Cuidado com a Criação



ID: 2691

Sabóleo: Usou, Coletou, Reciclou

10/04/2017

11.06.2016 Confirmandos fazendo sabão (106)
11.06.2016 Confirmandos fazendo sabão (122)
DSC_0470
DSC_0471
DSC_0477
DSC_0552
1 | 1
Ampliar


Em 2016, ao refletir sobre o tema do ano, o enfoque do cuidado nos fez pensar que, através de uma ação concreta, poderíamos engajar os jovens confirmandos no compromisso de cuidar da criação de Deus. Dessa reflexão surgiu a proposta do projeto Sabóleo.

Ao longo de duas semanas os jovens pesquisaram e discutiram sobre ações de cuidado e preservação da natureza. Dentre elas buscamos algo que pudéssemos fazer concretamente dentro da comunidade. O grupo escolheu como proposta a conscientização sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado e sua reciclagem.

Como orientadoras elaboramos um projeto para essa ação que tem sido desenvolvida desde então, cujos objetivos são: Conscientizar os jovens da necessidade e importância do cuidado e preservação da Natureza; Proporcionar vivências práticas de ações que minimizam o impacto ambiental e a poluição, gerados pelo uso de sabões e detergentes, Incentivar o trabalho diaconal.

A partir da motivação inicial, os confirmandos elaboraram uma campanha, usando cartazes que foram expostos e apresentados no culto da Comunidade Martim Luther. A campanha visava a conscientização sobre o descarte correto do óleo e propunha arrecadação do mesmo para fabricação de sabão. Os jovens também participaram de um concurso para criar e escolher um slogan, um nome e uma logomarca para o sabão que seria fabricado e vendido na comunidade.

Enquanto isso as orientadoras fizeram pesquisas e entrevistas com professores de química, buscando uma receita ambientalmente correta e quimicamente balanceada, para que o produto final fosse eficiente e cumprisse ao objetivo de não contaminar o meio ambiente.

Era chegado o dia de por a mão na massa. Munidos de óculos de segurança, máscaras e luvas, cientes dos riscos do manuseio de produtos químicos e da responsabilidade de produzir um sabão eficiente e ecologicamente correto, a receita foi manipulada. Enquanto os jovens se revezavam na mistura dos ingredientes, processo que dura uma hora, foram confeccionadas embalagens em papel reciclado com a logo e o slogan do SABÓLEO para a futura venda do sabão.

Após duas semanas para o período de reação e secagem da mistura, os confirmandos embalaram os pedações de sabão e venderam seu produto na saída do culto.
O sucesso foi grande! Inicialmente os pais orgulhosos compravam o sabão para prestigiar os filhos, mas em poucos dias a procura aumentou. Os depoimentos do grupo de senhoras e dos pais dos jovens atestavam a qualidade do sabão. A demanda era maior que o produto e precisamos aumentar a produção.

Ao longo de 2016, tivemos a alegria de reciclar 80 litros de óleo. O dinheiro arrecadado foi parcialmente encaminhado para o Ação Confirmandos e o restante para a compra de alimentos para famílias carentes atendidas pela comunidade no projeto de diaconia.

Em fevereiro e março deste ano já reciclamos 40 litros de óleo. O engajamento dos jovens nos mostra e ensina que ações concretas são sinais visíveis do reino de Deus, e são determinantes para o engajamento das novas gerações na vivência comunitária.

Márcia Bach de Oliveira Lorentz
Cláudia Blaffert da Costa
Orientadoras do Ensino Confirmatório da Comunidade Martim Luther
Paróquia Cristo Salvador, Curitiba, PR
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém deve fazer tudo o que tem direito a fazer. Cada qual deve olhar para o que é útil e o que é benéfico para o seu irmão, para a sua irmã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br