacrifica por amor. Lembro aqui a imagem de um pássaro, o pelicano que pode ser comparado com todas as mães. Quando não há comida suficiente para seus filhotes a fêmea pica o próprio peito para alimenta-los com seu sangue. O amor maternal também é assim. Dá de tudo e faz tudo em favor das outras pessoas. Mãe é amor e é amar.

Quando se lembra o dia das mães também é importante resgatar os textos bíblicos que nos falam de como Deus age, como ele é e quais as imagens que caracterizam nosso Deus. Desde crianças aprendemos que Deus é Pai, é todo-poderoso, outras vezes, na Bíblia, Deus aprece como o criador, como o juiz, o oleiro, o pastor, enfim, algumas imagens que tentam falar sobre como é Deus e de como ele age conosco.

Acima de tudo, Deus é mistério e é indizível, ou seja, não se pode usar somente um símbolo, uma metáfora ou uma comparação para falar sobre Deus. Toda linguagem humana é insuficiente e incompleta para dizer como é Deus. Deus não pode ser explicado de uma forma só. Somente podemos falar dele de acordo com experiência que temos com ele, ou seja, como ele age em nossa vida. Para o povo que estava escravo no Egito, Deus é conhecido como o libertador, porque enviou a libertação para aquelas pessoas. Para muitos, Deus é um velhinho de barbas brancas, porque foi assim que nos ensinaram desde a infância. Mas Deus se revela de muitas formas e possui várias imagens para falarmos sobre ele. Estamos acostumados, como já mencionei anteriormente, a falar sobre Deus como Pai. Mas será que também podemos falar de Deus como mãe? Será que paramos para pensar que o amor de Deus para conosco é como o amor de uma mãe, que sente a dor como a mulher sente as dores no parto, que consola os filhos como uma mãe cuida deles...

Sim, querida comunidade, não é maravilhoso saber que Deus nos ama como uma mãe e podemos chamá-lo também de Deus mãe.

Tudo isso nos revela a palavra de Deus, conforme lemos no livro do profeta Isaías 42.14: O Deus Eterno diz: Por muito tempo eu não disse nada, fiquei calado e não respondi, mas agora vou gritar como uma mulher em dores de parto, vou me lamentar e clamar. Deus compara a sua dor pela infidelidade de seu povo como a dor de uma mulher, de uma mãe que vai dar a luz. Em outros textos Deus também revela seu amor por nós, seu povo, cf. Dt 32.10ss: (ler) Deus guia o seu povo como a águia ensina seus filhotes a voar.

O amor de Deus por nós é maravilhoso e também é expressado de forma singela e maternal pelo profeta Oséias, cap. 11.: Quando Israel era criança eu já o amava e do Egito chamei o meu filho... Fui eu que ensinei o meu povo a andar, eu os segurei nos meus braços, porém eles não sabiam que era eu que cuidava deles. Com laços de amor e de carinho eu os trouxe para perto de mim, eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer.

Deus é como uma mãe para cada um de nós, nos chama de filhos/as amados/as, nos ensina a andar, nos segura em seus braços, nos pega no colo como uma criança e nos dá de comer. Existe algo mais precioso do que isto, um Deus como uma mãe, que nos cuida e protege e ensina o BABÁ na fé e no amor. Por tudo isso, nós não precisamos de outros deuses a não ser Deus, nosso criador e cuidador. Esta é a mensagem de Deus para todos os tempos e todas as pessoas em todos os lugares, mas muitos não querem ouvir e até aqueles que são escolhidos por Deus, não cumprem sua vontade, Por isso Deus utiliza a voz dos profetas para dizer aquilo que ele deseja fazer com os que não fazem a sua vontade, porque ele nos promete castigo e salvação, dor e perdão, conforme as palavras do profeta Isaías que diz: Será que uma mulher pode dar à luz sem sofrer dores de parto? Não, o sofrimento existe, a dor surge, mas Deus sabe que após a dor sempre vem a alegria, o júbilo, a festa da paz, foi também assim com Jesus Cristo que morreu e ressuscitou, será assim também com nós se confiamos na sua promessa, porque Deus vai nos consolar, como uma mãe que consola seus filhos, Deus nos consolará e todos vão ficar contentes e terão nova força.

Se formos fiel a Deus ele nos retribuirá com amor maternal, nos consolando, nos cuidando e protegendo.

Assim é e age nosso Deus amoroso que tem compaixão daqueles que sofrem e cuida de seus filhos como uma galinha cuida de seus pintinhos debaixo de suas asas. Esta também foi a comparação que Jesus Cristo usou quando lamentou sobre a cidade de Jerusalém e seus moradores que não haviam entendido o projeto do Reino de Deus que Cristo veio anunciar, e por isto diz que sempre quis reunir os filhos de Jerusalém assim como a galinha reúne seus pintinhos, conforme o texto do evangelho lido a pouco.

Assim, podemos nos alegrar neste dia das mães por saber que temos um Deus que nos ama como o amor de mãe e que através de tantas mulheres mães que houveram na história do povo de Deus, como Sara, Hagar, Rute, Ana, Isabel, Maria, a viúva de Naim e a mãe de Jairo, tantas mulheres-mães que tiveram fé e foram persistentes em sua luta pela vida, conforme nos relata a Bíblia, a palavra de Deus.

Jesus Cristo, em seu ministério também se relacionou com muitas mulheres e elas foram testemunhas fiéis de seu projeto do reino de Deus. Muitas delas também eram mães. No texto de Lc 11.27 uma mulher fala para Jesus como uma confissão de fé: Bem aventurada aquela que te concebeu e os seios que te amamentaram. Feliz a mãe que te criou e te sustentou.

Assim, querida comunidade, a Bíblia é a história do povo de Deus não só de homens mas também de mulheres que lutaram por vida digna, que foram firmes na fé e eram agradecidas a Deus.

Por isso, prezados irmãos e irmãs, a maior alegria do dia das mães não é o êxito do comércio, a fartura de presentes, mas é saber que Deus nos ama como o amor de mãe, nos consola, nos protege, nos ensina a caminhar, nos segura no colo e nos ampara e sente como as dores de parto de uma mulher a dor e o sofrimento de seu povo e se alegra com a vida justa e com o amor concretizado, todos os dias, não só no dia das mães. Amém.

Pastora Cristina Scherer
Palmas-TO


Publicado originalmente no site Grupo Emaús
 


Autor(a): Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Brasil Central / Paróquia: Palmas (TO)
Área: Missão / Nível: Missão - Família
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 66 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 41190

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br