Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

Motivações para o Dia Mundial de Oração - 2018

23/02/2018

Estimadas irmãs!

Nós, mulheres da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, temos uma longa caminhada. Reunimo-nos continuamente em grupos em nossas comunidades, mas também em eventos paroquiais, sinodais e nacionais. Estamos sempre a caminho. Somos mulheres em movimento. Neste caminhar, sempre sob o Evangelho, damos vazão à nossa palavra, compartilhamos nossos sonhos, denunciamos os poderes que oprimem e geram sofrimento a qualquer pessoa, também à natureza. Cuidamos umas das outras e de nós mesmas.

Inspiradas na mística da celebração dos 500 anos, em março de 2017, na cidade de Foz do Iguaçu, afirmamos todas juntas que somos contra a reforma da previdência. Afirmamos reiteradamente os direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores através da expressão “nenhum direito a menos”. A vida das mulheres é dura demais, sofrida demais para retroceder em seus direitos. Ao contrário, queremos mais! Mais vida, mais segurança, mais liberdade, mais respeito, mais equidade, ... e a isso tudo chamamos JUSTIÇA DE GÊNERO.

Aproxima-se o Dia Mundial de Oração (DMO), celebrado sempre na primeira sexta-feira do mês de março. Trata-se de uma iniciativa das mulheres cristãs do mundo todo, também do Brasil. No âmbito brasileiro, nós mulheres luteranas temos feito história no tocante a esta celebração. Somos engajadas nesse projeto global, que sempre une oração e ação. Seguimos um primado da teologia luterana que afirma, que “devemos orar como se tudo dependesse de Deus e trabalhar como se tudo dependesse de nós”. (Martim Lutero)

Neste intuito, queremos convidar você, mulher, a novamente engajar-se no Dia Mundial de Oração. E queremos propor um “eco” a este dia. Convidamos para que, durante a semana do DMO, ou seja, da segunda-feira (26.02) até a sexta-feira (02.03), façamos uma oração individual, todos os dias, no horário das 21 horas. Estas orações individuais culminarão na grande celebração do DMO.

Oremos em favor da Vida das mulheres e para que a Graça Divina desfaça tudo o que a destrói. Oremos por nossa própria vida também. Oremos pela Paz e a Justiça. Oremos pelos direitos das meninas. Oremos para que possamos propor e agir pelo fim de toda e qualquer forma de violência contra mulheres e meninas. Oremos pela retomada da Soberania de nosso país. Oremos pela Política e pela Economia sanas e voltadas ao bem comum. Oremos por sustentabilidade.

Em nossas preces, tenhamos conosco uma pedra. Esta pedra, simbolizando todo o tipo de sofrimento que nos oprime e gera morte, nos acompanhará em cada oração, em cada dia, e será levada à celebração no Dia Mundial de Oração, sexta-feira, dia 02.03. Estaremos, assim, aliando a identificação de nossas dores com a rejeição do sofrimento imposto a nós e a todas as mulheres, em confiança a Deus, em comunhão sororal e em entrega de nosso discipulado de mulheres ao Amor Maior.

Em OrAÇÃO e AÇÃO seguiremos nossa caminhada, a qual deverá ser plena para todas nós.

(Pa. Dra. Rosane Pletsch e Pa. Dra. Mara Parlow)
 


Autor(a): Rosane Pletsch e Mara Parlow
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene
Área: Espiritualidade
Área: Missão / Nível: Missão - Mulheres / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Natureza do Texto: Vários
Perfil do Texto: Carta
ID: 45987

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br