Presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil



Rua Senhor dos Passos , 202 V andar - Centro
CEP 90020-180 - Porto Alegre /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 2275

Prédica para o Dia do Ex-Aluno do IPT

22/04/2012

“Que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo esteja conosco hoje e sempre. Amém!”

Estimada Comunidade!
Estimados/as Ex-Alunos do IPT!
Estimados Irmãos e Irmãs em Cristo!

Trago um abraço fraterno da Presidência da IECLB – P. Carlos Moeller e da Pa. Silvia Genz – ex-aluna!
Abraço de toda a equipe da Secretaria Geral!

Quero iniciar agradecendo ao convite feito pela Presidente da Associação dos Ex-alunos do IPT – Ingrit Marxen, para trazer a mensagem para este culto Festivo!

Quinta-feira, conversei com Dorothea Droste, colega de IPT que hoje atua na sede da Igreja Evangélica Luterana na Baviera e compartilhei que hoje estaria aqui. Mais recentemente, em Campo Grande, reencontrei o colega Arno Knoch. Por sinal, este é um privilégio que a minha atual função me dá, o de poder encontrar e reencontrar muitos colegas. Mais significativo ainda, reencontrá-los exercendo tarefas e funções importantes nas mais diferentes esferas, inclusive na IECLB, ou seja, cada reencontro com colegas do tempo do PROSEMINAR tem sido um momento especial. Quando conversamos e rememoramos nossas aventuras, mais evidente fica o quanto o IPT foi “uma escola singular” na vida de cada um de nós e o quanto o espírito do Pro continua vivo e operante em nossas vidas! As ações implementadas pela Associação do Ex-Alunos do IPT que constam no Altschülerbrief por si só atestam para este espírito.

Desde já, quero agradecer ao apoio para estudantes de Teologia! Ele é fundamental e necessário!

Estimados Irmãs e Irmãs!

Para este culto, fui convidado a compartilhar com vocês o Tema do Ano da IECLB para este ano de 2012: Comunidade jovem - Igreja viva.

 O Lema bíblico é do livro do profeta Jeremias: Antes que eu te formasse no ventre, te conheci (Jeremias 1.5a).

Quando iniciei o trabalho à frente da Presidência da IECLB, meu primeiro compromisso oficial foi com o CONAJE. Deles ouvi a seguinte reivindicação: queremos mais espaço!

A psicóloga Rosely Sayão, na Folha de São Paulo, em 24 de maio de 2011, colocou a seguinte questão:

“O que temos feito para que esses jovens amem a vida, desenvolvam o autocuidado e atitudes de respeito por si mesmos, tratem suas emoções com delicadeza e construam um projeto de vida que lhes permita olhar para o futuro como um alvo a ser alcançado e não uma fatalidade ou determinação?”

O Tema surgiu da preocupação com o jovem, sua presença e ausência na igreja.

O foco do Tema de 2012 é a juventude no contexto da comunidade cristã. Desafio: a IECLB como um todo (sair das caixinhas), dos distintos grupos, departamentos e se avaliar pela ótica da juventude, assumindo o que ela é por natureza: uma comunidade jovem, o que tem a ver com atitude, postura, espírito, ...

Queremos fazer uma reflexão e abordagem POSITIVA. Sair da argumentação: “no meu tempo”... A voz destes jovens deu corpo a um desejo expresso também por outros setores na igreja que culminou no atual Tema do Ano!

Queremos destacar e resgatar a importância da comunidade para o jovem e do jovem para a comunidade permanecer jovem.

O P. Jörk Zink, no seu livro Crer e Viver, diz que a

“A igreja sempre deve estar pronta para sua própria renovação. A igreja não pode viver em geração alguma se não se deixar renovar. Não há nada que possa valer nela só porque foi válido em tempos passados. Onde a igreja realiza seu trabalho, seres humanos se modificam e formam juntos de novo a igreja. (...) Deus precisa de seres humanos que se deixam mover por seu Espírito e movimentem o mundo como instrumentos do Espírito de Deus”.

Eu acrescentaria: seres humanos que permitam que a palavra de Deus faça arder o coração (Lucas 24.32), que se permitam caminhar juntas, dialogar, estudar a palavra e terem comunhão de mesa – refeição comunitária!

O Lema enfoca a espiritualidade do jovem e da comunidade jovem: Deus nos conhece desde o ventre materno, nos abraça com sua graça para, com liberdade, servir-lhe e responder ao seu amor revelado em Cristo. Deus chama, convoca. Jeremias reagiu prontamente:

6 Então eu disse: — Ó Senhor, meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem.

A reação de Jeremias é sintomática! Moisés reagiu de forma semelhante. Por quê? Porque Jeremias sabe qual o tamanho da tarefa a ale confiada e o contexto em que sua missão irá se dar – adverso! Ele sabe que a tarefa não é fácil, que as adversidades serão enormes, tanto que, no meio da sua missão, “amaldiçoa o dia em que nasceu!”, se sente enganado por Deus, precisa desmascarar a pregação de outros profetas cujo discurso é mais simpático!
Não menos sintomática é a realidade dos discípulos após a morte e crucificação de Jesus! Quando Jesus aparece para eles pensam estar vendo um fantasma! Estão assustados, com medo, com dúvidas na cabeça! Jesus precisa abrir a mente de seus discípulos para entenderem a missão a eles confiada, qual seja, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados!

Com certeza, esta mensagem não dá lucro, nem fama!

Pastor Milton Schwantes, falecido há poucas semanas, escreveu o seguinte acerca da Páscoa:

Este é o mistério da Páscoa: vale a pena ir em frente. Estamos aí para crer na esperança. Há futuro. Nas Igrejas, somos células de esperança no novo, pela ressurreição de Jesus. Ele, que saiu vencendo a morte e os matadores, é a nossa esperança de raiz.

Igreja não é necrotério! É berçário!! Celebra o nascimento da esperança. A morte já se foi. O seu poder minguou, se acabou. Estamos eleitos para caminhar rumo aos horizontes.

Jesus nos doou olhos para ver longe. A ressurreição é como se fosse uma operação na vista. Olhos, já sem esperança nenhuma, passam - mortos, doentes, desanimados - a ver. Encantam-se com o colorido das coisas. Voltam a crer em si, a crer nas pessoas próximas, a crer no horizonte.

Comunidade jovem, na perspectiva da Páscoa, faz história! Caminha! Contextualiza-se! As cores no cartaz e suas formas querem apontar para esta dinamicidade! Busca dar respostas aos desafios que a cada nova geração surge! Caso contrário, envelhece, caduca, se torna obsoleta!

Na última quarta-feira, na sede da igreja, em nossa meditação, a Catequista Débora Conrad, Secretária de Formação, retomou a reflexão do tema conosco. Olhamos novamente o cartaz e nos perguntamos sobre o que este tema tem a ver conosco! Como este tema bate na nossa vida!

Eu me dei conta que, aos 54 anos, tenho de um lado uma mãe e sogro e sogra com mais de 70 anos e duas filhas com 19 e 26 anos! São três mundos distintos, diferentes! Como administrar isto? O que nós vivemos no IPT, num internato, enquanto jovens, foi uma experiência. Lembro que ver TV era programa de domingo e não programa diário! Hoje, ex-alunos do IPT se comunicam pelo Facebook! Nos contextualizamos!

Graças a Deus, há coisas que permanecem! Em fevereiro, estive no Acampamento Repartir Juntos, em Cascavel/PR, com mais de 300 jovens, e qual não foi minha surpresa quando, à noite, todos os novatos foram convocados para caçar TILTAPZ! E foram! E continua funcionando! Não foram extintos!
Na nossa meditação, lá em Porto Alegre, foi unânime o quanto as relações entre as pessoas mudaram!

No cartaz, temos uma família em diálogo, em que a ferramenta usada é a Internet! São diferentes gerações interagindo! Usar a ferramenta e não deixar a ferramenta nos usar ou substituir o encontro pessoal, olho no olho! Alguém até comentou ter visto uma foto de uma pessoa em um caixão e apenas uma pessoa ao lado do mesmo com a seguinte observação: tinha 200 amigos do Facebook!

Desafios, portanto, não faltam! Temos diante de nós a Rio+20 e a pergunta por um mundo sustentável, tratado sobre comércio de armas, laicidade do Estado e Igreja: crucifixo em espaços públicos – sim ou não, violência! Não menos desafiador, e mesmo assustador, é nosso mercado religioso brasileiro, em que a intolerância religiosa cresce. Fantasmas que produzem medo, imobilizam, fragilizam e individualizam não nos faltam. A experiência da paz, da ressurreição, da vida nova em Cristo permanecem tarefa e desafio - também para a IECLB.

Queremos destacar, à luz deste Tema e deste Lema, que os jovens são parte integrante da comunidade cristã e que a vida comunitária é espaço qualificado para ajudá-los na construção da sua identidade, a partir de valores, práticas e significados de vida, onde podem encontrar amparo em sua angústia, em seus medos e em suas dúvidas (1Co 12.26). Cremos igualmente que jovens tendem a renovar e a enriquecer a vida comunitária com a sua capacidade de oferecer novas formas de participação.

Alguém nos alertou, dizendo o seguinte: cuidado para não jogar os velhos fora! É exatamente isto que não queremos. Ao contrário, queremos destacar o seguinte:

Comunidade jovem é aquela que constrói e reconstrói espaços para a vivência da espiritualidade de todos os seus integrantes: crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos. Nessa comunidade, os jovens não precisam reivindicar espaço. Eles já são parte da mesma.

Comunidade jovem protege o jovem, mostra os valores que defende, a fim de servir de guia para a construção da identidade dos seus integrantes jovens e dá a eles parâmetros para lidar com os riscos a que estão expostos na sociedade atual e com as adversidades da vida.

Comunidade jovem vive a fé a partir da confiança no Deus presente em todas as horas, o Deus que consola, motiva, o Deus que não teme questionamentos, o Deus amoroso, cuja graça é maior que qualquer medo, assim como o experimentou o profeta Jeremias.

Comunidade jovem ajuda o jovem a encarar a realidade, a enxergar as suas potencialidades por meio da confessionalidade e não vende ao jovem uma religiosidade que serve como meio de fuga da realidade. Pelo contrário, mostra-lhe o tamanho da graça de Deus e como ela o pode ajudar a lidar com a sua ansiedade e os seus medos.

Comunidade jovem respeita a Criação de Deus, entende o ser humano como parte da Criação, não como seu proprietário, mas, sim, como seu cuidador, por isso comunidade jovem é cuidadora, responsável. Fomenta o encontro pessoal com Deus e com as pessoas. A tecnologia torna-se ferramenta e não o fim em si mesmo!

Disto somos testemunhas!

“Que a paz de Deus que excede todo o entendimento guarde nossos corações e nossas mentes em Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém!”


Autor(a): Nestor Paulo Friedrich
Âmbito: IECLB
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 15388

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br