Missão com Mulheres


- Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
secretariageral@ieclb.org.br
ID: 2674

Quaresma e as Mulheres

Meditação

08/03/2010

De acordo com o calendário da Igreja, estamos vivendo a época de Quaresma. Quarenta dias úteis para refletir, analisar, converter pensamentos e condutas na preparação da grande festa da ressurreição, a Páscoa.

Dentro desta época temos dois momentos muito fortes dedicados às mulheres. Na primeira sexta-feira de março, o Dia Mundial de Oração das Mulheres e no dia 08 de março, o Dia Internacional da Mulher.

É muito salutar que estes dois dias estejam no marco de uma época de reflexão e conversão. A humanidade caminhou por muitos séculos numa direção de discriminação e exclusão das mulheres e do feminino. Quase todas as culturas criaram leis e comportamentos que colocaram as mulheres numa posição de submissão e de dependência. As estruturas de poder foram montadas por homens, dentro da lógica masculina, o chamado patriarcalismo.

Uma vez participei na Alemanha de uma reunião de mulheres que conseguiram galgar postos importantes na Igreja e na sociedade. Fiquei inquieto e decepcionado.

Elas só falavam da importância de galgar estes postos, da necessidade de mais mulheres alcançarem posições de mando e de poder nestas instâncias. Mas, ninguém falou que a forma patriarcal de poder criou a exploração de uns sobre outros e de todos (ou, quase todos) sobre a natureza, com resultados sabidamente desastrosos para toda a humanidade e para o planeta terra.

Em momento algum questionaram o fato de que este modelo de poder foi elaborado por homens ao longo da história, para beneficiar os homens e manter o poder do seu lado. Em momento algum manifestaram o desejo de criar novas formas de poder, formuladas por homens e mulheres que querem ver superadas a exploração e a exclusão.

Nós, aqui, vivemos outro contexto e outro momento. Talvez a época de Quaresma e a certeza da ressurreição possam nos inspirar e ajudar a superar todas as formas patriarcais de poder tanto na sociedade quanto na Igreja. E que caminhemos na direção indicada por Jesus Cristo conforme a primeira carta de João: “Se andamos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado” ( 1, 7).

Pastor Carlos Musskopf
Paróquia do ABCD
Santo Andre/SP

Veja no Portal Luteranos:

Textos sobre a Quaresma e Notícias sobre a Quaresma


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A oração precisa ter o coração todo para si, por inteiro e exclusivamente, para que seja uma boa oração.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br