Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 813

Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 22:35

Diversidade

A terra pertence a Deus Redistribuir e cuidar: tarefas urgentes

Viver neste país e neste planeta tem sido uma grande aventura. Claro que sempre houve mudanças na história da humanidade, mas a rapidez com a qual as coisas, hoje, mudam é muito grande. Algumas dessas mudanças são boas. Outras, nem tanto.

Os avanços tecnológicos e científicos, por exemplo, teriam condições de permitir vida digna para todas as pessoas. Infelizmente, nem todas estão ao alcance dos benefícios. Produzimos para alimentar vá- rias vezes a população mundial, mas milhões ainda morrem de fome ou em consequência da má alimentação. Sabemos que a alimentação natural, sem pesticidas, é a mais adequada para a nutrição e a saúde, mas consumimos milhões de toneladas de agrotóxicos junto com os alimentos. Por que essas contradições tão básicas continuam nos assombrando? Como permitimos que as nossas crianças bebam leite com soda cáustica?

Já dizia o apóstolo Paulo, em sua primeira carta a Timóteo: Na raiz de todos os males está o amor ao dinheiro (6.10). Antes dele ainda, Jesus Cristo alertava para as coisas que, de fato, são importantes: Busquem primeiro o Reino de Deus (Mt 6.33).

A má e injusta distribuição da posse da terra é um dos graves problemas do mundo e do Brasil. Em 1991, a IECLB já se preocupava com o assunto. Alertava para o fato de que a terra pertence a Deus. No Manifesto sobre Reforma Agrária, a IECLB afirma: ‘[...] a questão da terra não se restringe a um assunto técnico ou político. O uso da terra e a sua distribuição devem ser responsabilizados perante Deus, o único e verdadeiro dono da terra, por ser Ele o Criador. A Reforma Agrária não é assunto de escolha arbitrária da IECLB. [...] Há um imperativo ético a ser cumprido e uma responsabilidade coletiva a ser atendida’.

Com a crescente onda neoliberal, de extinção dos direitos trabalhistas, previdenciários e - inclusive - humanos, quem perde são as populações empobrecidas e as que mais sofrem são mulheres, crianças, pessoas idosas, povos indígenas e as de descendência africana. O aumento da diferença entre pessoas ricas e pobres nada tem a contribuir com desenvolvimento social. Empobrecimento e desemprego são em si formas de violência, que geram ainda mais violência. Assim, todas as pessoas perdem.

Como pessoas cristãs, precisamos afirmar novamente que a terra pertence a Deus. Esquecemos com muita facilidade que estamos de passagem. Verdade é que as pessoas que amamos terão que viver naquilo que iremos deixar. Neste ano de 2018, repleto de possibilidades, que tal nos perguntarmos: em que condições eu vou deixar a Terra para os meus netos e as minhas netas? Há algo que eu possa fazer para melhorar a qualidade da vida na Terra?

P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

 

PRONUNCIAMENTO

Deus, o verdadeiro dono da terra

Entende a IECLB que a questão da terra não se restringe a um assunto técnico ou político. O uso da terra e a sua distribuição devem ser responsabilizados perante Deus, o único e verdadeiro dono da terra, por ser Ele o Criador. A Reforma Agrária não é assunto de escolha arbitrária da IECLB. Ao colocá-lo em sua agenda, a IECLB também não o faz por defender interesses próprios. Ela tem em vista o todo  do povo de Deus. Há um imperativo ético a ser cumprido e uma responsabilidade coletiva a ser atendida. A situação fundiária vigente no País fere a ambos.

 Ação ética sempre necessita de duas coisas, ou seja, da sólida informação e de uma consciência comprometida com o bem.

Manifesto sobre Reforma Agrária (1991)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br