Cuidado com a Criação



ID: 2691

Desenvolvimento sustentável

18/06/2012

Ao pensar o sobre a meditação refleti sobre os mais variados temas. Porém um assunto em especial ocupou meus pensamentos: como transmitir a mensagem de maneira compreensível? Este questionamento suscitou outro: A mensagem do Evangelho é de difícil entendimento? A partir destas inquietações encontrei no evangelho, conforme João, o seguinte: “Jesus diz: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viveremos para ele e faremos nele morada.” (João 14.23)

A fé cristã é fonte de liberdade, consolo, paz, amor, alegria e assim por diante. Todas as pessoas que buscam a Jesus Cristo procuram experimentar este conforto. Mas com alguma frequência homens, mulheres e jovens são atormentados pelo assunto fé. Inclui-se aqui grande parte dos membros das igrejas. Parece existir uma nuvem espessa de dúvidas que impedem a aproximação e o contado com a fé. Porque isso acontece?

Nestes dias está ocorrendo na cidade do Rio de Janeiro a RIO + 20. Representantes de todo o mundo estarão deliberando sobre o desenvolvimento sustentável. Também delegados das religiões estão entre os convidados, inclusive lideranças da nossa igreja, IECLB. A RIO + 20 é um importante fórum, que envolve diretamente questões relacionadas com o modo de vida e produção, nele serão discutidas os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente e as consequências climáticas. Embora haja vários representantes de governos, duas ausências evidenciam que existem outras prioridades e como é difícil conciliar interesses distintos, elas são de Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, e Angela Merkel, primeira ministra alemã. Duas das maiores potencias econômicas do mundo não tem suas lideranças no Rio de Janeiro.

Falar em sustentabilidade significa ser crítico com os rumos que o sistema capitalista de desenvolvimento e produção está causando ao planeta e que atinge inevitavelmente as pessoas e a toda a criação de Deus. Acompanhamos pelas notícias e sentimos os efeitos das alterações climáticas. Como pode a RIO + 20 provocar mudança de comportamento principalmente das grandes potencias econômicas? É aqui que reside a maior dificuldade de todas, é preciso abrir mão do lucro e viver com menos.

Começamos nossa meditação nos questionando a respeito da dificuldade de entendimento sobre o Evangelho e as dúvidas decorrentes da fé. A mensagem de Jesus Cristo é o Reino de Deus. Mas para fazer parte do Reino é preciso se arrepender do nosso pecado para então receber o perdão = vida. E o pecado é este, não confiamos em Deus e nas suas promessas, por isso seguimos os nossos desejos. A concretização destes desejos passa necessariamente pelos bens materiais. O resultado e que todos querem consumir cada vez mais e é por isso que nosso planeta sofre com a ação humana.

A RIO + 20 e nossas vidas de fé terão suas questões resolvidas quando aprendermos a abrir mão de nossos desejos egoístas e colocarmos a necessidade da outra pessoa em primeiro lugar. Deste modo e somente assim é que viveremos com desenvolvimento sustentável e felizes na fé em Jesus Cristo que nos traz a salvação.

 


Autor(a): Carlos Radinz
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 14988

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Confie no Senhor. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o Senhor.
Salmo 27.14
REDE DE RECURSOS
+
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br