Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Porto Alegre / RS - 05:04

Diversidade

A juventude quer participar!

Jovens: agentes de transformação na Missão de Deus

Jovens vivem em uma época de profundas transformações e desafios, em uma sociedade marcada por criminalidade, violência, genocídios, drogas, corrupção, discriminação, universo ‘smartphônico’, que domina grande parte da juventude, desigualdade de oportunidades e direitos visíveis em nosso país. Diante deste contexto que incomoda, inquieta, jovens possuem um potencial mobilizador e transformador na sociedade quando organizados e conscientes.

Deus lhes dá a capacidade de serem agentes de transformação da nossa realidade, o que vemos a partir do profeta Jeremias 1.6-8, que diz: Ó Senhor meu Deus, eu não sei como falar, pois sou muito jovem. O Senhor respondeu: Não diga que é muito jovem, mas vá e fale com as pessoas a quem eu o enviar e diga tudo o que eu mandar. Não tenha medo de ninguém, pois eu estarei com você para protegê-lo. Sou eu, o Senhor, quem está falando.  

A juventude integra a Comunidade Cristã e busca participar ativamente na Igreja, deseja pertencer a um grupo. Como ser humano, deseja receber amor e ser respeitada. A pessoa jovem, com a sua criatividade, as suas emoções, o seu engajamento, os seus questionamentos, contribui para o fortalecimento da Visão e da Missão da IECLB. O protagonismo jovem junto à caminhada da IECLB possibilitou alcançar espaços pouco trilhados pelas pessoas jovens até o momento. Um exemplo disso foi o XXVIII Concílio da Igreja (2012), em que jovens defenderam maior representação da Juventude Evangélica (JE) no Concílio. Diversos Sínodos também estão indicando pessoas jovens como Delegadas do seu Sínodo para o Concílio. O Conselho Nacional da Juventude Evangélica (Conaje), como órgão representativo da JE na IECLB, a partir de representantes dos 18 Sínodos, busca, cada vez mais, contribuir na construção de uma Igreja mais viva e missionária.

Os programas nacionais precisam ser fortalecidos e valorizados, pois promovem formação e desenvolvimento do protagonismo jovem nas Comunidades, nas Paróquias e nos Sínodos. Exemplos: Dia Nacional da Juventude Evangélica (21/04), Intercâmbios (Suécia, ELCA, FLM, CMI, voluntariado na Alemanha), Criatitude (criar atitudes), Congrenaje (acontece a cada dois anos e tem aumentado significativamente o número de participantes), Campanha Juventudes e Diaconia (apesar dos desafios, as mobilizações foram relevantes e de grande impacto, não só para fora dos muros da Igreja, mas, também, para o fortalecimento e engajamento da JE e das Comunidades na Diaconia. A diversidade de atividades e de resultados nos encorajam a continuar a caminhada’ - extrato da mensagem do 2º Seminário Juventudes e Diaconia).

Quem sabe está na hora de abrir ainda mais espaços para as pessoas jovens nos fóruns de decisão? As suas ideias deverão ser bem-vindas e bem-acolhidas, pois não estamos mais em condições de não ouvir o que elas têm a dizer e a contribuir.

Diác. Simone Engel Voigt | Coordenadora do Trabalho com Jovens e Programas de Intercâmbio da IECLB

PRONUNCIAMENTO

Juventude

Jovens são parte integrante da Comunidade Cristã. Não precisam de autorização para ter espaço de participação.

A Comunidade, em todos os seus níveis de expressão (local, paroquial, sinodal, nacional), tem compromisso de viabilizar a participação de todos e todas,
independentemente de gênero, situação social, etnia, geração (Gl 3.28).

A vida comunitária é espaço qualificado para ajudar os jovens na construção da sua identidade, a partir de valores, práticas e significados de vida.

É espaço potencialmente acolhedor, onde os jovens podem encontrar amparo em sua angústia, em seus medos e em suas dúvidas (1Co 12.26).

Os jovens querem participar!
 

Mensagem às Juventudes (2014)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus diz: trabalha, deixa de preocupar-te, eu te vou dar tudo. Depois de Ele o ter dado, aí, sim, deves empenhar o teu cuidado, distribuindo de forma justa o que recebeste, assim que não o guardes para ti, mas que dele possam usufruir a tua família e outros mais.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br