Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Mensagem da Presidência - Pentecostes 2013

19/05/2013

Mensagem da Presidência para Pentecostes - 2013

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!

Irmãos e irmãs em Cristo!

Uma estrofe da canção “Deus família” resume o acontecimento de Pentecostes:

Sucede todas as vezes que reunimo-nos aqui
o que um dia Jesus à sua gente prometeu:
o Espírito Santo veio e neles fé acendeu.
Alegres, compartilharam o que Deus lhes concedeu.

O Espírito Santo veio e a fé acendeu. Nesta ação do Espírito Santo, a Igreja tem a sua origem. Ela é fruto de Pentecostes! É presente de Deus!

Será que ainda nos damos conta deste milagre de Deus em nossos dias, quando Ele nos reúne em comunidade e ali nos alimenta e fortalece com a sua Palavra?

O Tema da Igreja para 2013 justamente convida cada membro a refletir acerca da sua participação na vida comunitária, acerca da sua inserção na Igreja. Estamos sendo desafiados a testemunhar que “vivemos comunidade”, que “somos parte do corpo de Cristo”!

O Pastor Dietrich Bonhoeffer nos lembra que corremos o perigo de esquecer que a comunhão dos irmãos crentes é um presente gracioso procedente do Reino de Deus. [...] Quem pode viver em comunhão com outros crentes, esse louve a graça de Deus no fundo do coração, agradeça a Deus de joelhos e reconheça: é graça!

Ao despedir-se da sua gente, Jesus afirmou com toda a clareza: Eu sairei do seu meio, mas não se desesperem. Não lhes deixarei órfãos. O meu Pai lhes enviará o Consolador, o Espírito Santo. Assim está escrito no Evangelho de João, no capítulo 14. Atos dos Apóstolos, no capítulo 2, confirma o que Jesus prometera: ao cumprir-se o dia de Pentecostes, a comunidade recebeu o Espírito Santo.

O Espírito Santo veio e a fé acendeu. Celebramos, portanto, a presença real de Deus na nossa vida – na minha e na sua vida; presença que nos permite ser criatura digna; presença que nos leva a participar e viver comunhão; presença que nos capacita para testemunhar a verdade e a paz promovidas por Jesus.

Em Pentecostes, lembramos e festejamos que Deus desencadeou, pela ação do Espírito Santo, algo totalmente novo e extraordinário na sociedade e no mundo... e isso continua acontecendo hoje. O Espírito Santo rompe com a vida ordinária marcada pelo desamor e pela desesperança, pela injustiça e pelo sofrimento e promove vida e salvação. O Espírito Santo acorda, assusta, desinstala, anima, impulsiona a sua Igreja. A partir de Pentecostes, homens, mulheres, jovens e crianças são chamadas a testemunhar a presença criadora e transformadora de Deus entre nós.

Foi esse testemunho que os apóstolos deram a partir de Pentecostes. Foi esse o testemunho que criou a Igreja. É esse o testemunho que sustenta a Igreja hoje e é esse o testemunho que nos cabe como filhas e filhos de Deus.

Como povo de Deus que caminha nas comunidades que formam a IECLB, somos profundamente gratos a Deus porque Ele não deixou órfão o seu povo! Somos gratos porque o Espírito Santo nos insere ainda hoje nessa vivência comunitária pautada pelos valores do Evangelho. Somos parte da Igreja de Jesus Cristo no mundo. É dessa convicção de fé que bebemos para seguir no nosso testemunho na Missão de Deus.

Nesse sentido, convido para recordarmos uma palavra de Ernesto Schlieper, um dos pais da IECLB, quando ele se manifestou acerca da caminhada comum como Igreja em nosso país:

A isso somos chamados: a deixar ser realidade para nós e entre nós o que Cristo nos deu: a unidade na fé. [...] A presença do Senhor em sua comunidade reunida é o centro da comunidade cristã, e é por isso o ponto de partida de todo o testemunho cristão perante o mundo. Para que esse testemunho se torne mais eficiente entre nós, [...] somos chamados a sermos solícitos em guardar a unidade no Espírito, a lembrarmo-nos diariamente e em tudo que fazemos que temos um só Senhor, uma só fé, um só Batismo, um só Deus e Pai.

Pentecostes: presença do Espírito de Deus, que nos faz participantes da Sua missão na sociedade brasileira, compartilhando – alegres – o que Deus nos concedeu.

Amém!

P. Nestor P. Friedrich
Pastor Presidente da IECLB


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 26639
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Todas as nossas orações devem fundamentar-se e apoiar-se na obediência a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br