Paróquia Santo Amaro

Sínodo Sudeste



Rua Verbo Divino , 392 - Granja Julieta
CEP 04719-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 5181-7966 | (11) 5181-7966
igrejadapaz@uol.com.br
ID: 362

História da Comunidade de Santo Amaro - SP

Igreja da Paz - Santo Amaro-SP
Altar da Igreja da Paz em Santo Amaro - SP
1 | 1
Ampliar

Na zona sul de São Paulo cresceu um novo campo de trabalho com a chegada do Pastor Friedrich Zander, que foi instalado em 18 de julho de 1954 em culto festivo na Igreja Matriz no Centro de São Paulo. O Pastor Zander e sua esposa Sra. Liselotte passaram a morar numa casa no bairro Campo Belo.

Naquela época faziam parte deste Pastorado o atendimento à Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes e a partir de 1958 ainda foram acrescentados São José dos Campos e Campos de Jordão. Na casa do Pastor iniciou-se o trabalho com o culto para crianças, ensino confirmatório e aconselhamento pastoral. Nas escolas de origem alemã eram dadas aulas de religião.
O primeiro culto em Santo Amaro foi feito numa casa em construção em 25 de Julho de 1954 do qual participaram 28 pessoas.

Posteriormente os cultos eram realizados na Igreja Metodista contando sempre com um maior número de participantes. Os cultos eram mensais em todas as comunidades, geralmente nas casas de famílias. Na casa pastoral ensaiavam grupos de flauta e um coral.

Antes da 2ª Guerra Mundial já haviam sido feitas coletas para a construção de uma capela, eventualmente no bairro de Campo Belo. As aspirações tomaram forma decisiva em 03 de Outubro de 1957, quando o casal Sandri doou um terreno de 1.200 m2 na Granja Julieta. Em 25 de novembro de 1957 realizou-se a primeira reunião da qual participaram 47 pessoas e onde foi constatada a necessidade e a possibilidade de se iniciar a construção. Foi constituída uma comissão de construção naquela mesma noite, iniciada uma campanha financeira e em 14 de Setembro de 1958 foi lançada a pedra fundamental da Igreja da Paz. Após quatro meses de construção foi realizado o primeiro culto na construção recém-iniciada, o culto de Natal de 1958.


A festa de cumeeira foi realizada em 18 de Janeiro de 1959 e neste mesmo ano, ainda antes da inauguração do templo, iniciaram-se os trabalhos da OASE e da Juventude Evangélica.

No entanto, o maior evento foi a inauguração da Igreja da Paz no 1o Domingo de Advento de 1959, mais precisamente em 29 de novembro de 1.959.

Deste então muitos grupos iniciaram os seus trabalhos. Em 1964, no Domingo de Ramos foi feita uma grande doação, que seria o início para a aquisição dos sinos da Igreja da Paz. No 5º aniversário de inauguração, os sinos soaram pela primeira vez com os nomes Fé, Esperança e Amor num culto festivo muito especial.

No culto de Pentecostes de 1969 foi inaugurado o órgão eletrônico da Igreja da Paz, também fruto de uma generosa doação.

O trabalho pastoral aumentou muito com a formação de diversos grupos de trabalho, tanto na igreja como nas casas das famílias, visitações, etc. O segundo pastorado de Santo Amaro iniciou-se em Janeiro de 1970 com o Pastor Ulrich Sperb, que ficou até 1977.

No dia 20 de Junho de 1975 o Pastor Zander despediu-se de seu trabalho pastoral depois de ter estado 21 anos na Paróquia de Santo Amaro. Quem o substituiu foi o Pastor Martin Hiltel, que iniciou o seu trabalho em 1975. O Pastor Sperb foi substituído pelo Pastor Waldir Schubert, que iniciou o seu trabalho em 01 de Fevereiro de 1978. O terceiro pastorado foi criado e o Pastor Carlos Möller foi apresentado em 15 de março de 1981 à comunidade.

Em fins de 1979 foi decidida a compra do terreno adjacente à Igreja da Paz para possibilitar um aumento de espaço já necessário naquela época. Em 1979 um grupo iniciou as suas atividades, que é o Serviço Social de Campo Grande. Em 1980 o Pastor Carlos Möller iniciou o trabalho junto às famílias, que se transferiram de Santo Amaro para Sorocaba, formando assim a Comunidade de Sorocaba.

Em Março de 1.982 o Pastor Hermann Wille iniciou o seu trabalho na Paróquia em substituição ao Pastor Waldir Schubert. Em Março de 1.985 o Pastor Walter Rosenbaum substituiu o Pastor Carlos Möller.

Em 1985 se investe em termos de infra-estrutura num terreno na periferia em Vila São José e com o desligamento do Pastor Eugene Foehringer da Paróquia Centro inicia-se um trabalho com menores carentes e suas famílias, dando assim início ao Projeto da Reconciliação do Menor. Uma comunidade dos Estados Unidos fez uma grande doação e com a mesma foi efetuada a compra de uma casa adjacente. Nestas instalações foram iniciados cursos profissionalizantes para os menores. O Pastor Eugene desliga-se do trabalho por motivos de saúde é substituído pelo bacharel em teologia, Dirk Össelmann, que junto com uma equipe de colaboradores locais e da comunidade de Santo Amaro assume a coordenação dos trabalhos.

Em 1991 foi encaminhado o pedido de criação do 4o. Pastorado da Paróquia de Santo Amaro para dar uma melhor assistência a este trabalho com os menores.

Quanto à Comunidade de Campo Grande, o primeiro culto foi realizado em 21 de fevereiro de 1951 na residência da Família Suiter, contando com a presença de um grupo de famílias luteranas da redondeza (veja abaixo). Tendo em vista o crescimento deste grupo de pessoas, a Família Suiter foi sensível à necessidade de um local para os cultos e doou um terreno para a construção de uma capela na Rua Orlando Pinto Ribeiro. O lançamento da pedra fundamental foi no dia 11 de outubro de 1959 e partir desta data a Comunidade de Vila Campo Grande prosperou e se consolidou. A inauguração da Capela de Cristo foi em 25 de junho de 1966.

Em 1980 o Pastor Möller iniciou também um trabalho missionário em Sorocaba. Por ocasião da realização dos cultos mensais, que a princípio eram realizados na Igreja Presbiteriana, as famílias das cidades circunvizinhas também começaram a participar. A primeira Assembléia realizou-se em 21 de Março de 1982, elegendo uma Diretoria do Grupo Coordenador da Comunidade de Sorocaba.. O terreno para a construção uma sede própria foi adquirido em 1984 e Capela da Esperança foi inaugurada em 10 de Abril de 1988. A partir de Janeiro de 1991 a responsabilidade pastoral de Sorocaba passou para a União Paroquial Luterana da Região de Campinas, conforme decisão conciliar de 1986.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br